Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, César Augusto Tibúrcio | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Lyss Paula de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T20:00:11Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T20:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lyss Paula de. Contabilidade e mídias Sociais: a atuação de influenciadores digitais e divulgação de informações contábeis. 2023. 69 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50217 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da tese é investigar a atuação de influenciadores digitais em ambiente que envolva
divulgação de informação, tomada de decisões e escolhas contábeis. Para o alcance do objetivo,
três artigos foram desenvolvidos. O objetivo do primeiro artigo foi analisar os aspectos
regulatórios e as práticas implementadas pelos reguladores a respeito da divulgação de
informações contábeis em mídias sociais e da atuação dos influenciadores digitais. Foram
levantadas as ações dos reguladores de mercado da Austrália, Brasil e Estados Unidos. A
Austrália regulou algumas das esferas das mídias sociais e busca expandir as regras, estando
atenta à atuação dos influenciadores digitais. No Brasil há comportamento similar relacionado
aos influenciadores por parte da Comissão de Valores Mobiliários. Nos Estados Unidos, a
Securities and Exchange Commission costuma alertar os investidores quanto ao uso das mídias
sociais para fins de investimentos. O objetivo do segundo artigo foi investigar a disposição de
investir em uma empresa após o posicionamento contrário de um influenciador digital. O estudo
é um experimento, com a participação de duzentos e oitenta e um estudantes selecionados
aleatoriamente entre aqueles que tiveram acesso apenas ao conjunto de informações contábeis
de uma empresa e aqueles que também assistiram um vídeo contendo a opinião de uma
influenciadora digital. A influenciadora é analisada como alguém que decodifica a mensagem.
Os resultados evidenciam que os participantes que assistiram o vídeo, seguiram a opinião da
influenciadora e avaliaram a empresa mais negativamente, discordaram mais da previsão de
crescimento e foram menos dispostos a investir na empresa, como o posicionamento da
influenciadora. A influenciadora impacta os participantes e a sua opinião intensifica a decisão
do indivíduo mesmo quando a informação contábil está disponível e isso acontece independente
de gênero, tempo de graduação e experiência enquanto investidor. O objetivo do terceiro artigo
foi investigar a capacidade do influenciador digital de sobrepor sua opinião contrária ao
reconhecimento contábil de um ganho e de uma perda. O estudo é um experimento, com a
participação de quinhentos e noventa e oito estudantes, selecionados aleatoriamente entre
aqueles que tiveram acesso apenas a um trecho das notas explicativas e aqueles que também
assistiram um vídeo com a opinião de uma influenciadora digital. A influenciadora é analisada
como alguém que decodifica e reinterpreta a mensagem. Os resultados evidenciam que os
participantes que assistiram o vídeo, tanto para o caso dos ganhos quanto das perdas, foram
mais propensos a discordar do reconhecimento contábil, tal como a opinião da influenciadora.
Os resultados mostram o poder de persuasão dos influenciadores, revelando que o influenciador
pode atuar como um decodificador da mensagem e sobrepor sua opinião a um conteúdo contábil
específico. As evidências da tese contribuem com as pesquisas que buscam entender o papel e
a atuação dos influenciadores digitais no ambiente contábil. A pesquisa trata de um fenômeno
que alterou o processo de comunicação das empresas, sendo importante o aprofundamento do
assunto por parte da academia e dos reguladores que ensejam monitorar a atuação dos
influenciadores digitais que emitem opinião acerca de assunto regulado pelo mercado
financeiro. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contabilidade e mídias Sociais : a atuação de influenciadores digitais e divulgação de informações contábeis | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação contábil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Divulgação da informação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of the thesis is to investigate the performance of digital influencers in an
environment that involves disclosing information, decision-making and accounting choices. To
reach the objective, three articles were developed. The objective of the first article was to
analyze the regulatory aspects and practices implemented by regulators regarding the disclosure
of accounting information in social media and the role of digital influencers. The actions of
market regulators in Australia, Brazil and the United States were surveyed. Australia has
regulated some of the spheres of social media and seeks to expand the rules, being aware of the
role of digital influencers. In Brazil there is similar behavior related to influencers by the
Securities and Exchange Commission. In the United States, the Securities and Exchange
Commission regularly warns investors about the use of social media for investment purposes.
The objective of the second article was to investigate the willingness to invest in a company
after the opposite positioning of a digital influencer. The study is an experiment, with the
participation of two hundred and eighty-one students randomly selected from those who only
had access to a company's accounting information and those who also watched a video
containing the opinion of a digital influencer. The influencer is analyzed as someone who
decodes the message. The results show that the participants who watched the video, followed
the influencer's opinion and evaluated the company more negatively, disagreed more with the
growth forecast and were less willing to invest in the company, such as the influencer's
positioning. The influencer impacts the participants and her opinion intensifies the individual's
decision even when accounting information is available and this happens regardless of gender,
graduation time and experience as an investor. The objective of the third article was to
investigate the ability of the digital influencer to superimpose his contrary opinion to the
accounting recognition of a gain and a loss. The study is an experiment, with the participation
of five hundred and ninety-eight students, randomly selected among those who only had access
to an excerpt of the explanatory notes and those who also watched a video with the opinion of
a digital influencer. The influencer is analyzed as someone who decodes and reinterprets the
message. The results show that the participants who watched the video, both for gains and
losses, were more likely to disagree with the accounting recognition, such as the opinion of the
influencer. The results show the power of persuasion of influencers, revealing that the
influencer can act as a decoder of the message and superimpose his opinion on a specific
accounting content. The evidence of the thesis contributes to research that seeks to understand
the role and performance of digital influencers in the accounting environment. The research
deals with a phenomenon that has altered the communication process of companies, and it is
important for the academy and regulators to deepen the subject, who wish to monitor the
performance of digital influencers who issue an opinion on a subject regulated by the financial
market. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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