Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freire, Fátima de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Nilton Oliveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T20:00:12Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T20:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Nilton Oliveira da. (Des)construção do valor público na educação brasileira : uma análise abrangente de indicadores, austeridade fiscal e bem-estar social. 2024. 162 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50220 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo principal dessa pesquisa é identificar os fatores econômicos, sociais, intangíveis e
políticos que revelam valor público educacional e podem afetar o bem-estar-social num
ambiente de políticas de austeridade fiscal. Mark Moore (1995) introduziu o paradigma do
valor público, a partir de um arcabouço teórico que buscava convergências do setor privado
na gestão pública. Moore argumentava que a construção do valor público vai além das
retóricas, conferindo sentido aos esforços dos gestores públicos para encontrar soluções
criativas e adequadas. Desde então, o conceito de valor público tem sido abordado por
diversos teóricos, destacando a sua complexidade e evolução. No entanto, a mensuração do
valor público, especialmente na educação, enfrenta desafios devido à sua complexidade,
exigindo abordagens multifacetadas e consideração de indicadores de diferentes dimensões.
Nesse sentido, a contabilidade tem emergido como uma ciência com base sólida para
fundamentar a mensuração do valor público a partir de suas informações. A Administração
Pública tem assumido novas abordagens, como o Novo Serviço Público (NPS) e a governança
pública, com o intuito de aprimorar a gestão do valor público e se ajustar às constantes
transformações, focando a criação de valor em variados cenários. A pesquisa foi conduzida
em duas partes distintas: na primeira, buscou-se explorar, por meio de uma análise de
componentes confirmatória e elaboração de um modelo de mensuração, os indicadores
econômicos, sociais, intangíveis e políticos que refletem o valor público da educação, no
período de 2015 a 2022, para os 27 estados brasileiros. Na segunda etapa, por meio de um
modelo de equação estrutural de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), com o auxílio do
software SMARTPLS, foi realizada a análise da relação entre as políticas de austeridade
fiscal, o valor público educacional e o bem-estar social. Os resultados da pesquisa permitiram
uma compreensão aprofundada dos indicadores que moldam o valor público na educação
brasileira, bem como uma análise crítica dos impactos das políticas de austeridade fiscal nesse
contexto. Além disso, os resultados contribuíram para a discussão sobre como a promoção do
valor público educacional está diretamente relacionada ao bem-estar social. A pesquisa visou
preencher uma lacuna na compreensão da relação entre o valor público na educação, as
políticas de austeridade fiscal e seus impactos no bem-estar social. A relevância desse estudo
está intrinsecamente ligada à importância da educação como um serviço público fundamental
para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa. Além disso, a análise das
políticas de austeridade fiscal e seu impacto no valor público educacional permite uma
compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelos gestores públicos na busca por
equilibrar as restrições orçamentárias com a necessidade de promover uma educação acessível
e eficaz. Isso é particularmente relevante em cenários de mudanças, como os desafios
ocorridos na pandemia de COVID-19, por exemplo. A conexão entre valor público
educacional e bem-estar social adiciona uma dimensão prática à pesquisa, destacando a
importância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável e a melhoria
da qualidade de vida da sociedade como um todo. Compreender como as políticas
educacionais podem impactar o bem-estar social permite uma análise mais completa das
implicações socioeconômicas das decisões governamentais. Ademais, destaca-se o papel
relevante da informação contábil ao oferecer uma visão abrangente de fatores que influenciam
a eficácia do sistema educacional, contribuindo para orientar gestores públicos na alocação
eficiente de recursos e na promoção de uma educação de qualidade para todos os cidadãos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | (Des)construção do valor público na educação brasileira : uma análise abrangente de indicadores, austeridade fiscal e bem-estar social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Valor público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Austeridade fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this research is to identify the economic, social, intangible, and political
factors that reveal educational public value and may affect social well-being in an
environment of fiscal austerity policies. Mark Moore (1995) introduced the paradigm of
public value, based on a theoretical framework that sought convergences from the private
sector in public management. Moore argued that the construction of public value goes beyond
rhetoric, giving meaning to the efforts of public managers to find creative and appropriate
solutions. Since then, the concept of public value has been addressed by various theorists,
highlighting its complexity and evolution. However, measuring public value, especially in
education, faces challenges due to its complexity, requiring multifaceted approaches and
consideration of indicators from different dimensions. In this sense, accounting has emerged
as a science with a solid foundation to support the measurement of public value based on its
information. Public administration has adopted new approaches, such as the New Public
Service (NPS) and public governance, aiming to improve the management of public value and
adapt to constant transformations, focusing on creating value in various scenarios. The
research was conducted in two distinct parts: in the first, an exploratory analysis and the
development of a measurement model were sought to explore the economic, social,
intangible, and political indicators reflecting the public value of education from 2015 to 2022
for the 27 Brazilian states. In the second stage, through a partial least squares structural
equation modeling (PLS-SEM) with the assistance of SMARTPLS software, an analysis of
the relationship between fiscal austerity policies, educational public value, and social wellbeing was conducted. The research results provided a deep understanding of the indicators
shaping public value in Brazilian education, as well as a critical analysis of the impacts of
fiscal austerity policies in this context. Additionally, the results contributed to the discussion
on how the promotion of educational public value is directly related to social well-being. The
research aimed to fill a gap in understanding the relationship between public value in
education, fiscal austerity policies, and their impacts on social well-being. The relevance of
this study is intrinsically linked to the importance of education as a fundamental public
service for the development of a just and equitable society. Furthermore, analyzing fiscal
austerity policies and their impact on educational public value allows a deeper understanding
of the challenges faced by public managers in balancing budget constraints with the need to
promote accessible and effective education. This is particularly relevant in changing
scenarios, such as the challenges posed by the COVID-19 pandemic, for example. The
connection between educational public value and social well-being adds a practical dimension
to the research, emphasizing the importance of quality education for sustainable development
and the improvement of the overall quality of life of society. Understanding how educational
policies can impact social well-being allows for a more comprehensive analysis of the
socioeconomic implications of government decisions. Moreover, the relevant role of
accounting information in providing a comprehensive view of factors influencing the
effectiveness of the educational system is highlighted, contributing to guiding public
managers in the efficient allocation of resources and the promotion of quality education for all
citizens. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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