Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Montagner, Miguel Ângelo | - |
dc.contributor.author | Clemente, Eduardo Fernando Hortêncio | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T20:48:15Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T20:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTE, Eduardo Fernando Hortêncio. Atividades físicas e universitários: o caso da Universidade de Brasília. 2023.. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49823 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, houve um aumento significativo na conscientização sobre a falta de
atividade física e os efeitos negativos do estilo de vida sedentário. Isso reflete uma
compreensão mais ampla dos impactos negativos do comportamento sedentário e busca
incentivar a adoção de hábitos mais saudáveis, especialmente entre os jovens. No Brasil,
uma porcentagem substancial da população é classificada como sedentária, contribuindo
para o aumento das doenças crônicas não transmissíveis. A promoção da atividade física
de lazer é crucial para combater esse cenário. Por isso, esse estudo tem como objetivo
geral: analisar a prática de atividades físicas de lazer (AFL) dos universitários da
Universidade de Brasília e as propostas existentes para sua promoção. E como objetivos
específicos: mensurar o nível de Atividade Física entre os universitários dos quatro
câmpus da UnB e compreender suas características; identificar os setores institucionais,
departamentos ou pessoas responsáveis na UnB por ações de promoção de AFL;
identificar as propostas, ações ou atividades que promovem a prática de AFL nos câmpus
da UnB; investigar as variáveis relacionadas aos universitários, como câmpus de origem,
área, turno do curso, idade e gênero que se relacionam com a atividade física de lazer.
Estudo de levantamento descritivo correlacional com a utilização da abordagem quanti qualitativa. A abordagem quantitativa foi empregada para coletar e analisar dados
numéricos por meio de questionários e escalas de avaliação, visando medir relações e
identificar padrões. Por outro lado, a abordagem qualitativa permitiu explorar aspectos
subjetivos, opiniões e experiências dos participantes por meio de entrevistas e análise de
conteúdo. A integração dessas abordagens possibilitou uma compreensão mais
abrangente do fenômeno estudado, aumentando a validade e confiabilidade dos
resultados. A amostra incluiu universitários de diversos cursos de graduação provenientes
dos câmpus: Darcy Ribeiro (71,7%), Ceilândia (13,7%), Gama (9,5%) e Planaltina
(5,1%). Apenas (3%) dos universitários foram classificados como sedentários, enquanto
(13,7%) foram considerados irregularmente ativos, e (45,7%) e 37,6% foram
classificados como ativos e muito ativos, respectivamente. Na área da Saúde, (41%) são
ativos ou muito ativo (47%), na área de Humanas (47%) e (35%), dados próximos ao de
Exatas, respectivamente. (38,8%) dos universitários trabalham enquanto frequentam a
universidade, e a presença de uma ocupação trabalhista não afetou significativamente os
níveis de atividade física, (16,2%) dos universitários recebem assistência social, e
apresentaram níveis mais elevados de atividade física. As modalidades esportivas mais
praticadas pelos universitários nos câmpus incluíram voleibol (17%); futsal (13%);
futebol (11%); e tênis de mesa (11%). A promoção da atividade física foi atribuída
principalmente às atléticas (31%), a própria UnB (27%), o professor externo (20%), os
clubes (8%), prática desportiva (4%), projeto de extensão (4%), CAPSI (2%), projeto
recreando (2%) e PET (2%). Esses resultados destacam a importância de incentivar a
prática de atividade física entre os universitários, visando melhorias em sua saúde e bem estar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Atividades físicas e universitários : o caso da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sedentarismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prevenção de doenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aptidão física | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In recent years, there has been a significant increase in awareness of the lack of physical
activity and the negative effects of a sedentary lifestyle. This reflects a broader
understanding of the negative impacts of sedentary behavior and seeks to encourage the
adoption of healthier habits, especially among young people. In Brazil, a substantial
percentage of the population is classified as sedentary, contributing to the increase in non transmissible chronic diseases. The promotion of leisure-time physical activity is crucial
to combat this scenario. Therefore, this study has as a general objective: to analyze the
practice of leisure-time physical activity (LTPA) of university students at the University
of Brasilia and the existing proposals for its promotion. And as specific objectives:
measure the level of physical activity among students from four câmpuses of the UnB
and understand its characteristics; identify the institutional sectors, departments or
persons responsible at the UnB for actions to promote LTPA; identify the proposals,
actions or activities that promote the practice of LTPA on the câmpuses of the UnB;
investigate the variables related to the students, such as câmpus of origin, area, shift of
the course, age and gender that relate to leisure-time physical activity. This was a
descriptive correlational survey study using a quanti-qualitative approach. The
quantitative approach was employed to collect and analyze numerical data by means of
questionnaires and rating scales, aiming to measure relationships and identify patterns.
On the other hand, the qualitative approach allowed to explore subjective aspects,
opinions, and experiences of the participants through interviews and content analysis. The
integration of these approaches allowed a more comprehensive understanding of the
studied phenomenon, increasing the validity and reliability of the results. The sample
included college students from several undergraduate courses from the following
câmpuses: Darcy Ribeiro (71.7%), Ceilândia (13.7%), Gama (9.5%), and Planaltina
(5.1%). Only (3%) of the undergraduate students were classified as sedentary, while
(13.7%) were considered irregularly active, and (45.7%) and 37.6% were classified as
active and very active, respectively. In the area of Health, (41%) are active or very active
(47%), in the area of Humanities (47%) and (35%), data close to that of Exact Sciences,
respectively. (38.8%) of the university students work while attending university, and the
presence of a working occupation did not significantly affect levels of physical activity,
(16.2%) of the university students receive social assistance, and presented higher levels
of physical activity. The sports most commonly practiced by college students on the
câmpuses included volleyball (17%); futsal (13%); soccer (11%); and table tennis (11%).
The promotion of physical activity was attributed mainly to athletics (31%), the UnB
itself (27%), the external teacher (20%), clubs (8%), sports practice (4%), extension
project (4%), CAPSI (2%), recreation project (2%) and PET (2%). These results highlight
the importance of encouraging the practice of physical activity among college students,
aiming to improve their health and well-being. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|