Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza Júnior, Celso Vila Nova de | - |
dc.contributor.author | Mozini, Márcio de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T16:03:38Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T16:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-29 | - |
dc.identifier.citation | MOZINI, Márcio de Freitas. Coexistência de sanções éticas e advertências disciplinares: quais as implicações para a gestão pública?. 2023. 112 f., il. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49778 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo geral observar o procedimento de triagem
das denúncias de infração de pequeno potencial ofensivo inseridas no sistema Fala.BR,
direcionadas ao Núcleo Central do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no período de
2018 a 2022, sua adesão aos normativos de Ouvidoria, de Correição e de Ética, e o custo
médio empregado para seu processamento, para se verificar a implicação na gestão da
manutenção de entendimentos e procedimentos. Para tanto, se analisa os procedimentos,
esforços e custos, tomando-se inicialmente a verificação do atendimento da orientação da
Comissão de Ética Pública da Presidência da República - CEP quanto a afirmação de que há
independência da apuração na esfera ética em relação àquela promovida na esfera disciplinar,
e consequentemente, as denúncias de infração de menor potencial ofensivo deveriam ser
direcionadas pela Ouvidoria para as instâncias éticas e disciplinares do órgão. O Ministério
da Justiça e Segurança Pública foi um dos órgãos pioneiros na instituição de Comissão de
Ética, desde os idos de 2007, logo após a implementação do Sistema com o Decreto nº 6.029,
de 1º de fevereiro de 2007, e sempre compôs Comissões de Apuração Disciplinar conforme
legislação, e constituindo unidade de Corregedoria em 2010, porém somente com o advento
da Portaria nº 1.733, de 27 de dezembro de 2012, obteve formalmente suas atribuições, e de
Ouvidoria em 2012, por meio da Portaria nº 753, de 9 de maio de 2012, sendo assim um órgão
representativo e maduro nessas esferas para se avaliar a coexistência de sanções éticas e
advertências disciplinares, e suas implicações para a gestão pública. Os eixos analisados
desde o projeto estão relacionados à triagem, possíveis resultados paralelos, esforços e custos
nos procedimentos. Porém, após a análise de mais e seiscentas denúncias, verificou-se que no
órgão não houve tratamento das denúncias de menor potencial ofensivo de forma paralela e
independente nas duas instâncias (ética e disciplinar), o quê de início se põe como sintomático
de que a orientação da CEP se mostra não acatada, e, por motivos ainda não pesquisados em
profundidade, os gestores dessas unidades de integridade não seguem o paralelismo. Sugerese então, para trabalhos futuros, a avaliação dos motivos que fazem com que essas denúncias
não sejam submetidas às duas instâncias (Ética e Disciplinar), principalmente quanto às
implicações na gestão pública, uma vez que no presente trabalho não se pôde verificar com
entrevistas a gama de gestores que passaram pelas três unidades envolvidas nos cinco anos
estudados, e ainda, identificar órgãos que tratam de forma paralela e independente para se
averiguar as consequências para a gestão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Coexistência de sanções éticas e advertências disciplinares : quais as implicações para a gestão pública? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ouvidoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sanções (Direito) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation aims to observe the screening procedure for reports of minor
offenses inserted into the Fala.BR system, directed to the Central Nucleus of the Ministry of
Justice and Public Security, from 2018 to 2022. The study assesses their adherence to
Ombudsman, Audit, and Ethics regulations, as well as the average cost employed for their
processing, to examine the implications on the maintenance of understandings and procedures
in management. To achieve this, the procedures, efforts, and costs are analyzed, starting with
the verification of compliance with the guidance of the Public Ethics Commission of the
Presidency of the Republic regarding the assertion that there is independence between the
ethical investigation and the disciplinary one. Consequently, reports of minor offenses should
be directed by the Ombudsman to the ethical and disciplinary instances of the organization.
The Ministry of Justice and Public Security was one of the pioneer organizations in
establishing an Ethics Commission since 2007, shortly after the implementation of the system
with Decree nº. 6,029, on February 1, 2007. It consistently formed Disciplinary Investigation
Commissions according to legislation and established a Corregidor unit in 2010. However, it
formally obtained its responsibilities with the advent of Ordinance nº. 1,733, on December
27, 2012, and the Ombudsman in 2012, through Ordinance nº. 753, on May 9, 2012. Thus, it
is a representative and mature organization in these areas to assess the coexistence of ethical
sanctions and disciplinary warnings and their implications for public management. The
analyzed axes since the project are related to screening, possible parallel results, efforts, and
costs in the procedures. However, after the analysis of more than six hundred reports, it was
found that the organization did not treat reports of minor offenses in a parallel and
independent manner in both instances (ethical and disciplinary), which initially appears
symptomatic of the non-compliance with the CEP guidance. For reasons not yet deeply
researched, the managers of these integrity units do not follow parallelism. Therefore, it is
suggested, for future work, to assess the reasons why these reports are not submitted to both
instances (Ethical and Disciplinary), especially concerning the implications for public
management. Since this study did not involve interviews with the range of managers who
passed through the three units involved in the five years studied, and also to identify
organizations that treat reports in a parallel and independent manner to investigate the
consequences for management. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|