Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Barbosa, Ericka Fernandes Vieira | - |
dc.contributor.author | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T13:48:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-03T13:48:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Ericka Fernandes Vieira; VERSUTI, Andrea Cristina. Máquina de rostidades na educação básica: cartografando a literatura crítica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. e267073, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349267073por. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/p3BCq8JhrVqN9ddMkBSzDNy/?lang=pt#. Acesso em: 03 out. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50519 | - |
dc.description.abstract | Esta cartografia revisou a literatura acadêmica que se amparou no conceito de máquina
de rostidades com o objetivo de desvelar como produtores de artigos científicos adotaram
essa referência para analisar a dinâmica da educação básica no Brasil, que acontece no
macroespaço de regulamentos e outros códigos de controle ou no microespaço político
da escola. Esse conceito orienta a reflexão sobre a construção coletiva de significâncias e
subjetividades na sociedade, porque, segundo seus teóricos, convicções e desejos comuns
são estratégias abstratas da indústria capitalista para a padronização humana e para sua
correlata, a exclusão, enquanto o consenso lhes atribui validade. Após busca digital da
literatura na base de dados Google Acadêmico, encontramos 16 artigos, publicados em
periódicos científicos de língua portuguesa, que estudaram o processo de homogeneização
operando no território da educação nacional, mas, sobretudo, detectamos, nesses textos,
movimentos políticos que levam à educação menor defendida por Silvio Gallo, possível
quando ações coletivas desenvolvidas na escola têm força para ir contra projetos de rostos-
cópias e para fabular outros códigos de aprendizagem à medida que resistem à prescrição
impessoal e às tentativas de castração do direito de pensar, de agir e de ser diferente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Máquina de rostidades na educação básica : cartografando a literatura crítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Machine of facialities in basic education : mapping critical literature | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Máquina de rostidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY 4.0. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349267073por | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This cartography revised the academic literature that was supported on the concept
of machine of facialities, with the aim of revealing how authors of scientific articles
adopted this reference to analyze the dynamics of basic education in Brazil, that occurs
in macrospace of regulations and other control codes or in the political microspace of
school. This concept guides the reflection about the collective construction of meanings
and subjectivities in society, because, according to its theorists, common convictions and
desires are abstract strategies of the capitalist industry for human standardization and
for its correlate, the exclusion, while the consensus attributes the validity. After a digital
search of the literature in the Google Scholar database, we found 16 articles, published
in scientific journals in Portuguese language, which studied the homogenization process
operating in the territory of national education, but, above all, we detected, in these texts,
political movements that lead to minor education advocated by Silvio Gallo, possible when
collective actions developed at school have the strength to go against face-copy projects
and to create other learning codes as they resist the impersonal prescription and attempts
to castrate the right to think, to act and to be different. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1280-2011 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasilia | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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