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dc.contributor.authorLima, Paulo Vinícius Pereira de-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.date.accessioned2024-09-19T12:21:48Z-
dc.date.available2024-09-19T12:21:48Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Vinícius Pereira de; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Avaliação do desempenho matemático no PISA: foco nos países latino-americanos. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 29, n. 84, p. 1-23, jul./set. 2024. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3926. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3926. Acesso em: 19 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50387-
dc.description.abstractO Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem propiciado insights importantes sobre o desempenho dos estudantes no campo de conhecimento da Matemática na América Latina nas edições já realizadas, de 2000 até 2022. Infelizmente, os resultados alcançados revelam uma lacuna significativa entre os países latino-americanos e os países membros da OCDE que participam da avaliação. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral analisar os resultados na área de Matemática no Pisa nos países da América Latina nas edições de 2000-2022. Como metodologia, utilizamos a pesquisa exploratória com ênfase nos documentos oficiais divulgados pelo Pisa e disponibilizados pela OCDE. Os principais resultados revelam que os países da América Latina - Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, apresentam médias inferiores aos países que participam da avaliação, variando entre 334 e 456 pontos no decorrer das edições realizadas. Indicam, ainda, que os países latino-americanos têm conquistado posições inferiores e crescido de forma amena, demonstrando que os estudantes possuem habilidades básicas em Matemática apenas o bastante para entender resultados e resolver questões simples que estão relacionadas ao contexto, sem aprofundamento significativo. A análise contínua desses resultados é crucial para fortalecer políticas educacionais mais eficazes e promover a equidade no acesso a uma Educação Matemática de qualidade na América Latina.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho matemático no PISA : foco nos países latino-americanospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)pt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordResultadospt_BR
dc.subject.keywordAmérica Latinapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3926pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6679-8439pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado e Educação do Goiáspt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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