Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50242
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DelimitacaoMitigacaoLacunas.pdf652,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
dc.contributor.authorSantos, Marcello José Barbosa dos-
dc.date.accessioned2024-08-30T15:39:38Z-
dc.date.available2024-08-30T15:39:38Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.citationALVARES, Lillian Maria Araujo de Rezende; SANTOS, Marcello José Barbosa dos. Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, Brasília, v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6454. Acesso em: 30 ago. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50242-
dc.description.abstractExplora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIbictpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDelimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensinopt_BR
dc.typeAnaispt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.rights.license(CC BY SA)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiropt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Museologia (FCI-Museologia)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.