Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50302
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SchoolPsychologyCOVID-19.pdf141,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PsicologiaEscolarCenario.pdf160,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Claisy Maria Marinho-
dc.contributor.authorGalvão, Pollianna-
dc.contributor.authorNunes, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão-
dc.contributor.authorNunes, Leonardo Vieira-
dc.date.accessioned2024-09-04T12:21:33Z-
dc.date.available2024-09-04T12:21:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARINHO-ARAUJO, Claisy Maria et al. School Psychology in the COVID-19 pandemic scenario: resignifying times and spaces for institutional action. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 39, e210079, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e210079. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/vD9pVxKXqkTqLD8ZN8JW7cx/?lang=en. Acesso em: 04 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.citation____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationMARINHO-ARAUJO, Claisy Maria et al. Psicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19: ressignificando tempos e espaços para a atuação institucional. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 39, e210079, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e210079. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/vD9pVxKXqkTqLD8ZN8JW7cx/?lang=en. Acesso em: 04 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50302-
dc.description.pt_BR
dc.description.abstractA disseminação da Coronavirus Disease 2019 foi classificada como pandemia em março de 2020, desencadeando uma grave crise. São inúmeros os fenômenos advindos desse momento inédito na história recente, diante dos quais a Psicologia Escolar tem muito a contribuir como área de produção científica, pesquisa e intervenção. Este artigo teórico teve como objetivo apresentar reflexões críticas sobre ações, reações e prospecções da área na pandemia. Foram apresentados levantamentos da literatura nacional e internacional no período e contribuições teóricas e reflexivas para a atuação em Psicologia Escolar destacando temas como: inclusão escolar, atuação institucional e formação continuada. As conclusões evidenciaram que, embora a pandemia da Coronavirus Disease 2019 tenha criado desafios ao psicólogo escolar, houve inúmeras transformações e avanços, como o fortalecimento das pessoas que permaneceram, corajosamente, trabalhando, ensinando e aprendendo. Os temas discutidos forneceram indicadores potentes de resistência na perspectiva de uma cultura do sucesso escolar para além do período pandêmico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSchool psychology in the COVID-19 pandemic scenario : resignifying times and spaces for institutional actionpt_BR
dc.title.alternativePsicologia Escolar no cenário da pandemia da COVID-19 : ressignificando tempos e espaços para a atuação institucionalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-0275202239e210079pt_BR
dc.description.abstract1The spread of Coronavirus Disease 2019 triggered a serious crisis and was classified as a pandemic in March 2020. Countless phenomena arose from this unprecedented event in recent history. In this connection, School Psychology has much to contribute as an area of scientific production, research and intervention. This theoretical article aimed to present critical reflections on actions, reactions and investigations in the area during the pandemic. Surveys of national and international literature in the period and theoretical and reflective contributions to the work in School Psychology were presented, highlighting topics such as: school inclusion, institutional work and continuing education. The conclusions showed that, although the Coronavirus Disease 2019 pandemic has created challenges for the school psychologist, a number transformations and advances have occurred such as the strengthening of the spirit of people who courageously remained working, teaching and learning. The topics discussed provided powerful indicators of resistance from the perspective of a school success culture extending beyond the pandemic period.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5411-8627pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7579-8852pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2330-829Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7265-6672pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Ceuma, Curso de Psicologia, Núcleo de Estudo em Psicologia na Educação no Maranhãopt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal Goiano, Cursos de Ciências Biológicas, Química e Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.