Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Pinho, Karine Marques de | - |
dc.contributor.author | Bueno, Luisa Beatriz Ferreira | - |
dc.contributor.author | Satler, Corina Elizabeth | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T19:10:55Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T19:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.citation | PINHO, Karine Marques de; BUENO, Luisa Beatriz Ferreira; SATLER, Corina Elizabeth. Characterization of verbal fluency in young and older adults: Caracterização da fluência verbal em adultos jovens e idosos. Concilium, [S. l.], v. 24, n. 5, p. 331–348, 2024. DOI: 10.53660/CLM-3072-24E35. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/3072. Acesso em: 25 set. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50451 | - |
dc.description.abstract | Tarefas de fluência verbal (FV) são amplamente utilizadas na avaliação neuropsicológica do idoso, porém
percebe-se ausência de estudos brasileiros que comparem a FV entre faixas etárias utilizando tarefas de
diferentes modalidades. O objetivo deste estudo é investigar o desempenho de jovens e idosos saudáveis
em diferentes tarefas de FV (FAS, animais, frutas, ações e alternada), analisando de forma complementar
o uso de clustering e switching. A amostra foi composta por 80 adultos divididos em dois grupos de idade
(20-40; superior a 60 anos) e anos de escolaridade para o segundo grupo (escolaridade básica; superior).
Foram aplicados instrumentos para caracterização da amostra e cinco tarefas de FV. Variáveis
demográficas, clínicas e o desempenho nas tarefas de FV foram analisadas utilizando o teste t para amostras
independentes. Resultados indicaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos etários no
desempenho nas tarefas de FV. No grupo idoso, houve melhor desempenho nas tarefas fonológica, de ações
e alternada naqueles participantes com nível educacional mais elevado. Conclui-se que tarefas de FV são
sensíveis ao declínio esperado nas funções cognitivas-executivas pelo processo de envelhecimento típico,
bem como à influência da escolaridade, particularmente nas tarefas que exigem mais esforço cognitivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | CLIUM.ORG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Characterization of verbal fluency in young and older adults | pt_BR |
dc.title.alternative | Caracterização da fluência verbal em adultos jovens e idosos | pt_BR |
dc.type | Anais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Testes psicológicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognição | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.53660/CLM-3072-24E35 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Verbal fluency (VF) tasks are widely used in the neuropsychological assessment of older adults, however
there is a lack of Brazilian studies that compare VF between age groups using tasks of different modalities.
The objective of this study is to investigate the performance of healthy young and older adults in different
VF tasks (FAS, animals, fruits, actions and switching), analyzing in a complementary way the use of
clustering and switching. The sample consisted of 80 adults divided into two age groups (20-40; over 60
years old) and years of education for the second group (basic education; higher education). Instruments
were applied to characterize the sample and five VF tasks. Demographic and clinical variables and
performance on VF tasks were analyzed using the t test for independent samples. Results indicated a
statistically significant difference between age groups in performance on VF tasks. In the elderly group,
there was better performance in the phonological, action and switching tasks in those participants with a
higher educational level. It is concluded that VF tasks are sensitive to the expected decline in cognitive-
executive functions due to the typical aging process, as well as the influence of education, particularly in
tasks that require more cognitive effort. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-8816-6520 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2633-0417 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7821-2183 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasilia | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasilia | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Curso de Fonoaudiologia (FCE-FONO) | pt_BR |
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