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Título: Estratégias educativas para a elaboração de projetos de Arquitetura e Urbanismo a partir das habilidades da autoconsciência : um estudo multimétodo
Autor(es): Pimentel, Luciana Sofia França Caldas
Orientador(es): Almeida, Jaime Gonçalves de
Assunto: Arquitetura - projetos e plantas
Autoconhecimento
Expressão corporal
Psicologia social
Psicologia socialTeoria da mente
Data de publicação: 2-Out-2024
Referência: PIMENTEL, Luciana Sofia França Caldas. Estratégias educativas para a elaboração de projetos de Arquitetura e Urbanismo a partir das habilidades da autoconsciência: um estudo multimétodo. 2024. 197 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho analisa e avalia o ensino-aprendizagem nas atividades de projeto a partir da aplicação de técnicas para desenvolvimento das habilidades da autoconsciência (HAuto). Compreende-se que a autoconsciência é um processo mental estável o suficiente para ser visto como uma expressão pessoal (FENIGSTEIN, SCHEIER, & BUSS, 1975). Sob esta abordagem é apresentada uma intervenção nas atividades de ensino-aprendizagem, em especial aos exercícios de projeto e nos momentos de desenvolvimento para elaboração de projeto de arquitetura e urbanismo com a utilização das habilidades da autoconsciência (HAuto), destacando três: o autoconhecimento, a Teoria de Mente (ToM) e a percepção visual. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e comparativa, classificada como um quaseexperimento, em que é utilizado a medida de testagem T conforme sugerido por Shadish, Cook e Campbell (2002) e em dois tempos T1 e T2, pré e pós teste (CRESWELL, 2010). Além de comparar o resultado entre dois grupos, um grupo experimental e o outro grupo de controle, através da Escala de Autoconsciência Revisada (EAC-R, Scheier & Carver, 1985), houve cruzamento dos dados em que foi utilizado a entrevista semiestruturada nas equipes de estudantes do grupo experimental e avaliação de professores externos sobre os projetos finais de ambos os grupos (experimental e de controle). Parte da premissa que investigar as atividades de projeto nas disciplinas tronco dos cursos de AU levanta questões acerca da amplificação e qualidade para a formação do estudante e para a capacitação do professor. Após a coleta e cruzamento dos dados concluiu-se que a EAC-R e a avaliação dos professores externos não possibilitaram verificar a hipótese, mas indicou a possibilidade de elaboração de uma escala de avaliação direcionada para estudantes de AU que estejam utilizando as HAuto em seus projetos. As análises da entrevista semiestruturada foram positivas o que sugere que as HAuto utilizadas no desenvolvimento de projeto de AU pode ampliar a formação dos estudantes e a capacitação dos professores de projeto de AU.
Abstract: The present work analyzes and evaluates teaching-learning in project activities based on the application of techniques for developing self-awareness skills (HAuto). It is understood that self-awareness is a mental process stable enough to be seen as a personal expression (FENIGSTEIN, SCHEIER, & BUSS, 1975). Under this approach, an intervention is presented in teaching-learning activities, especially in design exercises and in moments of development for the elaboration of architectural and urban planning projects using the skills of selfawareness (HAuto), highlighting three: self-knowledge, Theory of Mind (ToM) and visual perception. This research is qualitative and comparative in nature, classified as a quasiexperiment, in which the testing measure T is used as suggested by Shadish, Cook and Campbell (2002) and in two times T1 and T2, pre and posttest (CRESWELL , 2010). In addition to comparing the results between two groups, one experimental group and the other control group, using the Revised Self-Consciousness Scale (EAC-R, Scheier & Carver, 1985), data was crossed using semi-structured interviews in the teams of students from the experimental group and evaluation by external teachers on the final projects of both groups (experimental and control). It starts from the premise that investigating project activities in the core disciplines of AU courses raises questions about amplification and quality for student training and teacher training. After collecting and crossing the data, it was concluded that the EAC-R and the evaluation of external teachers did not make it possible to verify the hypothesis, but indicated the possibility of developing an evaluation scale aimed at AU students who are using HAuto in their projects. The analyzes of the semi-structured interview were positive, which suggests that the HAuto used in the development of AU projects can expand the training of students and the training of teachers in AU projects.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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