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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAntonelli, Joice Ribeiro Maciel-
dc.contributor.authorVersuti, Andrea Cristina-
dc.date.accessioned2024-09-09T11:32:07Z-
dc.date.available2024-09-09T11:32:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationANTONELLI, Joice; VERSUTI, Andrea. Beyond the image and the doll: Barbie as a device on Instagram. Disertaciones: Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social, [S, l.], v. 17, n. 2, 2024. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.13940. Disponível em: https://revistas.urosario.edu.co/index.php/disertaciones/article/view/13940. Acesso em: 9 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50312-
dc.description.abstractEm 2014, com o lançamento do perfil oficial da Barbie no Instagram, as pessoas se sentiram encorajadas a criar páginas para compartilhar imagens e histórias de suas bonecas Barbie, o que criou uma comunidade de bonecas no Instagram. O objetivo deste trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em curso, foi explorar essa comunidade on-line e compreender como a Barbie é retratada no Instagram, identificando também construções que refletem aspectos da nossa própria cultura. Para esta pesquisa, foi realizado um estudo netnográfico de 100 perfis do Instagram. De modo geral, constatamos que as imagens da boneca podem ser entendidas como dispositivos, o que se refere a qualquer artefato capaz de capturar e moldar gestos, comportamentos e opiniões das pessoas. Em geral, a Barbie é utilizada no Instagram como protagonista de narrativas de estilo de vida (88 % das páginas). Verificamos tam- bém que 11 % das páginas são dedicadas a editoriais de moda. Em ambos os casos, encontramos semelhanças consistentes entre as imagens e as legendas compartilhadas pelos usuários com as postadas no perfil oficial da boneca. Inesperadamente, este estudo também identificou perfis que utilizam imagens da Barbie para promover discussão de temas relacionados à população negra (1 % do total da amostra), o que demonstra uma nova forma de utilização das imagens da boneca.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidad del Rosariopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBeyond the image and the doll: Barbie as a device on Instagrampt_BR
dc.title.alternativeMás allá de la imagen y la muñeca : Barbie como dispositivo en Instagrampt_BR
dc.title.alternativeAlém da imagem e da boneca : Barbie como dispositivo no Instagrampt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBarbiept_BR
dc.subject.keywordInstagrampt_BR
dc.rights.license(CC BY NC)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.13940pt_BR
dc.description.abstract1n 2014, with the release of Barbie’s official profile on Instagram, people felt encouraged to create pages to share images and stories of their own Barbie dolls, creating a doll community on Instagram. The purpose of this work, part of an ongoing PhD research, was to explore this online community, understand how Barbie is portrayed on Instagram, and identify constructions that reflect aspects of our culture. For this investigation, a netnographic study of 100 Instagram profiles was performed. Overall, we found that the images of the doll can be understood as devices, which refers to any artifact capable of capturing and shaping people’s gestures, behavior, and opinions. In general, Barbie is used on Instagram as a protagonist of lifestyle narratives (88 % of the pages). We also found that 11 % of the pages are dedicated to fashion editorials. In both cases, we found consistent similarities between the images and captions shared by users with those posted on the doll’s official profile. Unexpectedly, this study also identified profiles that use images of Barbie to promote discussions of topics related to the black population, comprising 1 % of the total sample, demonstrating a new way of using the doll’s images.pt_BR
dc.description.abstract2En 2014, con el lanzamiento del perfil oficial de Barbie en Instagram, las personas se sintieron motivadas a crear páginas para compartir imágenes e historias de sus propias muñecas, lo que llevó a que se creara una comunidad de muñecas en Instagram. El propósito de este trabajo fue explorar esta comunidad, comprender cómo se retrata Barbie en Instagram e identificar construcciones que reflejen aspectos de nuestra cultura. Para esta investigación, se realizó un estudio netnográfico de 100 perfiles de Instagram. En general, las imágenes de la muñeca pueden entenderse como dispositivos, comprendidos como cualquier artefacto capaz de capturar y dar forma a los comportamientos y opiniones de las personas. Con frecuencia, Barbie se utiliza en Instagram como protagonista de narrativas de estilo de vida (88 % de las páginas). También se encontró que el 11 % de las páginas están dedicadas a editoriales de moda. En ambos casos, se evidenciaron similitudes entre las imágenes y leyendas compartidas por los usuarios y las publicadas en el perfil oficial. Inesperadamente, este estudio así mismo identificó perfiles que usan imágenes de Barbie para promover la discusión de temas relacionados con la población negra (1 %), lo que muestra una nueva forma de emplear las imágenes de la muñeca.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0258-0227pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3150-5015pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversity of Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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