Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Toni, Fabiano | - |
dc.contributor.author | Soares, Thais Mamede | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T13:08:31Z | - |
dc.date.available | 2024-08-22T13:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Thais Mamede. A evolução da governança ambiental no município de Alta Floresta: nuances do poder das elites. 2023. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50118 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na
Amazônia Legal (PPCDAm) teve repercussões na escala local que foram além da
redução da taxa de desmatamento do bioma amazônico até entre 2004 e 2014. Ações
de comando e controle, políticas como a Lista de Municípios Prioritários e o apoio do
Fundo Amazônia desencadearam processos de descentralização da governança
ambiental em alguns municípios, como foi o caso de Alta Floresta no Mato Grosso. O
município se tornou modelo na sua estratégia de regularização ambiental e fundiária,
de recuperação florestal, entre outros, além de conquistar a sua retirada da Lista Suja
do Desmatamento em 2012. No entanto, desde então a política ambiental brasileira
foi desmantelada progressivamente, e as taxas de desmatamento da Amazônia
voltaram a crescer até meados de 2022. Diante desse cenário, a pesquisa investigou
a evolução da governança ambiental local após a saída da referida Lista. Para corrigir
as falhas de abordagens antipolíticas da governança ambiental, foi explorada a forma
em que os interesses de elites rurais foram favorecidos na região de Alta Floresta a
partir de uma revisão bibliográfica. Estudos diferentes mostraram que elites rurais
ocupam cargos políticos nos municípios e no governo estadual, enquanto a narrativa
do agronegócio e a retórica do desenvolvimento sustentável proporcionam a
legitimação de seus interesses. As mudanças institucionais a nível nacional e
estadual também foram abordadas a partir de uma revisão bibliográfica. Na última
década, instituições ambientais, indigenistas, quilombolas e de outras comunidades
do campo foram enfraquecidas ou até extintas, por pressão de coalizões dominantes
associadas principalmente ao modelo de produção agroexportador e de mineração
em larga escala. A evolução da governança ambiental de Alta Floresta desde 2012
foi analisada qualitativamente a partir de entrevistas semi-estruturadas com atoreschave no município. Após a saída da Lista diferentes tipos de atores deram
continuidade à agenda “verde”. Os atores protagonistas da promoção da agenda
sustentável municipal se organizam de forma parecida com a de elites, sobrepondo
diferentes tipos de recursos (técnicos, materiais, humanos, etc) e parcerias em outras
escalas para influenciar o padrão de uso do solo municipal. As mudanças de forças
políticas no município também foram determinantes para o poder de atuação dos
atores protagonistas. Foi encontrada uma diversidade de posicionamentos de elites
rurais locais, desde os mais contrários à conservação ambiental aos mais favoráveis.
No entanto, os projetos municipais são quase todos voltados para os pequenos
proprietários de terra, enquanto a presença dos grandes só foi sentida na defesa do
avanço da cultura da soja no município, nas ameaças ao Parque Estadual Cristalino
II, e em um pequeno confronto. Diferente do que foi percebido da implementação das
políticas nacionais, os atores locais priorizaram o diálogo com a população e a
construção de bases econômicas alternativas. Os atores também escolheram não
entrar em conflito com elites rurais locais, preferindo manter o município como uma
incubadora e polo difusor de inovações ambientais, do que pressionar por mudanças
mais radicais. Por esse motivo, município contribui para o avanço da fronteira de
governança que propicia a fronteira de intensificação, ou a ordem agroindustrial
“verde”, ao mesmo que tempo que conta com atores que buscam trazer maiores
transformações socioambientais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A evolução da governança ambiental no município de Alta Floresta : nuances do poder das elites | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amazônia Legal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desmatamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Elites (Ciências sociais) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The implementation of the Action Plan for the Prevention and Control of Deforestation
in the Legal Amazon (PPCDAm) had repercussions at the local scale that went beyond
reducing the rate of deforestation in the Amazon biome between 2004 and 2014.
Command and control actions, policies such as the List of Priority Municipalities and
support from the Amazon Fund triggered processes of decentralization of forest
governance in some municipalities, as was the case of Alta Floresta in Mato Grosso.
The municipality has become a model in its strategy for environmental and land
regularization, forest recovery, among others, in addition to winning its removal from
the Dirty List of Deforestation in 2012. However, since then, Brazilian environmental
policy has been progressively dismantled, and the deforestation rates in the Amazon
increased again until mid-2022. In view of this scenario, this research investigated the
continuity of local forest governance after leaving the aforementioned List. To correct
the flaws of anti-political approaches to forest governance, the way in which the
interests of rural elites were favored in the Alta Floresta region was explored based on
a cientific literature review. Different studies have shown that rural elites occupy
political positions in municipalities and in the state government, while the agribusiness
narrative and the rhetoric of sustainable development provide the legitimation of their
interests. Institutional changes at national and state level were also addressed through
a bibliographical review. In the last decade, environmental, indigenist, quilombola and
other rural communities' institutions were weakened or even extinguished, due to
pressure from dominant coalitions associated mainly with the agro-export production
model and large-scale mining. The continuity of the forest governance in Alta Floresta
since 2012 was qualitatively analyzed based on semi-structured interviews with key
actors in the municipality itself. After leaving the List, different actors stayed committed
to a “green” agenda. The protagonist actors in the promotion of the municipal
sustainable agenda are organized in a similar way to that of elites, overlapping
different types of resources (technical, material, human, etc.) through partnerships at
other scales to influence the pattern of municipal land use. Changes in political forces
in the municipality were also decisive for the power of action of the protagonists. The
interviewed local rural elites held a diversity of stances, from the most contrary to
environmental conservation to the most favorable. However, the municipal projects
are almost all aimed at small landowners, while the presence of the large ones was
only felt in the defense of the increase of soybean cultivation in the municipality, in the
threats to the Cristalino State Park, and in a smaller conflict reported. Unlike what was
perceived from the implementation of national policies, local actors prioritized dialogue
with the population and the construction of alternative economic bases. The actors
also chose not to come into conflict with local rural elites, preferring to keep the
municipality as an incubator and diffusion center for environmental innovations, rather
than pressing for more radical changes. For this reason, the municipality contributes
to the advancement of the governance frontier that favors the frontier of intensification,
or the “green” agro-industrial order, whilst it harbors actors that seek to bring about
greater socio-environmental transformations. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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