Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50412
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JuliaMoutinhoDiefenthaler_DISSERT.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Rodrigo Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorDiefenthaler, Júlia Moutinhopt_BR
dc.date.accessioned2024-09-20T20:28:22Z-
dc.date.available2024-09-20T20:28:22Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.date.submitted2023-12-01-
dc.identifier.citationDIEFENTHALER, Julia Moutinho. Metapragmáticas, poder e educação: a construção da representação das mulheres a partir da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50412-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Exame Nacional do Ensino Médio apresenta como objetivo principal avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica, apesar de acumular diversas outras funções, como a de balizar o currículo do Ensino Médio. Na esteira do desenvolvimento da organização da educação brasileira, o certame encontra suas bases em documentos como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Devido à notoriedade do exame, cuja importância vai além de discussões acadêmicas, ganha relevância o debate sobre o ensino de Língua Portuguesa proporcionar o desenvolvimento das Competências e das Habilidades previstas na Matriz de Referência do certame e, mais ainda, se elas de fato são avaliadas na prova. Ao considerarmos que os sentidos linguísticos não se organizam categoricamente porque emergem da interação, entender a linguagem como prática social implica compreendê-la como ação historicamente situada, que é construída socialmente e constrói identidades sociais, relações sociais e sistemas de reconhecimento de crenças (Resende; Ramalho, 2005). Assumindo que a educação é constituída como uma prática social (Fairclough, 2001), já que produz, reflete e é refletida por diversos discursos, os quais manipulam e são manipulados por redes de poder, é possível reconhecer a pertinência da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM ao abordar temáticas que vão além dos conhecimentos linguísticos ditos tradicionais. Sabendo que a construção de sentidos é dialógica e que todo signo é ideológico, discutese a negociação recíproca da alteridade alheia, aspecto que, quando relacionado à (re)construção de um imaginário social coletivo acerca da representação das mulheres em uma avaliação de larga escala, merece atenção. Por esse conjunto de fatores, o objetivo geral desta dissertação é analisar, na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM, a presença de metapragmáticas hegemônicas, as quais compõem o imaginário social coletivo brasileiro, em relação à representação das mulheres na avaliação, a fim de dar visibilidade a possíveis violências linguístico-discursivas. Para tanto, como enquadre teórico, valho-me da Linguística de Texto, de abordagem sociocognitiva e sociointeracional, amparando-me em Koch (2015), Marcuschi (2015), Bazerman (2011), Cavalcante (2019) e Van Dijk (2012), em interface com a Pragmática, sob a orientação de Pinto (2019), Dias (2019) e Signorini (2008), além de me alinhar às contribuições Feministas, Decoloniais (Fanon, 2010; Santos, 2002), Educacionais (hooks, 2019) e Discursivas (Thompson, 2011; Fairclough, 2003, 2006; Van Leeuwen, 1997). Como método, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se valeu da Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 2001; Resende; Ramalho, 2009; Bessa; Sato, 2018) e da Análise Documental (Cellard, 2008; Alves et al., 2021; Kobashi, 1996), elegendo como corpus as provas de 2009 a 2022 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM, além dos documentos da BNCC e da Matriz de Referência da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Estabeleci, como critério de inclusão, a seleção de questões de literatura cujos textos motivadores apresentassem aspectos estilísticos realistas, devido à natureza engajada dessa tendência artística. Os resultados mostraram que as questões analisadas engendram na família seu eixo temático principal, além de suscitarem metapragmáticas típicas de uma cultura patriarcal historicamente construída. Esperamos sugerir possíveis caminhos pedagógicos que possam dar visibilidade a metapragmáticas que decorrem de uma leitura crítica sobre texto (e autoria), comando/enunciado e itens/gabarito, conjuntamente, de modo a construir um ensino de língua portuguesa propício à superação das relações assimétricas de poder e ao desenvolvimento da consciência crítica do estudante.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMetapragmáticas, poder e educação : a construção da representação das mulheres a partir da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordMulheres - representaçõespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main aim of the National High School Examination (ENEM) is to assess student performance at the end of basic schooling, although it also covers a number of other functions, such as guiding the high school curriculum. In the light of the development of the organisation of Brazilian education, the exam is based on documents such as the 1988 Federal Constitution, the Education Guidelines and Bases Law (1996) and the National Common Curriculum Base (2018). Due to the significance of the exam, the importance of which goes beyond academic discussions, the debate about whether Portuguese language teaching provides for the development of the Competences and Skills set out in the exam's Reference Matrix and, even more so, whether they actually materialise in the test, is gaining relevance. If we consider that linguistic meanings are not categorically organised because they emerge from interaction, understanding language as a social practice implies understanding it as a historically situated action, which is socially constructed and builds social identities, social relationships and systems for recognising beliefs (Resende and Ramalho, 2005). Assuming that education is constituted as a social practice (Fairclough, 2001), since it produces, reflects and is reflected by various discourses, which manipulate and are manipulated by networks of power, it is possible to recognise the relevance of the ENEM Language test in covering themes that go beyond traditional linguistic knowledge. Knowing that the construction of meanings is dialogical and that every sign is ideological, we discuss the reciprocal negotiation of others' alterity, an aspect that, when related to the (re)construction of a collective social imaginary about the representation of women in a large-scale assessment, deserves attention. For this reason, the general aim of this essay is to analyse the presence of hegemonic metapragmatics in the ENEM Languages, Codes and their Technologies test, which make up the Brazilian collective social imaginary, in relation to the representation of women in the assessment, in order to give visibility to possible linguistic-discursive violence. To this end, as a theoretical framework, we use Text Linguistics, with a socio-cognitive and socio-interactional approach, based on Koch (2015), Marcuschi (2015), Bazerman (2011), Cavalcante (2019) and Van Dijk (2012), in dialogue with the Pragmatics of Pinto (2019), Dias (2019) and Signorini (2008), in addition to aligning ourselves with Feminist, Decolonial (Fanon, 2010; Santos, 2002), Educational (Hooks, 2019) and Discursive (Thompson, 2011; Fairclough, 2003, 2006; Van Leeuwen, 1997) contributions. As a method, this qualitative research used Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2001; Resende and Ramalho, 2009; Bessa; Sato, 2018) and Documentary Analysis (Cellard, 2008; Alves et al., 2021; Kobashi, 1996), choosing the 2009 to 2022 ENEM Language tests as the corpus, as well as the BNCC documents and the Languages test Reference Matrix. After filtering, the inclusion criteria were literature questions whose motivating texts present realistic stylistic aspects, due to the engaged aspect of this artistic movement. The results showed that the main theme of the questions analysed was the family, as well as giving rise to metapragmatics typical of a historically constructed patriarchal culture. We expect to suggest possible pedagogical approaches that can give visibility to the metapragmatics that result from a critical reading of the text (and authorship), the command/enunciation and the items/answer together, in order to build Portuguese language learning that is conducive to overcoming asymmetrical power relations and developing the student's critical awareness.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.