Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Luanna Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Resende, Fabíola | - |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T15:47:54Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T15:47:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luanna Ferreira da; RESENDE, Fabíola; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. Sim, mulher brinca mamulengo: narrativas de mulheres brincantes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, p. 1–25, 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0206 . Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24972. Acesso em: 3 set. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50282 | - |
dc.description | Este trabalho resulta em 67% de reescrita da dissertação de Mestrado de Luanna Ferreira da Silva, defendida na Universidade de Brasília (UnB), em 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta duas narrativas (auto)biográficas de mulheres brincantes do Distrito Federal do Teatro de Bonecos Popular, mais especificamente o Mamulengo. Ancorado nas perspectivas decoloniais e feministas, no contexto de periferia do Ocidente, o artigo se propõe a relatar como mulheres artistas brincantes ocupam o centro da roda, protagonizando brincadeiras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sim, mulher brinca mamulengo : narrativas de mulheres brincantes | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) A Urdimento esta licenciada com: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/1414573101502024e0206 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article presents two (auto)biographical narratives of female actors from the Federal District of the Popular Puppet Theater, specifically the Mamulengo. Anchored in decolonial perspectives and feminism, in the context of the periphery of the West, the article proposes to report on how women puppeteers occupy the center of the wheel, playing the leading roles. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6596-6151 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-8106-918X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8788-4966 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|