Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50483
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_ProjetoExecucaoReabilitacao.pdf62,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Projeto, execução e reabilitação de obras de arte especiais
Autor(es): Pantoja, João da Costa (org.)
Buzar, Márcio Augusto Roma (org.)
Porto, Naiara Guimarães de Oliveira (org.)
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0763-0107
https://orcid.org/0000-0002-1164-2784
https://orcid.org/0000-0002-8879-2932
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasilia
Assunto: Engenharia civil
Engenharia civil (Estruturas)
Data de publicação: 2024
Editora: LaSUS FAU: Editora Universidade de Brasília
Referência: PANTOJA, João da Costa; BUZAR, Márcio Augusto Roma; PORTO, Naiara Guimarães de Oliveira (org.). Projeto, execução e reabilitação de obras de arte especiais. Brasília, DF: LaSUS FAU: Editora Universidade de Brasília, 2024. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/578. Acesso em: 01 out. 2024.
Resumo: Este livro explana de forma profunda e abrangente o tópico: obras de artes especiais. Essas estruturas, que não apenas conectam pessoas à diferentes lugares, mas também simbolizam a engenhosidade humana, a inovação técnica e a resiliência frente aos desafios naturais e urbanos, são resultado de uma gama de competências interligadas que perpassam a estética, segurança e funcionalidade. Antigamente eram construídas por artistas prendados com muito bom senso e sentido de beleza, por isso o nome atrelado à expressão de uma obra de arte. Foi assim que o termo se perpetuou até hoje, sendo essas construções compostas de projetos específicos para situações em particular, em que podemos citar as mais comuns como pontes, viadutos, passarelas e túneis. Como símbolos de progresso, unificação e beleza arquitetônica, os processos de projeto, execução e reabilitação dessas estruturas se tornam assuntos de extrema relevância para a sociedade. Os projetos são complexos e fascinantes, envolvendo uma combinação cuidadosa de engenharia estrutural, design estético e considerações práticas de uso e segurança. A geometria da ponte é determinada não apenas pela funcionalidade e carga esperada, mas também pelo impacto visual que terá no ambiente circundante. A execução é um processo minucioso que exige coordenação precisa entre diversas equipes e a aplicação rigorosa de técnicas de engenharia. Já a reabilitação é um processo essencial para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas existentes, que podem sofrer com o desgaste devido ao uso intenso, condições climáticas adversas ou problemas estruturais ao longo dos anos. Todos esses fatores interligados formam um emaranhado rico de assuntos a se abordar no estudo dessas estruturais de obras de artes especiais. Abordar o tema é fundamental pelo seu papel de importância na infraestrutura, estética urbana e vida das pessoas. A função de conexão para comunidades e facilidade no transporte de mercadorias e pessoas são exemplos da relevância desse tipo de estrutura na economia e desenvolvimento urbano. Por isso, compreender e debater sobre o assunto auxilia no exercício da sustentabilidade e garantia da qualidade de vida das pessoas
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/578. Acesso em: 01 out. 2024.
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.