Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Amâncio, Adriel Correia | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T17:49:41Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T17:49:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | AMÂNCIO, Adriel Correia. Ensino de bateria online e o uso das TDIC: a visão dos estudantes do CEP-EMB durante o ensino mediado por tecnologia. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49796 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho nasce em um período de instabilidade e mudanças dentro do processo de
ensino, a partir da mudança repentina do modelo de aulas presenciais, em um estilo de ensino
mediado por tecnologia. Buscamos trazer uma reflexão sobre como se deu o processo de
mudança e como funcionaram as aulas de bateria durante este período, tendendo nosso trabalho
na visão dos alunos, sobre a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação
(TDIC). O objetivo principal é observar como as TDIC foram utilizadas nas aulas de bateria,
no Lócus de pesquisa, o Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEPEMB). O trabalho se dá através de um estudo de entrevista, onde foram ouvidos três alunos de
diferentes momentos da escola, sendo um aluno que estudou todo o seu curso de forma
presencial e concluiu com uma formatura online; o segundo, um aluno que começou de forma
presencial e migrou para o ensino online; por fim, o terceiro e último aluno, começou o seu
curso já de forma online. Os alunos participaram de uma entrevista semiestruturada onde
apontaram mudanças na estrutura física da escola, a importância das TDIC em seu aprendizado
como complemento, e uma preferência pelo ensino presencial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de bateria online e o uso das TDIC : a visão dos estudantes do CEP-EMB durante o ensino mediado por tecnologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bateria (Instrumento musical) - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis was written when the teaching process had been going through an unstable and
changing period, having a starting point from the sudden change of the on-site classes
procedures into a teaching approach mediated by technology. We seek to bring a reflection
about how the changing process happened and how the drum set classes worked out during this
period, focusing our work on the students' perspective about the use of digital information and
communication technologies (DTIC). The main goal is to observe how the DTIC were applied
in the drumset classes at the research site, the Center for Professional Education - Brasília Music
School (CEP-EMB). The work was done through an interview study, where three students from
different moments of the school were heard. The first interviewee was a student who studied
his entire course in an on-site class procedure and concluded it with an online graduation; the
second one was a student who started in an on-site class procedure and migrated it to online
classes, and the third and last student, has started his course already online. The students
participated in a semi-structured interview where they pointed out changes in the School's
physical structure, the importance of DTIC in their learning (but as a complement) and a
preference for on-site teaching. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|