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Título: Os significados da evasão escolar na educação profissional pública e privada
Outros títulos: The meanings of school drop ou in public and private professional education
Autor(es): Silva, Denise Bianca Maduro
Castioni, Remi
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
Afiliação do autor: Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade de Brasília
Assunto: Educação profissional
Ensino médio técnico
Evasão escolar
Política pública
Data de publicação: 26-Ago-2024
Editora: Universidade Federal de Juiz de Fora
Referência: SILVA, Denise Bianca Maduro; CASTIONI, Remi. Os significados da evasão escolar na educação profissional pública e privada. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 29, n. Dossiê Temático, e29034, 2024. DOI: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44368. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29034. Acesso em: 8 out. 2024.
Resumo: O objetivo deste estudo é ampliar as análises sobre a educação profissional e a evasão escolar no ensino médio técnico, presentes no Estado, entendido como terreno de disputas políticas entre os interesses públicos e de mercado. Considera-se que os gestores são atores-chave para se aprofundar a compreensão dos debates sobre a política educacional, em especial a política de educação profissional e a importância do combate à evasão escolar nessa modalidade, um tema carente de pesquisas. Para a análise de casono Brasil,entre 2003 e 2016, aqui apresentado, fez-se a opção metodológica por focalizar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT) em razão dos investimentos do governo federal na referida Rede nos dois primeiros mandatos do presidente Lula e nos de Dilma Rousseff. A pesquisa, realizada no âmbito de tese doutoral, apoiou-se em análise documental e em entrevistas semiestruturadas com 18 gestores formuladores, coordenadores e implementadores dessas políticas, vinculados entre2003 e 2016 à RFEPT. O presente artigo apresenta, assim, as temáticas que foram recorrentes durante as entrevistas, explicitando os diferentes sentidos que permeiam o ensino médio técnico, ao se discutir a evasão escolar nesse nível e modalidade com os gestores. As crenças, conflitos, contrariedades, tendências e limites ficam expressos nas diferentes falas. A análise apresentada revela o terreno da política, os interesses do Estado, as priorizações e as disputas em jogo.
Abstract: The objective of this study is to expand the analyzes on professional education and school dropout in technical secondary education, present in the State, understood as a terrain of political disputes between public and market interests. It is considered that managers are key actors to the understanding of current debates on educational policy, especially professional education policy and the importance of combating school dropout in this modality, a topic lacking research. For the case analysis in Brazil between 2003 and 2016, presented here, the methodological choice was made to focus on the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPT), due to the federal government's investments in the first two mandates of President Lula and Dilma Roussef. The research, carried out as part of a doctoral thesis, was based on documentary analysis and semi-structured interviews with 18 managers who formulated, coordinated and implemented these policies, linked between 2003 and 2016 to RFEPT. This article therefore presents the themes that were recurrent during the interviews, explaining the different meanings that permeate technical secondary education, when discussing school dropout at this level and modality, with managers. Beliefs, conflicts, setbacks, tendencies and limits are expressed in the different statements. The analysis presented reveals the terrain of politics, the interests of the State, the prioritizations and the disputes at stake.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44368
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