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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Nayara Narley Pires-
dc.contributor.authorVasques, Christiane Inocêncio-
dc.contributor.authorReis, Paula Elaine Diniz dos-
dc.contributor.authorCiol, Marcia Aparecida-
dc.date.accessioned2024-08-28T15:34:47Z-
dc.date.available2024-08-28T15:34:47Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVIEIRA, Nayara Narley Pires et al. Educational intervention to improve management of totally implanted vascular access device. Acta Paulista de Enfermagem, v. 37, p. eAPE02872, 2024. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2024AO00028722. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/WrsnYxVfXhXPnnDg9F7KLYH/?lang=en. Acesso em: 28 ago. 2024.pt_BR
dc.identifier.citation______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Nayara Narley Pires et al. Intervenção educativa para melhorar o manejo do dispositivo de acesso vascular totalmente implantado. Acta Paulista de Enfermagem, v. 37, p. eAPE02872, 2024. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2024AO00028722. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/WrsnYxVfXhXPnnDg9F7KLYH/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50201-
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para enfermeiros para aumentar o conhecimento e as habilidades práticas de manejo de dispositivos de acesso vascular totalmente implantados. Métodos: Estudo quase-experimental realizado em um hospital universitário. A intervenção incluiu exposição a um manual de procedimentos seguida de treinamento teórico-prático sete dias depois. Oitenta e um enfermeiros foram avaliados no início do estudo, após autoexposição ao manual e após receberem treinamento teórico-prático. Os participantes foram avaliados quanto ao seu conhecimento e habilidades práticas no gerenciamento de dispositivos de acesso vascular totalmente implantados. Estatísticas descritivas foram realizadas para todas as variáveis. O teste t pareado foi utilizado para examinar se a pontuação média mudou desde a linha de base até a primeira e segunda avaliações de conhecimento, acesso, desacesso e manutenção do cateter. O nível de significância foi definido como 0,05. Resultados: Os aumentos médios nas pontuações após a exposição dos enfermeiros ao manual foram de 18,2 pontos para conhecimento, com 16,5 pontos para técnica de acesso, 15,5 para técnica de desacesso e 24,2 para técnica de manutenção do cateter. Após o treinamento teórico-prático, observamos aumento médio de 4,2 pontos para acesso, com 3,9 para desacesso e 4,2 para manutenção do cateter. Conclusão: A intervenção educativa para enfermeiros aumentou os escores médios de conhecimentos e habilidades práticas. Ao final da intervenção, 75% dos enfermeiros atingiram pelo menos 33 pontos de 38 para conhecimento e 77%, 77% e 78% obtiveram escores perfeitos para acesso, desacesso e manutenção, respectivamente. A intervenção educativa foi eficaz na melhoria do conhecimento e das habilidades práticas para manejo de dispositivos de acesso vascular totalmente implantados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherEscola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducational intervention to improve management of totally implanted vascular access devicept_BR
dc.title.alternativeIntervenção educativa para melhorar o manejo do dispositivo de acesso vascular totalmente implantadopt_BR
dc.title.alternativeIntervención educativa para mejorar el manejo del dispositivo de acceso vascular totalmente implantadopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDispositivos de acesso vascularpt_BR
dc.subject.keywordCateteres venosos centraispt_BR
dc.subject.keywordCuidados de enfermagempt_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37689/acta-ape/2024AO00028722pt_BR
dc.description.abstract1Objective: To evaluate the effect of an educational intervention for nurses to increase knowledge and practical skills of management of totally implanted vascular access devices. Methods: A quasi-experimental study conducted in a teaching hospital. The intervention included exposure to a manual of procedures followed by a theoretical-practical training seven days later. Eighty-one nurses were evaluated at baseline, after self-exposure to the manual, and after receiving the theoretical-practical training. Participants were evaluated on their knowledge and practical skills of totally implanted vascular access device management. Descriptive statistics were performed for all variables. Paired t test was used to examine whether the mean score changed from the baseline to first and second assessments of knowledge, access, de-access and maintenance of catheter. Significance level was set to 0.05. Results: Mean increases in scores after nurses were exposed to the manual were: 18.2 points for knowledge, 16.5 points for access technique, 15.5 for de-access technique, and 24.2 for catheter maintenance technique. After the theoretical-practical training, we observed a mean increase of 4.2 points for access, 3.9 for de access and 4.2 for catheter maintenance. Conclusion: The educational intervention for nurses increased mean scores of knowledge and practical skills. At the end of the intervention, 75% of the nurses reached at least 33 points out of 38 for knowledge, and 77%, 77%, and 78% had perfect scores for access, de-access, and maintenance, respectively. The educational intervention was effective in improving knowledge and practical skills for management of totally implanted vascular access devices.pt_BR
dc.description.abstract2Objetivo: Evaluar el efecto de una intervención educativa para enfermeros para aumentar los conocimientos y las habilidades prácticas de manejo de dispositivos de acceso vascular totalmente implantados. Métodos: Estudio cuasi experimental realizado en un hospital universitario. La intervención incluyó la exposición a un manual de procedimientos, seguida de una capacitación teórico-práctica siete días después. Se evaluó a 81 enfermeros al comienzo del estudio, después de la autoexposición al manual y después de recibir la capacitación teórico-práctica. Los participantes fueron evaluados respecto a sus conocimientos y habilidades prácticas en la gestión de dispositivos de acceso vascular totalmente implantados. Se realizaron estadísticas descriptivas para todas las variables. Se utilizó el test-t pareado para examinar si el puntaje promedio cambió desde la línea basal hasta la primera y segunda evaluación de conocimientos, acceso, desacceso y mantenimiento del catéter. El nivel de significación fue definido como 0,05. Resultados: El aumento promedio de los puntajes después de la exposición de los enfermeros al manual fue de 18,2 puntos en el conocimiento, con 16,5 puntos en la técnica de acceso, 15,5 en la técnica de desacceso y 24,2 en la técnica de mantenimiento del catéter. Después de la capacitación teórico práctica, observamos un aumento promedio de 4,2 en el acceso, 3,9 en el desacceso y 4,2 en el mantenimiento del catéter. Conclusión: La intervención educativa para enfermeros aumentó el puntaje promedio de conocimientos y habilidades prácticas. Al final de la intervención, el 75 % de los enfermeros alcanzó por lo menos 33 puntos de 38 en el conocimiento y el 77 % obtuvo puntaje perfecto en el acceso y en el desacceso y el 78 % en el mantenimiento. La intervención educativa fue eficaz en la mejora de los conocimientos y habilidades prácticas para el manejo de dispositivos de acceso vascular totalmente implantados.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8860-4073pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9586-9486pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9782-3366pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6406-4706pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Washingtonpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Enfermagem (FS ENF)pt_BR
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