Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ormezinda Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Ruy Martins dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T20:28:24Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T20:28:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-17 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Ruy Martins dos Santos. Um galo sozinho não tece uma manhã: contribuições da extensão universitária para o desenvolvimento do letramento acadêmico. 2024. 236 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50415 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo investigar como a Extensão Universitária
possibilita o desenvolvimento do letramento acadêmico, a partir dos resultados
alcançados em um curso de extensão realizado com alunos do ensino médio e
professores da educação básica vinculados à rede estadual de ensino, graduandos e
pós-graduandos da Universidade Federal do Tocantins, em 2021, cuja temática foi a
leitura e a escrita no âmbito acadêmico. Nesse sentido, buscou-se nessa pesquisa,
especificamente: i) analisar a percepção dos oficineiros, no referido curso de
extensão, priorizando o papel social da Extensão Universitária; ii) investigar, a partir
da percepção dos oficineiros, como o projeto de extensão possibilitou uma
ressignificação da prática docente; iii) analisar a percepção dos colaboradores
estudantes e colaboradores oficineiros sobre a relevância da Extensão Universitária
no desenvolvimento do letramento acadêmico dos participantes. Para tanto,
metodologicamente, a pesquisa está respaldada na abordagem qualitativa e de
natureza interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006). O corpus do estudo é constituído
pelo Curso de Extensão: Desenvolvendo o Letramento Acadêmico: Práticas de leitura
e escrita na Universidade. Dessa maneira, a proposta em questão está ancorada na
área de conhecimento denominada Linguística Aplicada, em uma “perspectiva
indisciplinar” (Moita Lopes, 2009, 2013) que se ocupa em pesquisar a linguagem
humana nas suas relações de interação social, bem como a concepção social de
Letramento (Lea; Street, 1998, 2014; Street 1995; 2012; 2014). Por fim, com os
resultados constatou-se que: a) a extensão se mostra como uma estratégia
privilegiada, capaz de possibilitar múltiplas interações que, às vezes, sem
necessariamente advir do ensino ou pesquisa, pode materializar o papel social da
universidade, viabilizando dessa maneira a ampliação e atuação da instituição; b) a
extensão universitária possibilita o fortalecimento social dos participantes nos
ambientes acadêmicos; e c) as atividades desenvolvidas na extensão universitária,
mais especificamente no curso alvo dessa pesquisa, contribuíram de forma
significativa, tanto para os cursistas quanto para os colaboradores-oficineiros,
reforçando as teorias já adquiridas no processo de ensino-aprendizagem no
compêndio universitário, induzindo os graduandos a uma melhor reflexão, percepção
e domínio acerca dos conteúdos ministrados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um galo sozinho não tece uma manhã : contribuições da extensão universitária para o desenvolvimento do letramento acadêmico | pt_BR |
dc.title.alternative | The university extension as enabling the development of academic practices : interfaces with academic literacy | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento acadêmico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to investigate how University Extension enables the development of
academic literacy, based on the results achieved in an extension course held with high
school students and basic education teachers linked to the state education network,
undergraduates and graduate students at the Federal University of Tocantins, in 2021,
whose theme was reading and writing in the academic sphere. In this sense, it was
specifically sought in this research: i) to analyze the perception of the workshops, in
the aforementioned extension course, prioritizing the social role of University
Extension; ii) to investigate, based on the perception of the workshops, how the
extension project enabled a reframing of teaching practice; iii) to analyze the
perception of student collaborators and workshop collaborators on the relevance of
University Extension in the development of the participants' academic literacy.
Methodologically, the research is based on a qualitative and interpretivist approach
(Denzin; Lincoln, 2006). The corpus of the study consists of the Extension Course:
Developing Academic Literacy: Reading and writing practices at university. In this way,
the proposal in question is anchored in the area of knowledge called Applied
Linguistics, in an "indisciplinary perspective" (Moita Lopes, 2009, 2013) which is
concerned with researching human language in its relations of social interaction, as
well as the social conception of Literacy (Lea; Street, 1998, 2014; Street 1995; 2012;
2014). Finally, the results show that: a) extension is shown to be a privileged strategy,
capable of enabling multiple interactions which, sometimes without necessarily
stemming from teaching or research, can materialize the social role of the university,
thus enabling the institution to expand and act; b) university extension enables the
social strengthening of participants in academic environments; and c) the activities
developed in university extension, more specifically in the course that is the target of
this research, have made a significant contribution, both for the course participants and
for the teacher collaborators, reinforcing the theories already acquired in the teachinglearning process in the university compendium, inducing the undergraduates to better
reflect on, perceive and master the content taught. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El presente estudio tuvo por objetivo investigar cómo la Extensión Universitaria
posibilita el desarrollo del “letramento” académico, a partir de los resultados
alcanzados en un curso de extensión realizado con alumnos de la enseñanza
secundaria y profesores de la educación básica vinculados a la red estatal de
enseñanza, graduandos y posgraduandos de la Universidad Federal de Tocantins, en
2021, cuya temática fue la lectura y la escritura en el ámbito académico. En este
sentido, esta investigación buscó , específicamente: i) analizar la percepción de los
talleristas, en dicho curso de extensión, priorizando el papel social de la Extensión
Universitaria; ii) investigar, a partir de la percepción de los talleristas, cómo el proyecto
de extensión posibilitó una resignificación de la práctica docente; iii) analizar la
percepción de los colaboradores estudiantes y colaboradores talleristas sobre la
relevancia de la Extensión Universitaria en el desarrollo del letramento académico de
los participantes. Para ello, metodológicamente, la investigación está respaldada en
el enfoque cualitativo y de naturaleza interpretativista (Denzin; Lincoln, 2006). El
corpus del estudio está constituido por el Curso de Extensión: Desarrollando el
Letramento Académico: Prácticas de lectura y escritura en la Universidad. De esta
manera, la propuesta en cuestión está anclada en el área de conocimiento
denominada Lingüística Aplicada, en una perspectiva indisciplinar (Moita Lopes, 2009,
2013) que se ocupa de investigar el lenguaje humano en sus relaciones de interacción
social, así como la concepción social de Letramento (Lea; Street, 1998, 2014; Street
1995; 2012; 2014). Finalmente, con los resultados fue encontrado que: a) la extensión
se muestra como una estrategia privilegiada, capaz de posibilitar múltiples
interacciones que, a veces, sin necesariamente derivar de la enseñanza o
investigación, puede materializar el papel social de la universidad, viabilizando de esta
manera la ampliación y actuación de la institución; b) la extensión universitaria
posibilita el fortalecimiento social de los participantes en los ambientes académicos; y
c) las actividades desarrolladas en la extensión universitaria, más específicamente en
el curso objetivo de esta investigación, contribuyeron de manera significativa, tanto
para los cursistas como para los colaboradores-talleristas, reforzando las teorías ya
adquiridas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en el compendio universitario,
induciendo a los graduandos a una mejor reflexión, percepción y dominio acerca de
los contenidos impartidos. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|