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2024_SabrinaGomesDosSantosCostaLeite_DISSERT.pdf7,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMelo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.authorLeite, Sabrina Gomes dos Santos Costa-
dc.date.accessioned2024-09-17T17:46:36Z-
dc.date.available2024-09-17T17:46:36Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.date.submitted2024-05-15-
dc.identifier.citationLEITE, Sabrina Gomes dos Santos Costa. A gestão democrática e as famílias. E daí?!: o caso do conselho escolar da Escola Classe Olhos d’Água – Samambaia, Distrito Federal. 2024. 176 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50372-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tratou da participação das famílias na Gestão Democrática, cujo objetivo foi analisar o processo de participação das famílias na tomada de decisões da escola sob a égide da Gestão Democrática na Escola Classe Olhos d’Água, localizada em Samambaia, Distrito Federal, em 2023. De abordagem qualitativa, com viés metodológico por meio de análise documental e estudo de caso, com a utilização de dados de observações, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas, foi possível obter uma percepção mais situada e em profundidade sobre a participação das famílias sobre a questão em comento. Com base nos dados analisados, compreendeu-se que, entre os desafios postos à participação das famílias na escola, têm-se: pouco conhecimento acerca do Conselho Escolar pelas famílias; restrita interlocução e ínfimo compartilhamento de informações sobre os recursos e a prestação de contas; e, as famílias não participam da elaboração do Projeto Político Pedagógico da instituição, além da distância entre o que predispõe tal documento e o que é executado em relação à avaliação. Os dados construídos também apontaram que a escola pesquisada já iniciou a busca por acolher e aproximar as famílias da instituição com ações voltadas para esse objetivo, além de inserir ferramentas tecnológicas na comunicação com as famílias. Diante dos achados, em momento final das linhas que se seguem, tem-se a apresentação de uma Nota Técnica como proposta de intervenção da realidade e como produto da presente empreitada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA gestão democrática e as famílias. E daí?! : o caso do conselho escolar da Escola Classe Olhos d’Água – Samambaia, Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
dc.subject.keywordSamambaia (DF)pt_BR
dc.subject.keywordConselho escolarpt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present study dealt with the participation of families in Democratic Management, whose objective was to analyze the process of family participation in school decisionmaking under the aegis of Democratic Management at Escola Classe Olhos d'Água, located in Samambaia, Distrito Federal, in 2023. Using a qualitative approach, with a methodological bias through documentary analysis and case study, using observation data, document analysis and semi-structured interviews, it was possible to obtain a more situated and in-depth perception of families' participation in the issue in question. Based on the data analyzed, it was understood that, among the challenges posed to families' participation in school, there are: little knowledge about the School Council by families; restricted dialogue and minimal sharing of information about resources and accountability; and, families do not participate in the preparation of the institution's Pedagogical Political Project, in addition to the distance between what predisposes such a document and what is carried out in relation to the evaluation. The data constructed also showed that the school researched has already begun the search for welcoming and bringing families closer to the institution with actions aimed at this objective, in addition to inserting technological tools in communication with families. In view of the findings, at the end of the lines that follow, a Technical Note is presented as a proposal for intervention in reality and as a product of this undertaking.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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