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Título: Infância(s) na Ceilândia-DF : o que contam crianças sobre seus interesses e espaços
Autor(es): Silva, Angélica Aparecida Ferreira da
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Sociologia da infância
Participação infantil
Ceilândia (DF)
Infância
Experiências vivenciais
Data de publicação: 26-Set-2024
Referência: SILVA, Angélica Aparecida Ferreira da. Infância(s) na Ceilândia-DF: o que contam crianças sobre seus interesses e espaços. 2024. 255 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente pesquisa se insere no campo dos estudos sobre a(s) infância(s), na linha de pesquisas de Estudos Comparados em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A investigação tem por objetivo descrever e analisar o que conta um grupo de crianças, com idade entre 8 e 12 anos, moradoras de Ceilândia-DF acerca de sua(s) experiência(s) de infância(s), evidenciando seus interesses e desejos e as relações que estabelecem com o espaço onde vivem. Para tal investidura, esta tese se embasa nos aportes teórico-metodológicos do campo de estudos da(s) infância(s), dialogando com a Sociologia da Infância e, interdisciplinarmente, com a Geografia das Infâncias. É uma pesquisa com crianças que destaca a relevância de ouvir o que esses atores sociais têm a dizer sobre suas experiências de infância no contexto pesquisado. A investigação foi realizada no espaço residencial das crianças participantes, com o propósito de dialogar e ouvi-las em um ambiente diverso do escolar e como forma de desvinculá-las do papel de aluno. Para facilitar e ampliar a compreensão sobre o que elas tinham a dizer, foram utilizados desenhos, fotografias e conversas com as crianças sobre suas produções como estratégias metodológicas para o estabelecimento de um diálogo respeitoso e que valorizasse as suas diversas linguagens. Assim, a opção pela triangulação metodológica teve por finalidade a conjugação dessas diferentes ferramentas metodológicas, de modo a gerar dados e promover uma análise que prestigiasse a expressão dos conhecimentos e perspectivas das participantes da pesquisa. As crianças demonstraram interesse e desejo por ampliar o tempo de permanência e o acesso a espaços, institucionais e/ou públicos, que possibilitem a interação e a brincadeira com seus pares. As participantes reconheceram e ponderaram alguns fatores que limitam e restringem o seu acesso livre aos espaços públicos do setor onde residem. Além disso, tecem claras e objetivas avaliações sobre as condições e a organização dos espaços públicos do lugar onde residem, evidenciando a existência de poucos espaços que as crianças podem frequentar com segurança e liberdade. A pesquisa deixa evidente a potencialidade das falas das crianças, que revelam suas leituras de mundo.
Abstract: This research is part of the field of studies on childhood(s), in the line of research of Comparative Studies in Education, of the Postgraduate Program of the Faculty of Education of the University of Brasília (UnB). The investigation aims to describe and analyze what a group of children, aged between 8 and 12 years, living in Ceilândia - Federal District, say about their childhood experience(s), highlighting their interests and desires and the relationships they establish with the space where they live. For this purpose, this thesis is based on the theoretical-methodological contributions of the field of childhood studies, dialoguing with the Sociology of Childhood and, interdisciplinary, with the Geography of Childhood. It isa research with children that highlights the relevance of listening to what these social actors have to say about their childhood experiences in the researched context. The investigation was carried out in the residential space of the participating children with the purpose of dialoguing and listening to them in an environment different from the school environment and as a way of detaching them from the role of student. To facilitate and expand understanding of what they had to say, drawings, photographs and conversations with the children about their productions were used as methodological strategies for establishing a respectful dialogue that valued their different languages. Thus, the option for methodological triangulation aimed to combine these different methodological tools, in order to generate data and promote an analysis that honored the expression of the knowledge and perspectives of the research participants. The children demonstrated interest and desire to increase the length of stay and access to institutional and/or public spaces that allow interaction and play with their peers. The participants recognized and considered some factors that limit and restrict their free access to public spaces in the sector where they live. Furthermore, they provide clear and objective assessments of the conditions and organization of public spaces in the place where they live, highlighting the existence of few spaces that children can visit safely and freely. The research makes clear the potential of children’s speeches, which reveal their readings of the world.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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