Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros | - |
dc.contributor.author | Neves, Paula Beghelli | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T11:52:29Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T11:52:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-25 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Paula Beghelli. O uso dos livros didáticos de arte aprovados nos editais do PNLD: um estudo com professores da rede municipal de Juiz de Fora - MG. 2023. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49845 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem provocado a produção de livros para o componente
curricular Arte que abordam as quatro linguagens artísticas de maneira integrada: Artes Visuais, Dança,
Música e Teatro. Nesse contexto, este trabalho procurou investigar o uso que professores de Arte da
rede municipal de Juiz de Fora fazem desses livros didáticos nas escolas de Educação Básica em que
trabalham. É importante considerar que, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB 9394/1996), a formação desses professores passa a ser específica em uma das linguagens,
o que pode gerar dificuldades na utilização dos livros distribuídos pelo PNLD. Assim, os seguintes
objetivos específicos foram definidos para operacionalizar a pesquisa: a) conhecer as formas pelas quais
o componente curricular se materializa na rede municipal de Juiz de Fora, contexto onde os livros são
provavelmente utilizados; b) investigar as concepções de ensino de Arte de professores dessa rede
municipal; c) conhecer e analisar o uso que esses professores fazem dos livros didáticos de Arte em seu
trabalho nas escolas de Educação Básica; e d) conhecer e analisar as opiniões dos professores de Arte a
respeito das obras didáticas avaliadas e distribuídas pelo PNLD. Para tal, a pesquisa qualitativa foi
caracterizada como um estudo de caso que, para a construção dos dados, utilizou-se de um questionário
online, administrado aos professores de Arte em atuação nas escolas municipais de Juiz de Fora, e de
entrevistas de aprofundamento com uma professora de Artes Visuais e com uma professora de Música.
Apesar da taxa de respostas ao questionário não permitir uma generalização, foi possível traçar um
esboço de como os livros didáticos têm sido utilizados nesta rede de ensino. O componente curricular
Arte é ofertado de múltiplas maneiras nas diferentes escolas: em uma disciplina de Arte, onde
professores especialistas atuam a partir de sua formação em uma das linguagens artísticas; em disciplinas
específicas das linguagens artísticas; podendo ser oferecidos, ainda, um ou mais projetos que trabalham
com uma dessas linguagens. Os professores de Arte na rede municipal de Juiz de Fora são, em sua ampla
maioria, contratados, exercendo cargos temporários em diferentes escolas a cada ano. Dessa forma, a
maior parte da amostra que respondeu aos questionários não participam da escolha dos livros didáticos,
e não os utilizam em sua prática docente. Alguns professores demonstraram utilizar o livro didático
como um dos recursos possíveis, dentre vários outros, para preparar as suas aulas – sempre adaptando
de acordo com seus objetivos e com o contexto onde atuam. Nas entrevistas de aprofundamento, podese observar que, de fato, a escolha dos livros didáticos dá-se por professores efetivos que, nesse caso,
são todos especializados em Artes Visuais ou Educação Artística. As professoras utilizam o livro
também como um possível recurso, adaptando suas propostas a partir de suas concepções de ensino de
Arte. Essas concepções se baseiam no entendimento da aula como um acontecimento artístico,
estruturando-se a partir de experiências que formem e transformem os que por ela são atravessados. A
professora de Artes Visuais mostrou-se mais confortável na utilização do livro didático que aborda as
linguagens artísticas de forma integrada, o que pode estar relacionado ao fato de que esses livros
geralmente privilegiam sua área de formação. Por sua vez, a professora de Música demonstrou utilizar
muito pouco os livros, sendo sempre necessário fazer grandes adaptações a algumas propostas que
dialoguem com seus objetivos. Os resultados apontam para a necessidade de pesquisas como esta em
diferentes localidades do país, de forma a compreender melhor as diferentes relações estabelecidas com
as obras didáticas disponibilizadas pelo governo federal. Da forma como os livros estão estruturados,
eles parecem favorecer o trabalho de professores formados em Artes Visuais, sendo importante
aprofundar os estudos de forma a analisar se outros formatos ou outras lógicas favoreceriam seu uso por
outros professores. Todavia, resta clara a importância desse material que, não dirigindo o trabalho do
professor, parece estar sendo utilizado como um aliado na prática docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O uso dos livros didáticos de arte aprovados nos editais do PNLD : um estudo com professores da rede municipal de Juiz de Fora - MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juiz de Fora (MG) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Brazilian National Textbook Program has led to the production of books for Art that address the
four artistic languages in an integrated manner: Visual Arts, Dance, Music and Theater. In this context,
this work sought to understand and analyze the use that Art teachers from Juiz de Fora – MG (Brazil)
make of these textbooks at schools. It is important to consider that, after the enactment of the Law of
Guidelines and Bases of National Education, the teacher education programs in Art becomes specific in
one of the languages, which can lead to difficulties in using the books distributed by the National
Textbook Program. Thus, the following specific objectives were defined to operationalize the research:
a) to understand the ways in which Art is offered in the municipal schools of Juiz de Fora, context where
the books are probably used; b) to investigate the art teaching conceptions of teachers; c) to investigate
the use that these teachers make of Art textbooks; and d) to understand and analyze the opinions of Art
teachers regarding the didactic works evaluated and distributed by the federal government. For this, the
qualitative research was characterized as a case study that, for the construction of the data, used an online
questionnaire, administered to the Art teachers working in the municipal schools of Juiz de Fora, and
in-depth interviews with a Visual Arts teacher and a Music teacher. Despite the rate of responses to the
questionnaire do not allow a generalization, it was possible to draw an outline of how textbooks have
been used in this context. Art is offered in multiple ways in the different schools: as an Art discipline,
where specialist teachers work respecting their area of specialization; as specific disciplines of artistic
languages; and as one or more projects that work with these languages. Art teachers in Juiz de Fora are,
for the most part, hired, holding temporary positions in different schools each year. Thus, most of the
sample that responded to the questionnaires do not participate in the choice of textbooks, and do not use
them in their teaching practice. Some teachers demonstrated to use the textbook as one of the possible
resources, among many others, to prepare their lessons – always adapting according to their objectives
and the context in which they work. In the in-depth interviews, it can be observed that, in fact, the choice
of textbooks is made by effective teachers who, in this case, are all specialized in Visual Arts or Artistic
Education. The teachers also use the book as a possible resource, adapting their proposals based on their
art teaching concepts. These conceptions are based on the understanding of the lesson as an artistic
happening, structured from experiences that form and transform those who are crossed by it. The Visual
Arts teacher was more comfortable using the textbook that addresses artistic languages in an integrated
way, which may be related to the fact that these books generally favor her area of training. In turn, the
Music teacher demonstrated that she used the books very little, and it was always necessary to make
major adaptations to some proposals that dialogue with her objectives. The results point to the need for
more researches like this one in different parts of the country, in order to better understand the different
relationships established with the textbooks made available by the federal government. In the way the
books are structured, they seem to favor the work of Visual Arts teachers, and it is important to deepen
the studies in order to analyze whether other formats or other logics would favor their use by other
teachers. However, the importance of this material remains clear, which, not directing the teacher's work,
seems to be being used as an ally in teaching practice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|