Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Luciano Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T21:02:40Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T21:02:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Luciano Lopes. O corpo como lugar autobiográfico: narrativas performáticas no cotidiano e o ensino de Artes Visuais. 2024. 227 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50452 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação tem como mote uma pesquisa constituída pela abordagem narrativa e
autobiográfica em consonância com os conceitos de corpo e performance vivenciados
no cotidiano e no contexto do ensino de Artes Visuais. Pautado nesse caminho
investigativo, assumi o lugar de sujeito e objeto do estudo, ao trazer memórias e
experiências que fizeram parte da minha história de vida, assim como, aspectos
formativos e autoformativos. As memórias e as experiências foram partilhadas a partir
da construção de trechos narrativos, que versaram sobre o lugar da infância, da
adolescência, da maturidade, do pessoal e do profissional, vinculados com os fazeres
artísticos, particularmente a performance, como também, anunciaram outras
experiências vividas com a transição da prática docente da área de Matemática para
as Artes Visuais. Ao fazer referência sobre o momento de transição entre essas áreas,
onde o corpo do sujeito e professor performou-se a partir de embates, reflexões,
vivências e angústias, surgiu a nomenclatura trans-professor. Nesse sentido, foram
abordadas questões teóricas e metodológicas associadas com o campo da pesquisa
narrativa e autobiográfica, bem como, acerca do corpo e da performance,
provenientes de um olhar atento para outras pesquisas que também exploraram o
corpo como um território, um lugar, um caminho metodológico para instigar reflexões,
sobretudo, no âmbito do ensino de Artes Visuais. Portanto, acredito que a investigação
possa subsidiar que outros olhares e reflexões sejam lançados sobre os corpos dos
sujeitos, docentes e discentes, reverberando tanto nas questões subjetivas sobre si
mesmo quanto nas práticas pedagógicas propostas para o ensino de Artes Visuais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O corpo como lugar autobiográfico : narrativas performáticas no cotidiano e o ensino de Artes Visuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation's motto is research consisting of a narrative and autobiographical in
line with the concepts of body and performance experienced in everyday life and in the
context of Visual Arts teaching. Based on this investigative path, I took on the role of
subject and object of study, bringing back memories and experiences that were part of
my life story, as well as formative and self-formative aspects. Memories and
experiences were shared through the construction of narrative excerpts, which dealt
with the place of childhood, adolescence, maturity, the personal and the professional,
linked to artistic activities, particularly performance, as well as announcing other
experiences with the transition from teaching practice in the area of Mathematics to
Visual Arts. When referring to the moment of transition between these areas, where
the body of the subject and teacher performed based on clashes, reflections,
experiences and anxieties, the nomenclature trans-teacher emerged. In this sense,
theoretical and methodological issues associated with the field of narrative and
autobiographical research were addressed, as well as about the body and
performance, coming from a close look at other research that also explored the body
as a territory, a place, a methodological path to instigate reflections, especially within
the scope of Visual Arts teaching. Therefore, I believe that the investigation can support
other perspectives and reflections on the bodies of subjects, teachers and students,
reverberating both in subjective questions about oneself and in the pedagogical
practices proposed for teaching Visual Arts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|