Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Juliana Campos Câmara | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T12:34:14Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T12:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Juliana Campos Câmara. O infinitivo flexionado na gramática do português brasileiro: questões sobre língua-I e ensino. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49747 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, abordamos a natureza do infinitivo flexionado na gramática do Português
Brasileiro e apresentamos uma proposta didática para seu ensino. Baseando-nos nos
pressupostos da Teoria Gerativa (Chomsky, 1965, 1981, 1986, 1995), caracterizamos o
infinitivo flexionado como uma construção que integra a periferia da Língua-I dos falantes do
Português Brasileiro (Moraes, 1971; Schaf Filho 2003; Pires; Rothman 2009). Em outras
palavras, o infinitivo flexionado não é adquirido naturalmente pelos brasileiros a partir dos
dados linguísticos primários a que ele tem acesso no processo de aquisição de língua. Sua
aquisição vai acontecer no ambiente escolar por meio de ensino formal e explícito. Para o ensino
do infinitivo flexionado, baseamo-nos nas propostas de Guerra Vicente e Pilati (2012); Oliveira
e Quarezemin (2016); Medeiros Junior e Simioni (2022) e Foltran, Rodrigues e Lunguinho
(2020), para quem o ponto de partida do ensino de gramática na escola deve ser a Língua-I que
o aluno traz para a escola. Para o ensino do infinitivo flexionado propusemos uma estratégia
didática dividida em cinco etapas: (Re)conhecendo a regra de concordância verbal; Tendo
contato com a forma nominal de infinitivo; Fazendo concordância no/com o infinitivo;
Conhecendo contextos de (não) flexão do infinitivo; Apreendendo o conteúdo. A primeira e a
segunda etapas materializam a Língua-I dos estudantes e a trazem para o contexto do ensino do
infinitivo flexionado como os conhecimentos linguísticos relevantes para o ensino do infinitivo
flexionado. A terceira etapa une os conhecimentos mobilizados nas duas etapas anteriores. Ela
é o momento de apresentar aos estudantes o infinitivo flexionado em si, um novo conhecimento.
A quarta etapa traz os contextos de flexão do infinitivo do português. Nela, o aluno entra em
contato com as tendências de variação do infinitivo português: flexão obrigatória, flexão
opcional e flexão impossível. A quinta etapa é o momento de estudantes tomarem contato com
o fenômeno mais de perto por meio de exercícios, os quais vão tanto abordar a forma gramatical
como o seu conteúdo e seus efeitos de sentido. Ao fim dessas etapas didáticas, é possível que
os estudantes consigam incorporar o infinitivo flexionado à sua Língua-I, expandindo-a. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O infinitivo flexionado na gramática do português brasileiro : questões sobre língua-I e ensino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - gramática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Verbos - infinitivo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation, we address the nature of the inflected infinitive in Brazilian Portuguese
grammar and present a didactic proposal for its teaching. Based on the assumptions of the
Generative Theory (Chomsky, 1965, 1981, 1986, 1995), we characterize the inflected infinitive
as a construction that integrates the periphery of the I-Language of Brazilian Portuguese
speakers (Morais, 1971; Schaf Filho 2003; Pires; Rothman 2009). In other words, the inflected
infinitive is not acquired naturally by Brazilians based on primary linguistic data they have
access to in the language acquisition process. Its acquisition will take place in the school
through formal and explicit teaching. To teach the inflected infinitive, we based on the
proposals of Guerra Vicente and Pilati (2012); Oliveira and Quarezemin (2016); Medeiros
Júnior and Simioni (2022) and Foltran, Rodrigues and Lunguinho (2020), for whom the starting
point of teaching grammar at school should be the I-Language that the student brings to school.
To teach the inflected infinitive, we proposed a didactic strategy divided into five stages:
(Re)knowing the rule of verbal agreement; Having contact with the nominal form of the
infinitive; Making agreement in/with the infinitive; Knowing contexts of (non) inflection of the
infinitive; Understanding the subject. The first and second stages materialize the students’ ILanguage and brings it to the context of teaching the inflected infinitive as the relevant
linguistic knowledge for teaching this grammatical topic. The third stage combines the
linguistic knowledge mobilized in the two previous stages. This is the time to introduce students
to the inflected infinitive itself, a new knowledge. The fourth stage brings the contexts of
infinitive inflection in Portuguese. In it, the student comes into contact with the variation trends
of the Portuguese infinitive: obligatory inflection, optional inflection and impossible inflection.
The fifth stage is the moment for students to get in touch with the closest characteristics of the
inflected infinitive through exercises, which will focus on both the grammatical form and its
content / its meaning effects. At the end of these didactic stages, it is possible that students
incorporate the inflected infinitive into their I-Language, expanding it. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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