Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Luiz Honorato da | - |
dc.contributor.author | Freitas, David de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T19:19:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T19:19:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-13 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, David de Lima. As implicações do bloqueio e cancelamento de despesas públicas inscritas em restos a pagar na execução das políticas a cargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 2023. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49763 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Verificada uma tendência de crescimento do montante de restos a pagar não processados, nos
exercícios de 2008 a 2014, foram publicados os Decretos nº 8.407/2015 e 9.428/2018, que alteram
o Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986, e instituíram um recrudescimento da forma de
gerir os empenhos inscritos em restos a pagar, onde cita-se a instituição dos bloqueios e
cancelamentos automáticos e a redução do prazo de vigência de um empenho inscrito em restos a
pagar não processados de 5 anos para 3 anos. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa
verificar se as atuais disposições normativas que tratam do bloqueio e cancelamento de despesas
públicas inscritas em restos a pagar restringem a implementação das políticas a cargo do Ministério
da Justiça e Segurança Pública. Durante o estudo, analisou-se o estoque de restos a pagar não
processados dos anos de 2008 a 2022 e na sequência foram realizados testes de diferenças de
médias utilizando os períodos anteriores e posteriores de aplicabilidade dos cancelamentos
automáticos de restos a pagar não processados impostos pelos Decretos nº 8.407/2015 e
9.428/2018, que indicaram impacto na execução das despesas classificadas como investimentos e
nas transferências de recursos para os entes subnacionais, em especial na área de atuação
governamental relacionada à segurança pública. Procedeu-se ainda, a realização de entrevistas
semiestruturadas presenciais visando coletar a percepção dos gestores que atuam no órgão objeto
de estudo em relação às consequências e impactos do Decreto nº 93.872/1986, restando
evidenciado que o prazo de três anos, para vigência dos empenhos inscritos em restos a pagar não
processados, se mostra suficiente para a execução de despesas de baixa complexidade, entretanto,
é insuficiente para atendimento das transferências voluntárias, execução de obras e execução de
alguns investimentos mais complexos. A principal implicação referente ao cancelamento de restos
a pagar não processados diagnosticada foi o comprometimento do orçamento do exercício vigente
para suportar aquelas despesas que já possuíam suporte orçamentário e tiveram seus empenhos
cancelados de forma automática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As implicações do bloqueio e cancelamento de despesas públicas inscritas em restos a pagar na execução das políticas a cargo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Despesa pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ministério da Justiça e Segurança Pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orçamento público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Restos a pagar (Orçamento público) | pt_BR |
dc.rights.license | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | After identifying a growing trend in the accumulation of unprocessed unpaid obligations in the
years 2008 to 2014, Decrees Nº. 8,407/2015 and 9,428/2018 were issued, amending Decree Nº.
93,872 of December 23, 1986, and introduced a stricter approach to managing commitments
recorded as unpaid obligations, which included the implementation of automatic blocking and
cancellations, along with a reduction in the validity period of commitments recorded as
unprocessed unpaid obligations, from 5 years to 3 years. This work aims to determine whether the
current normative provisions that deal with the blocking and cancellation of public expenses
recorded as unprocessed unpaid obligations might restrict the implementation of public policies
under the responsibility of the Ministry of Justice and Public Security. During the research, the
rollup of unpaid obligations from 2008 to 2022 was analyze and tests comparing the average values
were conducted using the previous and subsequent periods of the applicability of the automatic
cancellations of unpaid obligations imposed by Decrees Nº 8,407/2015 and 9,428/2018, which
indicated an impact on the execution of expenses categorized as investments and on resource
transfers to subnational entities, especially in the government activities related to public security.
Proceeding with semi-structured, in-person interviews with managers working within the studied
federal entity aiming to gather perception into the consequences and effects of Decree Nº
93,872/1986, highlighting that the three-year validity period for commitments recorded as
unprocessed unpaid obligations remains sufficient for executing low-complexity expenses, yet
inadequate for covering voluntary transfers, project execution, and complex investments. The main
implication regarding the cancellation of unprocessed unpaid obligations was the commitment of
the current year's budget to support those expenses which had already received budgetary support
but were subsequently canceled automatically. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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