Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cañas Chávez, Fidel Armando | pt_BR |
dc.contributor.author | Guzman, Henyerson Jesus Angulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T18:36:01Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T18:36:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.citation | GUZMAN, Henyerson Jesus Angulo. Linguagem inclusiva e/ou não binária: inclusão de alunes LGBTQIA+ no ensino de Espanhol como língua estrangeira. 2023. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50462 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a expansão da linguagem inclusiva e/ou não binária, nas últimas décadas,
que quebra com o binarismo nominal de gênero gramatical na língua espanhola, isto é, o
reconhecimento de outros gêneros gramaticais além do masculino e do feminino, nesta pesquisa
proponho descrever qual é o conhecimento atual destas alternativas da linguagem inclusiva e/ou
não binária que têm docentes de ELE formados por uma instituição federal de Brasília. Por meio
desta pesquisa, qualitativa-intepretativista, na modalidade de Estudo de caso, eu busco conhecer
qual é o posicionamento desse professorado com relação à inclusão de gênero nas aulas de
espanhol por meio de entrevistas e formulários; objetivo, também, elaborar um manual que
mostre as alternativas não binárias de inclusão que oferece a língua espanhola com a finalidade
de que professores de ELE possam usá-las em suas aulas, com alunes LGBTQIA+ e de todas as
identidades, pois considero que a Linguística Aplicada, tomando emprestadas as palavras do
professor Vilson Leffa (2001), tem a capacidade de responder “ao que a sociedade precisa”.
Dentre os resultados esperados, intenciona-se abrir uma discussão em torno do papel da
linguagem na constituição das identidades e da responsabilidade dos docentes na luta contra a
discriminação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Linguagem inclusiva e/ou não binária : inclusão de alunes LGBTQIA+ no ensino de Espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espanhol como língua estrangeira (ELE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem inclusiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the expansion, in recent decades, of inclusive and/or non-binary language, which
breaks with the nominal binarism of grammatical gender in the Spanish language, that is, the
recognition of other grammatical genders besides masculine and feminine, in this research I
propose to describe the current knowledge of these alternatives provided by inclusive and/or
non-binary language among ELE teachers graduated from a federal institution in Brasilia.
Through this qualitative-interpretative research, in the form of a case study, I intend to find out
what is the position of these teachers in relation to gender inclusion in Spanish classes through
interviews and forms; I also intend to create a manual that shows the non-binary inclusion
alternatives offered by the Spanish language so that EFL teachers can use them in their classes
with LGBTQIA+ students and students of all identities, because I believe that Applied
Linguistics, borrowing the words of Professor Vilson Leffa (2001), has the ability to respond "to
what society needs". Among the expected results, we intend to open a debate on the role of
language in the constitution of identities and the responsibility of teachers in the fight against
discrimination. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Ante la expansión, en las últimas décadas, del lenguaje inclusivo y/o no binario, que
rompe con el binarismo nominal del género gramatical en la lengua española, es decir, el
reconocimiento de otros géneros gramaticales además del masculino y el femenino, en esta
investigación me propongo describir el conocimiento actual de estas alternativas proporcionadas
por el lenguaje inclusivo y/o no binario entre profesores de ELE egresados de una institución
federal de Brasilia. A través de esta investigación cualitativa-interpretativa, en forma de estudio
de caso, pretendo averiguar cuál es la posición de estos profesores en relación a la inclusión de
género en las clases de español a través de entrevistas y formularios; También pretendo crear un
manual que muestre las alternativas de inclusión no binarias que ofrece la lengua española para
que los profesores de EFL puedan utilizarlas en sus clases con estudiantes LGBTQIA+ y de todas
las identidades, porque creo que la Lingüística Aplicada, tomando prestadas las palabras del
profesor Vilson Leffa (2001), tiene la capacidad de responder "a lo que la sociedad necesita".
Entre los resultados esperados, se pretende abrir un debate en torno al papel del lenguaje en la
constitución de las identidades y la responsabilidad de los profesores en la lucha contra la
discriminación. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|