Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Abimael de Jesus Barros | - |
dc.contributor.author | Coelho, Rosilene Rego | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T19:05:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-15T19:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Rosilene Rego. Política de acessibilidade na Universidade de Brasília: análise dos investimentos e das inovações pedagógicas. 2023. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49926 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda questões sobre acessibilidade na modalidade pedagógica, tecnologias
assistivas e inclusão de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília (UnB), e tem como
objetivo geral: mapear os investimentos e as inovações implementadas pela UnB para o
atendimento dos objetivos estratégicos pedagógicos da Política de Acessibilidade da
Universidade. Para atingir a meta, realizou-se estudo bibliográfico sobre o tema
contextualizando um breve histórico sobre pessoas com deficiência, abordando os aspectos
conceituais de: acessibilidade, inovações tecnológicas assistivas, marcos legais e perspectivas
relativas a inclusão no ensino superior. A pesquisa é caracterizada, com relação aos objetivos,
como pesquisa exploratória e descritiva e, metodicamente, como quali-quantitativa. Para coleta
dos dados utilizou-se de análise documental dos Relatórios de Gestão e Monitoramento da UnB
do período de 2019 a 2021 e do Plano de Desenvolvimento Institucional de 2018-2022, além
de levantamentos de informações nas Diretorias de Acessibilidade e de Contabilidade e
Finanças da UnB. Da análise dos resultados, foram constatados os investimentos e inovações
tecnológicas nas modalidades de acessibilidade pedagógica/arquitetônicas implementados na
UnB do período de 2019 a 2022. Destaca-se a proposta do Plano de Ação de Acessibilidade
para a UnB, com ênfase para o objetivo da instauração de ações que permitam o acolhimento,
a permanência e a saída com êxito de pessoas com deficiência, com acolhimento da família e
com acompanhamento dos egressos. Apontamos, nas considerações finais, que os objetivos
dos investimentos e da implementação das ações e programas foram eliminar barreiras de
comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e
social de estudantes com deficiência na universidade. Ficou perceptível o empenho da gestão
para o alcance dos objetivos estratégicos da Política de Acessibilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de acessibilidade na Universidade de Brasília : análise dos investimentos e das inovações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation address questions about accessibility in the pedagogical modality, assistive
technologies and inclusion of people with disabilities at the University of Brasília (UnB), and
has the general objective to map the investments and innovations implemented by UnB to meet
the strategic pedagogical objectives of the Education Policy. University accessibility. To
achieve the goal, a bibliographic study was carried out on the subject, contextualizing a brief
history of people with disabilities, addressing conceptual aspects: accessibility, assistive
technological innovations, legal frameworks and perspectives related to inclusion in higher
education. The research is characterized, in relation to the objectives, as exploratory and
descriptive research and, methodically, as quali-quantitative. For data collection, document
analysis was used of the UnB Management and Monitoring Reports for the period from 2019
to 2021 and the Institutional Development Plan for 2018-2022, in addition to surveys of
information in the Accessibility and Accounting and Finance Directorates of the UnB. From
the analysis of the results, investments and technological innovations in the
pedagogical/architectural accessibility modality implemented at UnB from 2019 to 2022 were
highlighted. Implementation of actions that allow the reception, permanence and successful exit
of people with disabilities, with the Family’s reception and the follow-up of the egresses. We
point out in the final considerations that the objectives of investments and implementation of
actions and programs were to eliminate barriers in communication and information that restrict
the participation and academic and social development of students with disabilities at the
university. It was noticeable the commitment of management to the achievement of the strategic
objectives of the Accessibility Policy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|