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Título: A telessimulação como estratégia de ensino para o cuidado à criança com estomia intestinal
Autor(es): Silva, Priscilla Nicácio da
Orientador(es): Kamada, Ivone
Assunto: Treinamento por simulação
Ensino à distância
Estomia intestinal
Crianças - doenças
Educação em enfermagem
Data de publicação: 20-Ago-2024
Referência: SILVA, Priscilla Nicácio da. A telessimulação como estratégia de ensino para o cuidado à criança com estomia intestinal. 2022. 149 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A realização de uma estomia intestinal constitui-se em recurso de tratamento de diversas doenças, podendo ocorrer em populações distintas e exigindo cuidado especializado. Na criança esse processo possui singularidade especial por tratar-se de um ser dependente e em contínua evolução, o que infere a necessidade de habilidades técnicas e não técnicas no cuidado por parte dos profissionais de saúde, devendo ser iniciado esse contato na graduação. Nesse contexto, a simulação clínica e seus segmentos apresenta-se como uma ferramenta metodológica ativa para o processo de ensino e aprendizagem no cuidado a essa população. Um desses segmentos é a telessimulação, que tem se mostrado promissora opção para o ensino simulado em saúde quando há impossibilidade na realização da simulação convencional. O objetivo do estudo foi investigar a utilização da telessimulação enquanto estratégia de ensino a estudantes da graduação em enfermagem para o cuidado à criança com estomia intestinal. Trata-se de um estudo prospectivo, com abordagem mista sequencial, desenvolvido com estudantes de enfermagem. A primeira fase do estudo envolveu a validação de um cenário por telessimulação. Posterior a validação ocorreu a coleta de dados em etapas distintas, todas realizadas por plataforma virtual eletrônica: a) ministração de aula teórica sobre os cuidados de enfermagem à criança com estomia intestinal e preenchimento do Formulário de Análise do Caso Clínico; b) telessimulação e preenchimento das escalas de Experiência com o Debriefing, escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem e do Formulário de Análise do Caso Clínico; c) entrevista em grupo. A análise ocorreu estatisticamente por meio de tabelas de frequência para os dados quantitativos e utilização do programa MAXQDA e estudo temático do conteúdo nos achados qualitativos. Como resultado inicial o cenário foi validado e obteve do Índice de Validade de Conteúdo de 88%. Participaram da pesquisa 31 estudantes de ambos os sexos, matriculados entre o quarto e oitavo semestres da graduação em enfermagem. A análise da Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem teve escore de forte concordância para os dois domínios, variando entre 70,97% a 100% para o domínio satisfação e 32,26 % a 93,55% para o domínio autoconfiança. Na Escala de Experiência com o Debriefing os estudantes concordaram fortemente com as afirmações dos quatro domínios, com escore de forte concordância variante entre 48,28% a 93,55%. A partir da análise do Formulário de Reconhecimento do Caso Clínico foi averiguado que os após a telessimulação ocorreu aumento da concordância (41,94%) e forte concordância (54,84%) quanto a afirmativa que discorre sobre a criança apresentar dermatite irritativa. Também ocorreu índice de concordância quanto a necessidade de aplicação de adjuvante durante o cuidado com a pele, sendo a afirmação da resina em pó a com maior índice (67,74%). Após a análise das entrevistas foram agrupadas quatro categorias temáticas finais: percepções dos estudantes sobre a cena transmitida na telessimulação, pontos positivos da telessimulação para a aprendizagem, pontos negativos averiguados pelos estudantes sobre a telessimulação e ganhos percebidos com a telessimulação. O estudo constatou satisfação e autoconfiança dos estudantes com a aprendizagem telessimulada, confiança com o domínio de conteúdo assimilado e boa experiência dos estudantes com o debriefing. Observou-se aumento significativo da compreensão do caso clínico após a telessimulação. A telessimulação foi considerada realística, útil para a interação dos estudantes com a temática estomia intestinal em criança e produziu ganhos aos estudantes. Foram evidenciadas limitações e condições que dificultaram o processo de aprendizagem como oscilações na internet e a impossibilidade de manusear presencialmente o manequim e adjuvantes apresentados.
Abstract: The performance of an intestinal ostomy constitutes a resource for treatment of several diseases, and may occur in different populations and requiring specialized care. In children, this process has special uniqueness because it is a dependent being and in continuous evolution, which infers the need for technical and non-technical skills in care by health professionals, and this contact should be initiated at graduation. In this context, clinical simulation and its segments are presented as an active methodological tool for the teaching and learning process in the care of this population. One of these segments is the telessimulation, which has shown to be a promising option for simulated health education when there is impossibility in performing conventional simulation. The goal of this study was to investigate the use of telessimulation as a teaching strategy for undergraduate nursing students for the care of children with intestinal ostomy. This is a prospective study, with a sequential mixed approach, developed with nursing students. The first phase of the study involved the validation of a scenario by telessimulation. After validation, data were collected in different stages, all performed by an electronic virtual platform: a) teaching a theoretical class on nursing care to children with intestinal ostomy and completion of the Clinical Case Analysis Form; b) telessimulation and completion of the Debriefing Experience scales, Student Satisfaction scale and Self-Confidence in Learning and the Clinical Case Analysis Form; c) group interview. The analysis occurred statistically through frequency tables for quantitative data and use of the MAXQDA program and thematic study of the content in qualitative findings. As an initial result, the scenario was validated and obtained the Content Validity Index of 88%. Thirty-one students of both sexes enrolled between the fourth and eighth semesters of nursing graduation participated in the study. The analysis of the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning Scale had a score of strong agreement for both domains, ranging from 70.97% to 100% for the satisfaction domain and 32.26% to 93.55% for the self-confidence domain. In the Debriefing Experience Scale, the students strongly agreed with the statements of the four domains, with a score of strong variation between 48.28% and 93.55%. From the analysis of the Clinical Case Recognition Form, it was found that those after the telessimulation showed an increase in agreement (41.94%) and strong agreement (54.84%) regarding the statement that is available about the child presenting irritative dermatitis. There was also an agreement index regarding the need for adjuvant application during skin care, with the statement of powderresin being the highest index (67.74%). After the analysis of the interviews, four final thematic categories were grouped: students' perceptions about the scene transmitted in the telessimulation, positive points of telessimulation for learning, negative points ascertained by the students about the telessimulation and perceived gains with the telessimulation. The study found students' satisfaction and self-confidence with telessimulada learning, confidence with the mastery of assimilated content and good experience of students with debriefing. There was a significant increase in the understanding of the clinical case after telessimulation. The telessimulation was considered realistic, useful for the interaction of students with the theme intestinal ostomy in children and produced gains to the students. Limitations and conditions that hindered the learning process as oscillations in the Internet and the impossibility of handling the mannequin and adjuvants presented in person were evidenced.
Resumen: La realización de una ostomía intestinal constituye un recurso para el tratamiento de varias enfermedades, pudiendo darse en diferentes poblaciones y requiriendo atención especializada. . En los niños, este proceso tiene una singularidad especial porque es un ser dependiente y en continua evolución, lo que infiere la necesidad de habilidades técnicas y no técnicas en la atención por parte de los profesionales de la salud, y este contacto debe iniciarse al graduarse. En este contexto, la simulación clínica y sus segmentos se presentan como una herramienta metodológica activa para el proceso de enseñanza y aprendizaje en el cuidado de esta población. Uno de estos segmentos es la telesimulación, que ha mostrado una opción prometedora para la educación sanitaria simulada cuando existe imposibilidad de realizar la simulación convencional. El objetivo de este estudio fue investigar el uso de la telesimulación como estrategia de enseñanza para estudiantes de enfermería de pregrado para el cuidado de niños con ostomía intestinal. Se trata de un estudio prospectivo, con un enfoque mixto secuencial, desarrollado con estudiantes de enfermería. La primera fase del estudio consistió en la validación de un escenario por telesimulación. Después de la validación, los datos se recopilaron en diferentes etapas, todas realizadas por una plataforma virtual electrónica. a) impartir una clase teórica sobre cuidados de enfermería a niños con ostomía intestinal y completar el Formulario de Análisis de Caso Clínico; b) telesimulación y cumplimentación de las Escalas de Experiencia con el Debriefing, escala de satisfacción del alumno y autoconfianza en el aprendizaje y el Formulario de Análisis de Caso Clínico; c) entrevista grupal. El análisis se realizó estadísticamente a través de tablas de frecuencias para datos cuantitativos y uso del programa MAXQDA y estudio temático del contenido en hallazgos cualitativos. Como resultado inicial, se validó el escenario y se obtuvo el Índice de Validez de Contenido del 88%. En el estudio participaron 31 estudiantes de ambos sexos, matriculados entre el cuarto y octavo semestre de graduación de enfermería. El análisis de la Escala de Satisfacción del Estudiante y Autoconfianza en el Aprendizaje tuvo una puntuación de fuerte concordancia para ambos dominios, que varió de 70.97% a 100% para el dominio de satisfacción y de 32.26% a 93.55% para el dominio de autoconfianza. Na Escala de Experiência com o Debriefing os estudantes concordaram fortemente com as afirmações dos quatro domínios, com escore de forte concordância variante entre 48,28% a 93,55%. Del análisis del Formulario de Reconocimiento de Caso Clínico, se encontró que aquellos después de la telesquisición mostraron un aumento en el acuerdo (41,94%) y un fuerte acuerdo (54,84%) con respecto a la declaración que está disponible sobre el niño que presenta dermatitis irritativa. También hubo un índice de concordancia con respecto a la necesidad de la aplicación de adyuvantes durante el cuidado de la piel, siendo la declaración de crema en polvo el índice más alto (67,74%). Tras el análisis de las entrevistas, se agruparon cuatro categorías temáticas finales: percepciones de los estudiantes sobre la escena transmitida en la telesimulación, puntos positivos de la telesimulación para el aprendizaje, puntos negativos determinados por los estudiantes sobre la telesimulación y ganancias percibidas con la telesimulación. El estudio encontró satisfacción y confianza en sí mismos de los estudiantes con el aprendizaje telessimulada, confianza con el dominio de los contenidos asimilados y buena experiencia de los estudiantes con el debriefing. Hubo un aumento significativo en la comprensión del caso clínico después de la telesimulación. La telesimulación se consideró realista, útil para la interacción de los estudiantes con el tema de la ostomía intestinal en los niños y produjo ganancias para los estudiantes. Se evidenciaron limitaciones y condiciones que dificultaban el proceso de aprendizaje como oscilaciones en Internet y la imposibilidad de manejar el maniquí y los adyuvantes presentados en persona.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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