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Título: Educação de jovens e adultos : proposta de material didático para o ensino de química
Autor(es): Martins, Wagdo da Silva
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Murta, Maria Márcia
Assunto: Educação de jovens e adultos
Química - estudo e ensino
Professores - formação
Data de publicação: 16-Jun-2010
Referência: MARTINS, Wagdo da Silva. Educação de jovens e adultos: proposta de material didático para o ensino de química. 2007. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade básica da educação, é caracterizada pela constituição de um público heterogêneo envolvendo uma pluralidade de sujeitos que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou seja, que passaram por algum processo de exclusão social. Para esse público, em geral, faz-se necessária a adoção de estratégias de ensino diferentes das utilizadas em outras modalidades da educação básica. No caso específico de ensino de química, é praticamente inexistente material didático elaborado para atender as especificidades dos alunos do EJA. Nesse sentido, tive como propósito no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências elaborar um módulo de ensino de Química que buscasse atender as necessidades do EJA. Nesta dissertação, portanto, apresenta-se uma caracterização do EJA, resgatando a sua história e, em particular, a legislação mais recente e os movimentos em sua defesa das últimas décadas. Caracterizando então o contexto dessa modalidade de ensino e o seu público, são adotados princípios educacionais de Paulo Freire como referência para produzir o módulo de ensino que é apresentado em apêndice desta dissertação como produto educacional deste Mestrado. Partindo da proposta de tema gerador de Paulo Freire, selecionou-se com base na experiência do mestrando no ensino de Química na EJA, o tema “Tinta e Solventes” para desenvolver conceitos básicos de substâncias, suas propriedades e interações. Não tendo sido possível aplicar diretamente com alunos o módulo didático, o mesmo foi submetido a professores de Química com experiência no EJA para avaliação, por meio do uso de questionário com planilha adaptada de avaliação de livro didático desenvolvida por Santos (2006) neste programa de Pós-Graduação e por meio de entrevista. A avaliação dos professores com relação ao material foi bastante positiva e acredita-se que o material desenvolvido apresenta um grande potencial de produzir impactos positivos no ensino de Química no EJA dada as suas características que são exploradas na presente dissertação. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Young People and Adult Education (YAE), a basic form of education, is characterized by its heterogeneous public, which involves a multiplicity of individuals who had no access to school at the proper age, that is, who suffered through any kind of exclusion process. For that public in general it is necessary to adopt different teaching strategies from the ones in other forms of basic education. In the case Chemistry, specifically, teaching materials which cater for the needs of YAE students’ specificity are practically non-existent. For that reason, in the Professionalizing Science Teaching Master’s Degree program, I aimed at conceiving a teaching module which would fulfill those YAE needs. In this dissertation, therefore, a characterization of YAE is presented which revisits its history, in particular the more recent laws and movements which were issued in its defense in the past decades. Once characterized the context and public of this form of education, the educational principles by Paulo Freire are adopted as a reference in order to produce the teaching module which is presented in an appendix to the present dissertation as a result of this Master’s Degree Program. With basis on Paulo Freire’s proposal that a generative theme be adopted, and also on the experience of the applicant as a teacher of Chemistry in YAE, the theme “Paints and Solvents” was selected in order to develop basic concepts such as that of substances, their properties and interactions. As the teaching module could not be implemented directly with the students, it was submitted to YAE-experienced Chemistry teachers for evaluation through the use of interviews and questionnaires with evaluation charts adapted from those for the evaluation of teaching manuals developed by Santos (2006) within the same Post- Graduation program. The response of teachers as regards the material was quite positive and the developed material is believed to present great potential for producing positive impacts in the teaching of Chemistry within YAE, given its characteristics as explored in the present dissertation.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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