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BiancaDaNobregaRogoski_TESE.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFlores, Eileen Pfeiffer-
dc.contributor.authorRogoski, Bianca da Nóbrega-
dc.date.accessioned2024-08-29T01:16:53Z-
dc.date.available2024-08-29T01:16:53Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationROGOSKI, Bianca da Nóbrega. Empatia literária e interpessoal entre crianças : efeitos da metodologia LuDiCa. 2023. 168 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Reabilitação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50204-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA empatia literária surgiu como objeto de pesquisa de interesse nas ciências sociais, a partir da ideia de que ela pode fomentar a empatia nas interações humanas. Entretanto, para se entender o conceito de empatia literária, é preciso entender, primeiro, o conceito de empatia. O presente trabalho mostra que ambos os conceitos têm sido utilizados de formas confusas em pesquisas. Assim, o primeiro objetivo aqui é clarificar os conceitos de empatia e empatia literária. O Estudo 1 consiste em uma análise conceitual de empatia, com base na fenomenologia e na filosofia da linguagem. A empatia é vista como uma experiência primordial, com conteúdo não primordial, relativo às vivências de um Outro. Caso modelo, contraexemplo, conceitos afins e caso limítrofe foram técnicas utilizadas e discutidas para melhor entendimento do conceito de empatia. Finaliza-se esse Estudo com a proposição do neologismo CompreensãoEmpatia, pensado a partir da conclusão conceitual de que são indissociáveis. O Estudo 2 examina o conceito de CompreensãoEmpatia Literária. A partir da tese de que esta é um caso limítrofe de CompreensãoEmpatia, discutem-se semelhanças e diferenças entre as duas experiências. Conclui-se que a CompreensãoEmpatia Literária faz parte da polissemia do conceito de compreensão narrativa. E defende-se, como forma promissora do estudo da CompreensãoEmpatia Literária e sua relação com a CompreensãoEmpatia, os encontros de leitura em grupo. Os Estudos 3 e 4 são pesquisas empíricas sobre a CompreensãoEmpatia Literária, com a utilização da Leitura Dialógica para Compreensão Profunda – LuDiCa. No Estudo 3 objetivou-se verificar o potencial da LuDiCa para promover expressões de CompreensãoEmpatia entre os participantes e CompreensãoEmpatia Literária, na interação destes com a narrativa. Foram utilizadas obras com histórias de pessoas imigrantes e refugiadas. As 12 crianças participantes passaram por um delineamento de sujeito único por grupo, com uso de sondas. Os resultados indicaram potencial da LuDiCa para em promover demonstrações de CompreensãoEmpatia, interpessoal e literária. Por fim, o Estudo 4 objetivou verificar como se dá o surgimento de instâncias de identificação entre leitor e personagens. Partiu-se de hipótese contrária aos estudos tradicionais, que consideram que, para um leitor se engajar em uma narrativa, é necessário que esta contenha elementos de identificação com ele. Foram utilizadas duas obras da literatura infanto-juvenil, uma com muitos elementos de identificação do personagem com as crianças (condição experimental 1) e a outra, com personagens refugiados evivências distantes (condição experimental 2). Os resultados apontaram que as identificações são inauguradas pelos leitores, durante a experiência de leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEmpatia literária e interpessoal entre crianças : efeitos da metodologia LuDiCapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAnálise conceitualpt_BR
dc.subject.keywordEmpatiapt_BR
dc.subject.keywordLeitura dialógicapt_BR
dc.subject.keywordNarrativapt_BR
dc.description.abstract1Literary empathy emerged as an object of research of interest in the social sciences, based on the idea that it can foster empathy in human interactions. However, to understand the concept of literary empathy, it is necessary to first understand the concept of empathy. The present work shows that both concepts have been used in confusing ways in research. Thus, the first objective here is to clarify the concepts of empathy and literary empathy. Study 1 consists of a conceptual analysis of empathy, based on phenomenology and philosophy of language. Empathy is seen as a primordial experience, with non-primordial content, related to the experiences of an Other. Model case, counterexample, related concepts and borderline case were techniques used and discussed to better understand the concept of empathy. This Study ends with the proposition of the neologism ComprehensionEmpathy, thought from the conceptual conclusion that they are inseparable. Study 2 examines the concept of Literary ComprehensionEmpathy. Based on the thesis that Literary ComprehensionEmpathy is a borderline case of ComprehensionEmpathy, similarities and differences between the two experiences are discussed. It is concluded that Literary ComprehensionEmpathy is part of the polysemy of the concept of narrative comprehension. Group reading meetings are advocated as a promising way of studying Literary ComprehensionEmpathy and its relationship with ComprehensionEmpathy. Studies 3 and 4 are empirical researchs on Literary ComprehensionEmpathy, using Dialogical Reading for DeepComprehension – LuDiCa. In Study 3, the objective was to verify the potential of LuDiCa to promote expressions of ComprehensionEmpathy among participants and Literary ComprehensionEmpathy, in their interaction with the narrative. Books with stories of immigrants and refugees were used. The 12 participating children underwent a single subject per group design, using probes. The results indicated LuDiCa's potential to promote demonstrations of ComprehensionEmpathy, interpersonal and literary. Finally, Study 4 aimed to verify how instances of identification between reader and characters arise. The hypothesis was contrary to traditional studies, which consider that, for a reader to engage in a narrative, it must contain elements of identification with him. Two children literature were used, one with many elements of character identification with children (experimental condition 1) and the other, with refugee characters and distant experiences (experimental condition 2). The results showed that identifications are initiated by readers during the reading experience.pt_BR
dc.contributor.emailrogoski.bianca@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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