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Título: O ecossistema de serviço e a cocriação de valor no contexto clubístico
Autor(es): Lopes, Marcellus Silveira Curvello
Orientador(es): Thomé, Karim Marini
Assunto: Clubes
Lógica dominante de serviço
Ecossistema de serviço
Cocriação de valor
Data de publicação: 21-Ago-2024
Referência: LOPES, Marcellus Silveira Curvello. O ecossistema de serviço e a cocriação de valor no contexto clubístico. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade De Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os clubes são agremiações onde as pessoas se reúnem para interagir, praticar esportes, realizar eventos, confraternizar ou simplesmente para estar ao ar livre. Muitos destes clubes, como os de Brasília, são considerados patrimônios históricos de suas cidades que ainda resistem às mudanças ao longo do tempo, mesmo em um mundo cada vez mais competitivo e com mais opções de lazer. Este trabalho buscou, pela ótica da cocriação de valor derivada da lógica dominante do serviço, ver como os clubes do Distrito Federal atuam em suas rotinas e como interagem entre si, procurando melhorar suas ofertas de serviço. Os objetivos da pesquisa foram: mapear os atores, suas interações e as instituições deste ecossistema, caracterizar os mecanismos de cocriação de valor e descrever o ecossistema de serviço no contexto destes clubes. Ao realizar entrevistas em profundidade com participantes de três clubes e com o sindicato patronal da categoria, além da observação não participante do pesquisador, se obtiveram resultados para vários conceitos-chave dos níveis de análise de Reynoso et al. (2018), utilizados para nortear o trabalho. Foi constatado que, apesar de características interessantes como a ideia de uma não agressão mútua entre os clubes e de iniciativas de integração de recursos entre eles, não se pode concluir que há um ecossistema de serviço neste setor dos clubes e, ainda, que a cocriação de valor ocorre de maneira ainda incipiente. Esta pesquisa trouxe contribuições teóricas para o campo da cocriação de valor e para os ecossistemas de serviço, respondendo ao chamado de Golgeci et al. (2022) por mais pesquisas na área dos ecossistemas de serviço, evidenciando como a cocriação de valor como constructo teórico e os ecossistemas de serviço podem continuar impactando nas pesquisas do campo. Nas contribuições gerenciais, oportunidades de parcerias e ações foram sugeridas aos gestores dos clubes e de outros atores desse ecossistema. E como contribuições sociais, foi evidenciada a relevância histórica e cultural dos clubes, os trazendo para o debate acadêmico como locus de estudo e contribuindo para a literatura da área. Sugeriram-se ações para incentivar a cocriação de valor dentro deste ecossistema que se inicia e uma agenda para pesquisas futuras também foi disponibilizada.
Abstract: Clubs are groups where people come together to interact, play sports, hold events, socialize or simply be outdoors. Many of these clubs, like those in Brasília, are considered historical heritage of their cities that still resist changes over time, even in an increasingly competitive world with more leisure options. This work sought, from the perspective of value co-creation derived from the dominant logic of service, to see how clubs in the Federal District operate in their routines and how they interact with each other, seeking to improve their service offerings. The research objectives were: to map the actors, their interactions and the institutions of this ecosystem, characterize the value co-creation mechanisms and describe the service ecosystem in the context of these clubs. By conducting in-depth interviews with participants from three clubs and the category's employers' union, in addition to the researcher's non-participant observation, results were obtained for several key concepts of Reynoso et al.'s levels of analysis. (2018), used to guide the work. It was found that, despite interesting characteristics such as the idea of mutual non-aggression between clubs and initiatives to integrate resources between them, it cannot be concluded that there is a service ecosystem in this club sector and, furthermore, that co-creation of value occurs in an incipient way. This research brought theoretical contributions to the field of value co-creation and service ecosystems, responding to the call of Golgeci et al. (2022) for more research in the area of service ecosystems, highlighting how the co-creation of value as a theoretical construct and service ecosystems can continue to impact research in the field. In managerial contributions, opportunities for partnerships and actions were suggested to club managers and other actors in this ecosystem. And as social contributions, the historical and cultural relevance of the clubs was highlighted, bringing them into the academic debate as a locus of study and contributing to the literature in the area. Actions were suggested to encourage the co-creation of value within this emerging ecosystem and an agenda for future research was also made available.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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