Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lopes, Othon de Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Rangel Avelino da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T20:30:17Z | - |
dc.date.available | 2024-09-10T20:30:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Rangel Avelino da. Poder Judiciário e Governança Eleitoral: concentração de poderes e limites constitucionais. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50326 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem o objetivo de avaliar a conformidade constitucional do atual modelo
brasileiro de governança eleitoral, em especial no tocante ao acúmulo de atribuições reservadas
ao Poder Judiciário nessa área (jurisdicional, administrativa, consultiva e normativa). No
primeiro capítulo a pesquisa identifica aspectos introdutórios relacionados ao Estado
Democrático de Direito enquanto pressuposto de adequação de um modelo democrático de
governança eleitoral e seus efeitos concretos sobre o desenho das instituições destinadas a gerir
o processo eleitoral. No segundo capítulo a governança eleitoral é identificada como ferramenta
a ser acoplada de maneira exclusiva ou compartilhada entre os Poderes, tendo como elemento
definidor a maneira como são definidos os arranjos institucionais e constitucionais em cada
cenário, tal como ocorreu com a delegação ao Poder Legislativo durante o Império e a
superveniente incompatibilidade do modelo com o cenário de República presidencialista. O
capítulo ainda percorre as razões fundamentais para adoção do modelo judicial em 1932, além
de identificar nas estruturas formadas em 1932 (cenário de Governo Provisório centralizador,
sem constituição vigente e no qual a falta de segregação das funções estatais era solução, não
problema) as raízes da arquitetura institucional ímpar do modelo de governança eleitoral
brasileiro. Ao considerar que os processos de transição constitucional podem levar adiante
estruturas próprias de modelos anteriores, tal como ocorreu com o modelo de Justiça Eleitoral
ainda vigente, o terceiro capítulo avalia a conformidade da arquitetura institucional e da
dinâmica de funcionamento da governança eleitoral brasileira com as premissas teóricas
desenvolvidas nos capítulos anteriores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Poder Judiciário e Governança Eleitoral : concentração de poderes e limites constitucionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Judiciário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito eleitoral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aims to evaluate the constitutional conformity of the current Brazilian
model of electoral governance, especially about the accumulation of attributions reserved to the
Judiciary in this area (jurisdictional, administrative, consultative, and normative). In the first
chapter, the research identifies introductory aspects related to the Democratic Rule of Law as a
presupposition for the adequacy of a democratic model of electoral governance and its concrete
effects on the design of institutions designed to manage the electoral process. In the second
chapter, electoral governance is identified as a tool to be coupled exclusively or shared between
the Powers, having as a defining element the way in which institutional and constitutional
arrangements are defined in each scenario, as occurred with the delegation to the Legislative
Power during the Empire and the subsequent incompatibility of the model with the presidential
Republic scenario. The chapter also covers the fundamental reasons for adopting the judicial
model in 1932, in addition to identifying in the structures formed in 1932 (a centralized
Provisional Government scenario, without a current constitution and in which the lack of
segregation of state functions was a solution, not a problem) the roots of the unique institutional
architecture of the Brazilian electoral governance model. When considering that constitutional
transition processes can carry forward structures specific to previous models, as occurred with
the Electoral Justice model still in force, the third chapter assesses the conformity of the
institutional architecture and the functioning dynamics of Brazilian electoral governance with
the premises theories developed in previous chapters. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|