Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Ricardo José de | - |
dc.contributor.author | Santana, Suzane Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T02:15:12Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T02:15:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Suzane Garcia de. The role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers. 2023. 38 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50207 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Construir representações cardinais e ordinais é crucial para desenvolver uma compreensão
completa dos números nos primeiros anos de educação. Uma questão em aberto é se, e em caso
afirmativo, como essas duas representações estão envolvidas em cálculos aritméticos em
crianças. Pesquisas anteriores indicam uma mudança no curso do desenvolvimento dessas
representações, com a cardinalidade sendo responsável pelas habilidades aritméticas das
crianças mais novas, e a ordinalidade desempenhando um papel apenas após a primeira ou a
segunda série. Aqui abordamos essa questão investigando representações cardinais e ordinais
dos números em uma amostra de crianças em idade pré-escolar de escolas públicas da cidade
de Brasília. Nossos resultados indicam que o conhecimento da ordinalidade numérica está
associado às habilidades de adição de pré-escolares, mesmo após controlar a inteligência fluida
e as habilidades verbais. Além disso, descobrimos que as representações ordinais mediam o
efeito amplamente relatado da cardinalidade na adição simples. O presente estudo fornece
evidências de que já na pré-escola as representações ordinais desempenham um papel na
aritmética básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | The role of numerical ordinality on basic arithmetic in preschoolers | pt_BR |
dc.title.alternative | O papel da ordinalidade numérica na aritmética básica de pré-escolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pré-escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Operações aritméticas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Building cardinal and ordinal representations is crucial for developing a full understanding of
number in the first years of education. One open question is whether, and if so, how, these two
representations are involved in arithmetic computations in children. Previous research indicates
a shift in the developmental course of these representations, with cardinilaty being responsible
for arithmetic skills of younger children, and ordinality playing a role only after first or second
grades. Here we addressed this issue by investigating cardinal and ordinal representations of
number in a sample of preschool children from two public schools located in the inner city of
Brasília. Our results indicate that knowledge of numerical ordinality is associated with
preschooler’s addition skills even after controlling fluid intelligence and verbal skills.
Moreover, we found that ordinal representations mediate the widely-reported effect of
cardinality on simple addition. The present study provides evidence that already in preschool
ordinal representations already have a role in basic arithmetic. | pt_BR |
dc.contributor.email | psi.suzanegarcia@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|