Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Flávio Santos | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Lucas Manassés | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T11:31:15Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T11:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Lucas Manassés. Música cênica: um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha. 2023. 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49842 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, entendemos como materiais cênicos tudo aquilo que é projetado no palco e, sendo
manipulados composicionalmente, influem principalmente no aspecto visual da performance. Sob essa
perspectiva, nos propomos investigar os materiais cênicos sob ângulos diferentes: através da análise de
sua presença e função em Solilóquio (2021) e Dressur (1976 – 1977), de Estercio Marquez Cunha e
Mauricio Kagel, respectivamente. Tratamos de uma questão em comum para os dois compositores: suas
ressalvas a respeito do surgimento das novas tecnologias de gravação e reprodução de música, a fim de
entender como elas são tratadas nas diferentes posturas estéticas desses dois compositores. Por fim, se
tratando de uma prática nova, na qual diferentes compositores adotam diferentes termos e definições
para suas experiências, propomos uma discussão das terminologias que importam a esta pesquisa: a
música teatro de Estercio Marquez Cunha, o teatro instrumental de Mauricio Kagel e a música cênica,
termo adotado por nós mesmos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Música cênica : um estudo prático e analítico através de seus desdobramentos na produção de Estercio Marquez Cunha | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais cênicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work, we understand scenic materials as everything that is projected onto the stage and, when
manipulated compositionally, influences mainly the visual aspect of the performance. From this
perspective, we propose to investigate scenic materials from different angles: through the analysis of
their presence and function in Soliloquio (2021) and Dressur (1976 – 1977), by Estercio Marquez Cunha
and Mauricio Kagel, respectively. We deal with an issue in common for both composers: their
reservations regarding the inherent of the new technologies of recording and reproduction of music, in
order to understand how they are treated in the different aesthetic postures of these two composers.
Finally, as this is a new practice, in which different composers adopt different terms and configurations
for their experiences, we propose a discussion of the terminologies that matter to this research: música
teatro by Estercio Marquez Cunha, instrumental theater by Mauricio Kagel and the música cênica, a
term adopted by ourselves. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|