Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Botelho, Ducineli Regis | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Yuri Antônio de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T20:00:17Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T20:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Yuri Antônio de. Os antecedentes do letramento financeiro: análise empírica dos estudantes de graduação da UnB. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50234 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é analisar quais são os determinantes (antecedentes) do letramento
financeiro nos estudantes de graduação da Universidade de Brasília. Para o alcance desse
propósito, foi utilizado o método empírico-analítico com foco em três grupos de variáveis
explicativas: (i) perfis e históricos dos respondentes, (ii) aprendizagem formal e não-formal e
(iii) experiências (aprendizagem informal). Foram coletadas 400 respostas a partir da aplicação
de um questionário eletrônico estruturado, composto por 34 questões. Os resultados dos testes
empíricos, em relação ao grupo (i), revelaram que homens, alunos de engenharia e ciências
sociais aplicadas, com rendimento familiar acima de 10 salários mínimos, casados e cujos pais
tenham no mínimo formação no ensino superior tiveram nível de letramento superior aos
demais. No que se refere ao grupo (ii), os alunos que tiveram aulas de contabilidade e finanças
no ensino médio ou na faculdade, bem como os que preferem a internet e planejadores
financeiros como fonte de conhecimento apresentaram níveis de letramento superiores.
Ademais, alunos com maior preferência por mídias tradicionais apresentaram menores níveis
de letramento que os demais. No tocante à análise do grupo (iii), não há relação estatisticamente
relevante para corroborar com a hipótese levantada. Na segmentação por nível de proficiência
dos estudantes: aqueles com nível avançado, 30,25% da amostra, apresentaram uma nota média
cerca de 1 ponto superior ao nível intermediário, representado por 24,75% da amostra, e 3
pontos em relação ao nível básico, representado por 45% dos respondentes. Por fim, este
trabalho contribui com a literatura ao preencher lacunas, apontadas por Goyal e Kumar (2020),
de pesquisas sobre letramento financeiro em países não-ocidentais e/ou em desenvolvimento.
Ademais, a proposta de se analisar o nível de letramento dos indivíduos sob a consideração das
fontes de conhecimento e aprendizado – além de ir ao encontro da iniciativa da OCDE de
reconhecer não apenas o aprendizado formal, mas o não-formal e o informal, também permite
o avanço da discussão de novas perspectivas de análise do letramento financeiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os antecedentes do letramento financeiro : análise empírica dos estudantes de graduação da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento financeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem formal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this work is to analyze which are the determinants (antecedents) of financial
literacy in undergraduate students at the University of Brasilia. To achieve this purpose, the
empirical-analytical method was used, focusing on three groups of explanatory variables: (i)
respondents' profiles and histories, (ii) formal and non-formal learning and (iii) experiences
(informal learning). 400 responses were collected from the application of a structured electronic
questionnaire, consisting of 34 questions. The results of the empirical tests, in relation to group
(i), revealed that men, students of engineering and applied social sciences, with a family income
above 10 minimum wages, married and whose parents had at least higher education, had a
literacy level superior to the others. Regarding group (ii), students who took accounting and
finance classes in high school or college, as well as those who prefer the internet and financial
planners as a source of knowledge, showed higher levels of literacy. Furthermore, students with
a greater preference for traditional media had lower levels of literacy than the others. Regarding
the analysis of group (iii), there is no statistically relevant relationship to corroborate the raised
hypothesis. In the segmentation by students' proficiency level: those with an advanced level,
30.25% of the sample, had an average score about 1 point higher than the intermediate level,
represented by 24.75% of the sample, and 3 points in relation to the level basic, represented by
45% of the respondents. Finally, this work contributes to the literature by filling gaps, pointed
out by Goyal and Kumar (2020), in research on financial literacy in non-Western and/or
developing countries. In addition, the proposal to analyze the literacy level of individuals
considering the sources of knowledge and learning - in addition to meeting the OECD initiative
to recognize not only formal learning, but non-formal and informal learning, also allows
advancing the discussion of new perspectives for analyzing financial literacy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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