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dc.contributor.advisorCarneiro, Maria Helena da Silva-
dc.contributor.authorSacramento, Mercia Helena-
dc.date.accessioned2010-06-17T20:43:07Z-
dc.date.available2010-06-17T20:43:07Z-
dc.date.issued2010-06-17-
dc.date.submitted2009-12-
dc.identifier.citationSACRAMENTO, Mercia Helena. Higiene e representação social: o sujo e o limpo na percepção de futuros professores de Ciências. 2009. 211 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5030-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca contribuir para a discussão de questões relacionadas às representações sociais da higiene corporal, construídas por estudantes do início e do final de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, bem como verificar quais são as suas percepções sobre o sujo, o limpo e o corpo. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a abordagem estrutural de Abric. A pesquisa foi realizada em duas etapas: na primeira, com quarenta e nove iniciantes e cinqüenta e oito concluintes do curso e, na segunda etapa, com dezesseis iniciantes e dezesseis concluintes. O instrumento de pesquisa utilizado na primeira etapa da pesquisa foi o questionário, contendo a técnica da associação livre de palavras e questões abertas. Na segunda etapa foi utilizada a técnica da triagem hierárquica sucessiva. Após a tabulação dos dados e a análise dos resultados, verificou-se que tanto os iniciantes, quanto os concluintes têm um campo de representação que contém, praticamente, os mesmos atributos, mas estes se organizam de maneira diferente. Os resultados demonstram que há uma relação entre a higiene corporal e as percepções sensoriais dos estudantes, com destaque para a visão e o olfato. Outra constatação foi que a percepção de sujo e de limpo está vinculada aos cuidados com o corpo, ou seja, com aquilo que é visto ou sentido por eles ou pelos outros. Ao final da pesquisa concluiu-se que as representações sociais da higiene corporal, do sujo e do limpo, sofrem transformações ao longo do curso de licenciatura. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study aims to discuss issues related to social representations of bodily hygiene, built by students at the beginning and the end of a degree course in Biological Sciences, and to discover what are their perceptions about the dirty, the clean and the body. The theoretical framework was the Theory of Social Representations of Moscovici and structural approach of Abric. The survey was conducted in two phases: first, with forty-nine starters and fifty-eight graduates of the course and the second stage, beginning with sixteen and sixteen graduates. The survey instrument used in the first stage of the research was a questionnaire containing the technique of free association of words and open questions. In the second step we used the technique of successive hierarchical sorting. The analyses of the date showed that both beginners, as the graduates have a field of representation that contains virtually the same attributes, but these are organized differently. The results show that there is a relationship between the hygienic and sensory perceptions of students, especially sight and smell. Another finding was that the perception of the dirty and the clean is tied with the cares with the body, that is, with what it is seen or felt by them or the others. To the end of the research one concluded that the social representations of the corporal hygiene, from the dirty and the clean, suffer transformations throughout the degree course. ___________________________________________________________________________________ RESUMÉen
dc.description.abstractCette étude vise examiner les questions liées à les représentations sociales de l'hygiène corporelle, construit par les étudiants d'un cours de formation de professeur de biologie, et de découvrir quelles sont leurs perceptions le propre et le sale. Les données ont été interpreté avec l'aide de Ia théorie des représentations sociales de Moscovici et de l'approche structurelle de proposé par Abric. L´enquête a été menée en deux phases: d'abord, avec quarante-neuf étudiants qui était au début du cours de biologie et cinquante-huit em phase final de formation. L´instrument utilisé dans Ia première étape de Ia recherche était un questionnaire portant sur Ia technique de l'association libre des mots et des questions ouvertes. Dans Ia seconde étape, nous avons utilisé Ia technique de Tri-teste. L´analyse des résultats a montré que tant les étudiants débutants comme les étudiants en phase finale de cours ont un champ de représentation qui sont pratiquement les mêmes, mais celles-ci sont organisés différemment. Les résultats montrent qu'il existe une relation entre les perceptions de l'hygiènie et l'aspect sensorielles, en particulier Ia vision et l'odorat. Une autre constatation est que Ia perception du sale et du propre est en relation aux soins du corps, c'est à dire, avec les aspects visible où senti par eux ou par les autres. À Ia fin de l'étude ont peut conclure qu'il a eu des transformation dans les représentations sociales de l'hygiène, et propreté.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleHigiene e representação social : o sujo e o limpo na percepção de futuros professores de Ciênciasen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.subject.keywordHigiene corporalen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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