Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gatti, Thérèse Hofmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Wesley de Souza Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-25T21:02:42Z | - |
dc.date.available | 2024-09-25T21:02:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Wesley de Souza Pereira. Programa de Avaliação Seriada no Distrito Federal: autonomia pedagógica, prática pedagógica e eu, professor de Artes Visuais na educação básica. 2023. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50456 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB)
implantado em 1996 está presente no cotidiano de muitos alunos e professores do
Ensino Médio na região do Distrito Federal. A presente dissertação de Mestrado
caminha com a pesquisa narrativa de caráter autobiográfico que articula e costura um
estudo teórico-reflexivo sobre as reverberações que o PAS-UnB causa no trabalho
docente. Há uma análise do percurso pessoal e dos desdobramentos das escolhas
nessa caminhada. Enxergando minha jornada como professor, como um ser em
constante processo de aprendizagem neste trabalho docente, estudo as proposições
de Tardif (2001, 2014) a respeito dos saberes docentes e o conceito de trabalho
docente conforme delineado por Tardif e Lessard (2014). Busco suscitar as
especificidades dos saberes e dos fazeres próprios dos professores de artes visuais.
É fundamental conhecer como se deu o processo de construção e consolidação do
Programa de Avaliação Seriada aplicado na Região do Distrito Federal. Pretende-se
com esta pesquisa conhecer o estado da arte do PAS-UnB, conectando-o à episódios
da vivência como discente e na prática como docente atravessado pelo PAS-UnB.
Interligado aos trechos narrativos temos como orientação nesse texto os conceitos de
autonomia docente de Contreras (2012), professor reflexivo de Schön (2001),
perpassando em sua complexidade a Educação Libertadora de Freire (2021) e a
construção identitária do professor como sujeito histórico-cultural, baseado em
Vygotsky (2003, 2005). A expectativa é a de motivar discussões sobre tais questões,
para que elas suscitem o debate sobre como podemos focar a prática pedagógica
para o programa de avaliação seriada aplicada no Distrito Federal respeitando a
autonomia pedagógica do professor de artes visuais, provocando um olhar atencioso
sobre os meandros do fazer pedagógico dessa categoria. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa de Avaliação Seriada no Distrito Federal : autonomia pedagógica, prática pedagógica e eu, professor de Artes Visuais na educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The University of Brasília's Sequential Evaluation Program (PAS-UnB),
implemented in 1996, is part of the daily lives of many high school students and
teachers in the Federal District region. This Master's dissertation follows a narrative
research approach with an autobiographical aspect that articulates and unites a
theoretical-reflective study on the reverberations caused by PAS-UnB in teaching
work. It involves an analysis of the personal journey and the consequences of choices
made along this path. Viewing my journey as a teacher, as an individual in a constant
learning process within this teaching role, I examine Tardif's propositions (2001, 2014)
regarding teaching knowledge and the concept of teaching work as outlined by Tardif
and Lessard (2014). I seek to highlight the specificities of knowledge and teachers'
own work of the visual arts teachers. Understanding the process of constructing and
consolidating the Sequential Evaluation Program applied in the Federal District is
crucial. This research aims to explore the state of the art of PAS-UnB, connecting it
with episodes from my experience as a student and in practice as a teacher influenced
by PAS-UnB. Interwoven with narrative sections, this text is guided by the concepts of
teaching autonomy by Contreras (2012), reflective teacher by Schön (2001), delving
into the complexity of Liberating Education by Freire (2021), and the construction of
the teacher's identity as a historical-cultural subject, based on Vygotsky (2003, 2005).
The expectation is to stimulate discussions on these issues, in order to spark
discussions on how we can focus pedagogical practice for the sequential evaluation
program applied in the Federal District while respecting the pedagogical autonomy of
visual arts teachers, prompting a careful look of the intricacies of the pedagogical work
within this category. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le Programme d’Evaluation Séquentielle de L’Université de Brasília (PASUnB), mis en place en 1996, est présent dans la vie quotidienne de nombreux
étudiants et enseignants du secondaire dans la région du District Fédéral. Cette thèse
de master suit une approche de recherche narrative à caractère autobiographique qui
entrelace et structure une étude théorique-réflexive sur les répercussions du PAS-UnB
dans le travail enseignant. Elle implique une analyse du parcours personnel et des
conséquences des choix effectués dans cette voie. En considérant mon cheminement
en tant qu'enseignant, en tant qu'individu dans un processus d'apprentissage constant
dans ce rôle d'enseignement, j'examine les propositions de Tardif (2001, 2014)
concernant les connaissances en enseignement et le concept de travail enseignant tel
qu'élaboré par Tardif et Lessard (2014). Je cherche à mettre en lumière les spécificités
des connaissances et des pratiques propres aux enseignants en arts visuels.
Comprendre le processus de construction et de consolidation du Programme
d'Évaluation Séquentielle appliqué dans le District fédéral est essentiel. Cette
recherche vise à explorer l'état de l'art du PAS-UnB, en le connectant à des épisodes
de mon expérience en tant qu'étudiant et dans ma pratique en tant qu'enseignant
influencé par le PAS-UnB. Entrelacé avec des sections narratives, ce texte est guidé
par les concepts d'autonomie de l'enseignement de Contreras (2012), d'enseignant
réflexif de Schön (2001), plongeant dans la complexité de l'Éducation Libératrice de
Freire (2021) et dans la construction de l'identité de l'enseignant en tant que sujet
historico-culturel, basé sur Vygotsky (2003, 2005). L'attente est de stimuler des
discussions sur ces questions, de susciter des débats sur la manière dont nous
pouvons focaliser la pratique pédagogique pour le programme d'évaluation
séquentielle appliqué dans le District fédéral tout en respectant l'autonomie
pédagogique des enseignants en arts visuels dans l'éducation de base, incitant à une
considération attentive des subtilités du travail pédagogique au sein de cette catégorie.
Mots-clés: PAS-UnB; Professeur d’arts visuels: Autonomie; Autonomie
d’enseignement; Enseignant réfléchissant. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|