Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha, Dais Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Luan Diego Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T20:39:44Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T20:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Luan Diego Marques. Barreiras e potencialidades para educação médica permanente e continuada em saúde mental na atenção primária: uma revisão de escopo. 2023. 92 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49822 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O cuidado com a saúde mental na atenção primária é essencial para a inclusão e não
institucionalização do paciente, bem como para o desenvolvimento do campo em si.
No entanto, a falta de capacitação dos profissionais médicos é um dos principais
obstáculos para oferecer esse tipo de atenção. Nesse contexto, este estudo teve como
objetivo analisar as barreiras e facilitadores presentes na literatura científica
publicada, em relação à implementação de intervenções educacionais para médicos
de atenção primária no atendimento a pacientes de saúde mental. Realizamos uma
revisão de escopo seguindo os princípios do Joanna Briggs Institute (JBI). A pergunta
central deste estudo foi: "quais são as evidências científicas relacionadas à formação
de médicos da atenção primária no cuidado a pacientes com necessidades de saúde
mental?" Para respondê-la, buscamos artigos em bases de dados eletrônicas, como
PubMed, MEDLINE, Lilacs, SciELO, Embase, Scopus, BDTD e Google Acadêmico,
usando as seguintes palavras-chave: "physicians" OR "General Practitioners" AND
("medical education" AND "mental health") AND "Primary Health Care" OR "Primary
Health". Essa estratégia de busca, aplicada especificamente a cada uma das sete
bases de dados e considerando publicações entre 2012 e 2022, resultou em 4117
artigos, que foram, então, importados para o software Rayyan QCRI. Foram excluídos,
além das duplicatas, trabalhos que fossem relatos de casos, editoriais, cartas e
resumos de congressos. Usando esse software, dois revisores independentes
examinaram os títulos e resumos de 3375 artigos, selecionando 256 para leitura
completa. Dessas leituras, apenas 76 artigos respondiam efetivamente à pergunta de
pesquisa. Tais estudos utilizaram uma variedade de metodologias, incluindo,
principalmente, ensaios clínicos randomizados e entrevistas qualitativas. Os principais
achados indicaram intervenções voltadas para melhorar a identificação de
adoecimentos psíquicos, apoiar médicos de família e implementar estratégias
terapêuticas. A análise da literatura dos últimos onze anos evidenciou a
predominância de publicações sobre barreiras sistêmicas, estruturais e profissionais
à capacitação dos médicos. Dessas, destacam-se as limitações geográficas, a falta
de tempo para treinamento e a motivação dos médicos. Contudo, entre os
facilitadores, sobressaíram-se a oferta de capacitação online, os treinamentos
voltados para a redução de estigmas e a formação prévia do profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Barreiras e potencialidades para educação médica permanente e continuada em saúde mental na atenção primária : uma revisão de escopo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental - assistência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The care for mental health in primary care is essential for the inclusion and non institutionalization of the patient, as well as for the development of the field itself. However, the
lack of training among medical professionals is one of the main obstacles to providing this type
of care. In this context, this study aimed to analyze the barriers and facilitators present in the
published scientific literature regarding the implementation of educational interventions for
primary care physicians in the care of mental health patients. We conducted a scoping review
following the principles of the Joanna Briggs Institute (JBI). The central question of this study
was: "What are the scientific evidence related to the training of primary care physicians in the
care of patients with mental health needs?" To answer this question, we searched articles in
electronic databases such as PubMed, MEDLINE, Lilacs, SciELO, Embase, Scopus, BDTD,
and Google Scholar, using the keywords: "physicians" OR "General Practitioners" AND
("medical education" AND "mental health") AND "Primary Health Care" OR "Primary Health".
This search strategy, applied specifically to each of the seven databases and considering
publications between 2012 and 2022, resulted in 4,117 articles. These articles were then
imported into the Rayyan QCRI software, and duplicates were eliminated. In addition to
duplicates, we excluded works that were case reports, editorials, letters, and conference
abstracts. Using this software, two independent reviewers examined the titles and abstracts of
3,375 articles, selecting 256 for full reading. Of these readings, only 76 articles effectively
answered the research question. These studies used a variety of methodologies, mainly
including randomized clinical trials and qualitative interviews. The main findings indicated
interventions aimed at improving the identification of mental illnesses, supporting family
physicians, and implementing therapeutic strategies. The analysis of the literature from the last
eleven years highlighted the predominance of publications on systemic, structural, and
professional barriers to physicians' training. Among these, geographical limitations, lack of time
for training, and physicians' motivation stood out. However, among the facilitators, online
training offerings, stigma reduction-focused training, and prior professional education were
highlighted. | pt_BR |
dc.contributor.email | luandiegomarques@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|