Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49756
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasNascimentoDosSantos_DISSERT.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Djonga : o historiador da quebrada - rap, antirracismo e mediação intelectual (2017-2021)
Autor(es): Santos, Lucas Nascimento dos
Orientador(es): Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Assunto: Antirracismo
Desigualdade social - Brasil
Mediação
Rap (Música)
Data de publicação: 12-Ago-2024
Referência: SANTOS, Lucas Nascimento dos. Djonga: o historiador da quebrada - rap, antirracismo e mediação intelectual (2017-2021). 2023. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesta dissertação, discutiremos as conversações entre a produção artística e a atuação sociopolítica do rapper mineiro Djonga e a categoria de intelectual mediador, elaborada por Ângela de Castro Gomes e Patrícia Santos Hansen. Como intelectual mediador, Djonga contribui na (re)construção e transmissão de conhecimentos propriamente acadêmicos, utilizando o espaço que conquistou na esfera pública para traduzir conceitos complexos em uma linguagem acessível, ampliando o alcance do conhecimento histórico e promovendo a reflexão crítica acerca da sociedade brasileira. Para dar corpo a essa análise, iremos investigar como, entre os anos de 2017 e 2021, a performance, as intervenções públicas e as produções artísticas de Djonga foram capazes de construir pontes entre o saber histórico e a sociedade em geral, influenciando o debate público acerca de vários temas, com destaque para a desigualdade social, a violência contra a juventude negra e a luta antirracista no Brasil.
Abstract: In this dissertation, we will discuss the conversations between the artistic production and sociopolitical performance of the rapper from Minas Gerais Djonga and the category of intellectual mediator, elaborated by Ângela de Castro Gomes and Patrícia Santos Hansen. As an intellectual mediator, Djonga contributes to the (re)construction and transmission of academic knowledge, using the space he gained in the public sphere to translate complex concepts into an accessible language, expanding the scope of historical knowledge and promoting critical reflection on Brazilian society . To flesh out this analysis, we will investigate how, between 2017 and 2021, Djonga's performance, public interventions and artistic productions were able to build bridges between historical knowledge and society in general, influencing the public debate on various topics, with emphasis on social inequality, violence against black youth and the anti-racist fight in Brazil.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.