Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bordim, Jacir Luiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Paulo Victor Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T21:09:20Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T21:09:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-22 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Paulo Victor Gonçalves. Proposta de um protocolo de disseminação de mensagens em redes veiculares Ad Hoc para aplicações sensíveis à acurácia de posicionamento. 2023. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49830 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As aplicações para prevenção de acidentes em Redes Veiculares Ad Hoc (VANETs) desempenham um papel importante para garantir a segurança de motoristas, passageiros
e pedestres. Seu funcionamento depende de requisitos rígidos relacionados a acurácia
de posicionamento dos veículos. Para atender essas restrições, as aplicações exigem o
envio frequente de mensagens periódicas, também conhecidas como beacons, contendo a
posição geográfica, velocidade e direção do veículo. Em cenários de tráfego denso, como
em engarrafamentos ou interseções, a alta taxa de envio de beacons somada a difusão descoordenada de mensagens de alerta pode ocasionar em uma congestão na rede. Durante
esse período, o canal de transmissão se torna saturado, aumentando a perda de pacotes
por erros ou colisões, bem quanto o atraso de entrega das mensagens. Vários trabalhos
têm sido propostos para aliviar a congestão em redes veiculares, porém a maioria não
considera a perda de acurácia de posicionamento que pode ocorrer como efeito colateral
das estratégias usadas. Nesse trabalho, propõe-se um novo protocolo para a disseminação
de mensagens em VANETs chamado Accurate Positioning Geocast Protocol (APGP). O
APGP utiliza uma arquitetura com três componentes para controlar a congestão causada
por beacons, monitorar veículos vizinhos e transmitir mensagens de alerta. A abordagem
emprega o ajuste de potência de transmissão para o envio de beacons para grupos de vizinhos, também chamados de grupos geocast, e ajuste de taxa de envio de mensagens. O
APGP foi implementado em um ambiente de simulação de redes veiculares e testado sob
um cenário veicular urbano. Os resultados indicaram que a proposta conseguiu reduzir o
atraso de entrega em quatro vezes, bem quanto melhorias na taxa de entrega de pacotes
de 43% e 23% quando comparado com um protocolo baseado no IEEE 802.11p [1] e o
protocolo DC-BTRP [2]. Mesmo em cenários propensos a congestão, a taxa de ocupação
de canal foi mantida abaixo de 60%, reduzindo em 47% e 15% em relação a outras alternativas. Em todas as condições, o APGP alcançou os níveis prescritos de acurácia de
posicionamento para veículos em distâncias mais curtas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de um protocolo de disseminação de mensagens em redes veiculares Ad Hoc para aplicações sensíveis à acurácia de posicionamento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes ad hoc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes veiculares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transmissão de mensagens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Protocolo (Computação) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Safety applications in Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) play an important role in
ensuring the safety of drivers, passengers, and pedestrians. Their operation depends on
strict requirements related to vehicle positioning accuracy. To meet these restrictions,
applications require the frequent transmission of periodic messages, also known as beacons, containing the geographic position, speed, and direction of a vehicle. In dense traffic
scenarios, the high beacon transmission rate summed with the uncoordinated broadcast
of alert messages can lead to network congestion. During a congestion, the transmission
channel becomes saturated, increasing packet loss by errors and collisions, as well as message delivery delay. Several works have been proposed to alleviate congestion in vehicular
networks, however most do not consider the loss of positioning accuracy that can occur
as a side effect of the strategies used. This work contributes with a study about the limitations of the transmission channel in vehicular networks, as well as detailed definition of
the congestion issue. A novel protocol is proposed for message dissemination in VANETs
called Accurate Positioning Geocast Protocol (APGP). APGP employs a three component
architecture to control beacon congestion, track neighboring vehicles and deliver safety
messages. The approach employs a transmission power adjustment for sending messages
to groups of neighbors called geocast groups, and a message transmission rate adjustment.
APGP was implemented in a simulation environment for vehicular networks and tested in
an urban vehicular scenario. The results indicated that the proposal achieved a reduction
in delivery delay of up to four times, as well as improvements in sspacket delivery ratio
of around 43% and 23% when compared to a protocol based on IEEE 802.11p [1] and
the protocol DC-BTRP [2]. Even in scenarios prone to network congestion, channel busy
ratio remained below 60%, exhibiting a reduction of 47% and 15% in comparison to other
options. In all conditions, APGP successfully achieved the prescribed levels of positioning
accuracy for vehicles at shorter distances. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|