Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pires, Flaviane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T20:24:51Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T20:24:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, Flaviane. A semiose na poesia de Arnaldo Antunes: o nome das coisas não são as coisas. 2024. 156 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50585 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evolução da técnica e dos recursos tecnológicos, relacionados à modernização dos meios
de produção, consequentemente resulta em inovadoras mudanças nos meios de concepção
artística. Nesse contexto, novas formas de criação literária e do fazer poético, aliadas às
tecnologias de ponta, também se estruturam, proporcionando um novo rumo à poesia. É
seguindo esses pressupostos que se propõe como objetivo geral, nesta pesquisa, destacar
subsídios que apontem para as possíveis relações semióticas que possam se estabelecer,
durante a confecção da poesia digital, bem como as diferenças ocasionadas na estética e
na recepção, por meio de sucessivas mudanças de suporte. Esse trabalho encontra-se
inserido no eixo de Literatura, seguindo a linha de pesquisa de Literatura e Outras Artes,
tendo em vista que a abordagem investigativa da nova sensibilidade, que sustenta a
desrealização e a variação de suporte, traz à tona as tendências estéticas que caracterizam
a produção poética contemporânea. A tese apresenta como problematização verificar as
possíveis relações semióticas que se estabelecem entre os aspectos composicionais,
próprios das tecnologias e de outros recursos combinados, entre as várias linguagens
utilizadas e as parcerias com as outras artes, ou seja, as inovações e flexibilizações que
possibilitam a produção de uma poesia visual alternativa que circula no espaço eletroeletrônico-digital. Essa pesquisa justifica-se por ser a internet um universo da
contemporaneidade que amplia a quantidade de possibilidades combinatórias, além da
acessibilidade e divulgação de obras. Outro aspecto, também abordado, encontra-se na
descentralização do “eu”, presente na poesia digital, acarretada pela dinâmica da tecnologia
computacional que, por conseguinte, estabelece-se também nas artes, em geral. Como
referência para análise escolheu-se a produção poética de Arnaldo Antunes, em especial
cinco obras do autor que foram publicadas em diferentes suportes. Principiando pelas
páginas dos livros Tudos e Nome, aos videopoemas, passando pelo cassete, CD, DVD até a
veiculação dos mesmos poemas do DVD Nome na internet, suas várias nuances, tipologias,
relações semióticas e conexões com outras artes que podem ser observadas no decorrer
desse trabalho. Nesse contexto, Arnaldo Antunes trata da relação entre a transparência da
arte realista e a objetivação do mundo, em contraponto com a sofisticação formal e a
valorização da subjetividade do artista na arte de vanguarda. Nesse trabalho, privilegia-se a
pesquisa de abordagem qualitativa; quanto aos objetivos é exploratória; quanto aos
procedimentos é uma pesquisa bibliográfica e netnográfica. A pesquisa apresenta uma
aproximação ao método Fenomenológico fundamentado, principalmente, nas obras e
entrevistas concedidas pelo poeta Arnaldo Antunes (1986, 1993, 1997, 2000, 2006, 2009) e,
também, em poetas e estudiosos, a saber: José Ortega y Gasset, (1999), Octávio Paz
(1991), Décio Pignatari (1978, 1979, 1981, 1995, 1989, 2004), Ricardo Araújo (1999), Walter
Benjamin (1989, 1991, 2000), Roger Chartier (1999, 1996, 1997, 2000) e Haroldo de
Campos (1991, 1997). Ainda, como referencial complementar, Herbert Marshall Mchulan
(1974, 1980), Piérre Lévy (1994, 2003), Lúcia Santaella (1997, 2003), Júlio Plaza (1993),
Júlio Plaza e Mônica Tavares (1998), Jorge Luiz Antonio (2010), Christopher Funkhouser
(2007, 2012), Eduardo Kac (1996, 2004), Umberto Eco (1981), Philadelpho Menezes (1985,
1991), Ítalo Moriconi (1997, 1998), Antônio Risério (1998); além do registro de observações,
para coleta e consolidação de dados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A semiose na poesia de Arnaldo Antunes : o nome das coisas não são as coisas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antunes, Arnaldo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intermidialidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The evolution of technique and technological resources, related to the modernization of the
means of production, consequently results in innovative changes in the means of artistic
conception. In this context, new forms of literary creation and poetic making, combined with
cutting-edge technologies, are also structured, providing a new direction for poetry. It is
following these assumptions that the general objective of this research is to highlight
subsidies that point to the possible semiotic relationships that can be established during the
production of digital poetry, as well as the differences caused in aesthetics and reception,
through successive support changes. This work is inserted in the Literature axis, following
the line of research of Literature and Other Arts, considering that the investigative approach
of the new sensitivity, which supports the derealization and variation of support, brings to
light the aesthetic tendencies that characterize contemporary poetic production. The thesis
presents as a problematization to verify the possible semiotic relationships that are
established between the compositional aspects, typical of technologies and other combined
resources, between the various languages used and the partnerships with other arts, that is,
the innovations and flexibility that enable the production of an alternative visual poetry that
circulates in the electro-electronic-digital space. This research is justified because the
internet is a contemporary universe, which expands the number of combinatorial possibilities,
in addition to the accessibility and dissemination of works. Another aspect, also addressed, is
the decentralization of the “I”, present in digital poetry, brought about by the dynamics of
computational technology which, therefore, is also established in the arts, in general. As a
reference for analysis, the poetic production of Arnaldo Antunes was chosen, in particular
five works by the author that were published in different media. Starting with the pages of the
books Tudos and Nome, the video poems, passing through the cassette, CD, DVD until the
broadcast of the same poems from the DVD Nome on the internet, their various nuances,
typologies, semiotic relationships and connections with other arts that can be observed
throughout of this work. In this context, Arnaldo Antunes deals with the relationship between
the transparency of realistic art and the objectification of the world, in contrast to the formal
sophistication and appreciation of the artist's subjectivity in avant-garde art. In this work,
qualitative research is prioritized; in terms of objectives, it is exploratory; As for the
procedures, it is a bibliographic and netnographic research. The research presents an
approach to the Phenomenological method based mainly on the works and interviews given
by the poet Arnaldo Antunes (1986, 1993, 1997, 2000, 2006, 2009) and also on poets and
scholars, namely: José Ortega y Gasset , (1999), Octávio Paz (1991), Décio Pignatari (1978,
1979, 1981, 1995, 1989, 2004), Ricardo Araújo (1999), Walter Benjamin (1989, 1991, 2000),
Roger Chartier (1999, 1996, 1997, 2000) and Haroldo de Campos (1991, 1997).
Furthermore, as a complementary reference, Herbert Marshall Mchulan (1974, 1980), Piérre
Lévy (1994, 2003), Lúcia Santaella (1997, 2003), Júlio Plaza (1993), Júlio Plaza and Mônica
Tavares (1998), Jorge Luiz Antonio (2010), Christopher Funkhouser (2007, 2012), Eduardo
Kac (1996, 2004), Umberto Eco (1981), Philadelpho Menezes (1985, 1991), Ítalo Moriconi
(1997, 1998), Antônio Risério (1998); in addition to recording observations, for data collection
and consolidation. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La evolución de la técnica y de los recursos tecnológicos, relacionada con la modernización
de los medios de producción, redunda en consecuencia en cambios innovadores en los
medios de concepción artística. En este contexto, también se estructuran nuevas formas de
creación literaria y poética, combinadas con tecnologías de vanguardia, que brindan una
nueva dirección a la poesía. Es siguiendo estos supuestos que el objetivo general de esta
investigación es resaltar subsidios que apunten a las posibles relaciones semióticas que
pueden establecerse durante la producción de poesía digital, así como las diferencias
provocadas en la estética y la recepción, a través de sucesivos cambios de soporte. Este
trabajo se inserta en el eje Literatura, siguiendo la línea de investigación de Literatura y
Otras Artes, considerando que el enfoque investigativo de la nueva sensibilidad, que
apuesta por la desrealización y variación de los soportes, saca a la luz las tendencias
estéticas que caracterizan la producción poética contemporánea. . La tesis se presenta
como una problematización para verificar las posibles relaciones semióticas que se
establecen entre los aspectos compositivos, propios de las tecnologías y otros recursos
combinados, entre los diversos lenguajes utilizados y las asociaciones con otras artes, es
decir, las innovaciones y la flexibilidad que Permitir la producción de una poesía visual
alternativa que circule en el espacio electro-electrónico-digital. Esta investigación se justifica
porque internet es un universo contemporáneo, que amplía el número de posibilidades
combinatorias, además de la accesibilidad y difusión de las obras. Otro aspecto, también
abordado, es la descentralización del “yo”, presente en la poesía digital, provocada por la
dinámica de la tecnología computacional que, por tanto, también se establece en las artes
en general. Como referente de análisis se eligió la producción poética de Arnaldo Antunes,
en particular cinco obras del autor que fueron publicadas en diferentes medios.
Comenzando por las páginas de los libros Tudos y Nome, los videopoemas, pasando por el
casete, CD, DVD hasta la difusión en Internet de los mismos poemas del DVD Nome, sus
diversos matices, tipologías, relaciones semióticas y conexiones con otros. artes que se
pueden observar a lo largo de este trabajo. En este contexto, Arnaldo Antunes aborda la
relación entre la transparencia del arte realista y la objetivación del mundo, en contraste con
la sofisticación formal y la apreciación de la subjetividad del artista en el arte de vanguardia.
En este trabajo se prioriza la investigación cualitativa; en cuanto a objetivos, es exploratorio;
En cuanto a los procedimientos, se trata de una investigación bibliográfica y netnográfica. La
investigación presenta un acercamiento al método Fenomenológico basado principalmente
en las obras y entrevistas realizadas por el poeta Arnaldo Antunes (1986, 1993, 1997, 2000,
2006, 2009) y también en poetas y estudiosos, a saber: José Ortega y Gasset, (1999),
Octávio Paz (1991), Décio Pignatari (1978, 1979, 1981, 1995, 1989, 2004), Ricardo Araújo
(1999), Walter Benjamin (1989, 1991, 2000), Roger Chartier (1999, 1996, 1997, 2000) y
Haroldo de Campos (1991, 1997). Además, como referencia complementaria, Herbert
Marshall Mchulan (1974, 1980), Piérre Lévy (1994, 2003), Lúcia Santaella (1997, 2003),
Júlio Plaza (1993), Júlio Plaza y Mônica Tavares (1998), Jorge Luiz Antonio (2010),
Christopher Funkhouser (2007, 2012), Eduardo Kac (1996, 2004), Umberto Eco (1981),
Philadelpho Menezes (1985, 1991), Ítalo Moriconi (1997, 1998), Antônio Risério (1998);
además de registrar observaciones, para la recolección y consolidación de datos. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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