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Título: Sistema de Avaliação da Educação Básica : uma análise do período entre 2016 e 2022
Outros títulos: Basic Educational Assessment System : an analysis of the period between 2016 and 2022
Sistema Evaluación de Educación Básica : un análisis del período entre 2016 y 2022
Autor(es): Jesus, Girlene Ribeiro de
Araújo, Rosilene Cândida
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1782-1089
https://orcid.org/0009-0008-0858-3630
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Data de publicação: 25-Mai-2024
Editora: Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp Departamento Ciências da Educação
Referência: JESUS, Girlene Ribeiro de; ARAÚJO, Rosilene Cândida. Sistema de Avaliação da Educação Básica: uma análise do período entre 2016 e 2022. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, e023013, 2024. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19089. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19089. Acesso em: 08 out. 2024.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as principais mudanças ocorridas noSistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) entre os anos de 2016 e 2022. Para tanto, foi utilizada a pesquisa qualitativa, por meio da análise documental, com o uso de relatórios técnicos, documentos históricos e legislação pertinente. A análise efetuada evidencia um período de grandes mudanças, seguido por pandemia e estagnação. No período analisado, uma base nacional comum curricular foi implementada e trouxe mudanças significativas sobre o SAEB. Entre as principais alteraçõesocorridas ao longo desse período estão: inclusão de novos componentes curriculares na avaliação; unificação dasavaliações; e avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Conclui-se que no período analisado foram planejadas mudanças entre 2017 e 2018, e no período posterior essas foram simplesmente implementadas.
Abstract: The present study aims to analyze the main changes that occurred in the Basic Educational Assessment (SAEB) between 2016 and 2022. To this end, qualitative research was used through document analysis, with the use of technical reports, historical documents, and relevant legislation. The study highlights a period of major changes, followed by a pandemic and stagnation. In the analyzed period, a common national curriculum base was implemented, which brought significant changes to the SAEB. Among themain changes over this period are the inclusion of new curriculum components in the evaluation, unification of assessments, and evaluation of literacy in the 2nd year of elementary school. It is concluded that changes were planned between 2017 and 2018 inthe analyzed period, and in the later period, these changes were simply implemented.
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo analizar los principales cambios que ocurrieron en el Sistema de Evaluación de la Educación Básica (SAEB) entre 2016 y 2022. Con este fin, la investigación cualitativa se utilizó mediante el análisis de documentos, con el uso de informes técnicos, documentos históricos y legislación relevante. El análisis hizo destacar un período de cambios importantes, seguido de pandemia y estancamiento. En el período analizado, se implementó una base del plan de estudios nacional común y trajo cambios significativos al SAEB. Entre los principales cambios durante este período se encuentran: inclusión de nuevos componentes curriculares en la evaluación; unificación de evaluaciones; y evaluación de la alfabetización en el segundo año de la escuela primaria. Se concluye que en el período analizado se planificaron cambios entre 2017 y 2018, y en el período posterior estos cambios simplemente se implementaron.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Informações adicionais: Acompanha vídeo e pareceres A e B.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY NC SA)
DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19089
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