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dc.contributor.advisorFerreira, Luiz Carlos Pinheiropt_BR
dc.contributor.authorMachado, Luciano Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-09-25T21:02:40Z-
dc.date.available2024-09-25T21:02:40Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationMACHADO, Luciano Lopes. O corpo como lugar autobiográfico: narrativas performáticas no cotidiano e o ensino de Artes Visuais. 2024. 227 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50452-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação tem como mote uma pesquisa constituída pela abordagem narrativa e autobiográfica em consonância com os conceitos de corpo e performance vivenciados no cotidiano e no contexto do ensino de Artes Visuais. Pautado nesse caminho investigativo, assumi o lugar de sujeito e objeto do estudo, ao trazer memórias e experiências que fizeram parte da minha história de vida, assim como, aspectos formativos e autoformativos. As memórias e as experiências foram partilhadas a partir da construção de trechos narrativos, que versaram sobre o lugar da infância, da adolescência, da maturidade, do pessoal e do profissional, vinculados com os fazeres artísticos, particularmente a performance, como também, anunciaram outras experiências vividas com a transição da prática docente da área de Matemática para as Artes Visuais. Ao fazer referência sobre o momento de transição entre essas áreas, onde o corpo do sujeito e professor performou-se a partir de embates, reflexões, vivências e angústias, surgiu a nomenclatura trans-professor. Nesse sentido, foram abordadas questões teóricas e metodológicas associadas com o campo da pesquisa narrativa e autobiográfica, bem como, acerca do corpo e da performance, provenientes de um olhar atento para outras pesquisas que também exploraram o corpo como um território, um lugar, um caminho metodológico para instigar reflexões, sobretudo, no âmbito do ensino de Artes Visuais. Portanto, acredito que a investigação possa subsidiar que outros olhares e reflexões sejam lançados sobre os corpos dos sujeitos, docentes e discentes, reverberando tanto nas questões subjetivas sobre si mesmo quanto nas práticas pedagógicas propostas para o ensino de Artes Visuais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO corpo como lugar autobiográfico : narrativas performáticas no cotidiano e o ensino de Artes Visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The dissertation's motto is research consisting of a narrative and autobiographical in line with the concepts of body and performance experienced in everyday life and in the context of Visual Arts teaching. Based on this investigative path, I took on the role of subject and object of study, bringing back memories and experiences that were part of my life story, as well as formative and self-formative aspects. Memories and experiences were shared through the construction of narrative excerpts, which dealt with the place of childhood, adolescence, maturity, the personal and the professional, linked to artistic activities, particularly performance, as well as announcing other experiences with the transition from teaching practice in the area of Mathematics to Visual Arts. When referring to the moment of transition between these areas, where the body of the subject and teacher performed based on clashes, reflections, experiences and anxieties, the nomenclature trans-teacher emerged. In this sense, theoretical and methodological issues associated with the field of narrative and autobiographical research were addressed, as well as about the body and performance, coming from a close look at other research that also explored the body as a territory, a place, a methodological path to instigate reflections, especially within the scope of Visual Arts teaching. Therefore, I believe that the investigation can support other perspectives and reflections on the bodies of subjects, teachers and students, reverberating both in subjective questions about oneself and in the pedagogical practices proposed for teaching Visual Arts.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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