Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.author | Leite, Sabrina Gomes dos Santos Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T17:46:36Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T17:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-15 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Sabrina Gomes dos Santos Costa. A gestão democrática e as famílias. E daí?!: o caso do conselho escolar da Escola Classe Olhos d’Água – Samambaia, Distrito Federal. 2024. 176 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50372 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tratou da participação das famílias na Gestão Democrática, cujo
objetivo foi analisar o processo de participação das famílias na tomada de decisões
da escola sob a égide da Gestão Democrática na Escola Classe Olhos d’Água,
localizada em Samambaia, Distrito Federal, em 2023. De abordagem qualitativa, com
viés metodológico por meio de análise documental e estudo de caso, com a utilização
de dados de observações, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas, foi
possível obter uma percepção mais situada e em profundidade sobre a participação
das famílias sobre a questão em comento. Com base nos dados analisados,
compreendeu-se que, entre os desafios postos à participação das famílias na escola,
têm-se: pouco conhecimento acerca do Conselho Escolar pelas famílias; restrita
interlocução e ínfimo compartilhamento de informações sobre os recursos e a
prestação de contas; e, as famílias não participam da elaboração do Projeto Político
Pedagógico da instituição, além da distância entre o que predispõe tal documento e o
que é executado em relação à avaliação. Os dados construídos também apontaram
que a escola pesquisada já iniciou a busca por acolher e aproximar as famílias da
instituição com ações voltadas para esse objetivo, além de inserir ferramentas
tecnológicas na comunicação com as famílias. Diante dos achados, em momento final
das linhas que se seguem, tem-se a apresentação de uma Nota Técnica como
proposta de intervenção da realidade e como produto da presente empreitada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática e as famílias. E daí?! : o caso do conselho escolar da Escola Classe Olhos d’Água – Samambaia, Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Samambaia (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study dealt with the participation of families in Democratic Management,
whose objective was to analyze the process of family participation in school decisionmaking under the aegis of Democratic Management at Escola Classe Olhos d'Água,
located in Samambaia, Distrito Federal, in 2023. Using a qualitative approach, with a
methodological bias through documentary analysis and case study, using observation
data, document analysis and semi-structured interviews, it was possible to obtain a
more situated and in-depth perception of families' participation in the issue in question.
Based on the data analyzed, it was understood that, among the challenges posed to
families' participation in school, there are: little knowledge about the School Council by
families; restricted dialogue and minimal sharing of information about resources and
accountability; and, families do not participate in the preparation of the institution's
Pedagogical Political Project, in addition to the distance between what predisposes
such a document and what is carried out in relation to the evaluation. The data
constructed also showed that the school researched has already begun the search for
welcoming and bringing families closer to the institution with actions aimed at this
objective, in addition to inserting technological tools in communication with families. In
view of the findings, at the end of the lines that follow, a Technical Note is presented
as a proposal for intervention in reality and as a product of this undertaking. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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