Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Gabriel Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T20:24:51Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T20:24:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Gabriel Gomes. Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica. 2023. 75 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50586 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante dos reveses ligados ao ensino e à educação no Brasil, o presente trabalho
busca refletir e dialogar sobre aspectos teóricos e metodológicos referentes ao ensino
de literatura. Portanto, esta pesquisa trata de verificar, analisar e discutir a situação
do ensino de literatura na Educação Básica. Partindo da concepção de que a literatura
é fundamental no processo de formação integral do indivíduo e considerando seu
papel humanizador na escola, a investigação passa pela discussão sobre a formação
do perfil de leitores literários nas escolas brasileiras e sobre como esses leitores,
alunos e professores, entram em contato com a diversidade literária na Educação
Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quando se pensa em questões ligadas
ao ensino, à leitura literária na escola e sobre o que dizem os documentos oficiais
orientadores do ensino; e, ao mesmo tempo, uma pesquisa de campo, realizada no
intuito de aferir a concordância entre o que dizem as instruções normativas, os
especialistas da área do ensino de literatura e o que de fato ocorre na sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitor - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the face of setbacks related to teaching and education in Brazil, the present work
seeks to reflect upon and discuss theoretical and methodological aspects concerning
literature teaching. Therefore, this research aims to verify, analyze, and discuss the
situation of literature teaching in early childhood, primary, and secondary education.
Starting from the belief that literature is fundamental in the holistic development
process of individuals and considering its humanizing role in schools, the investigation
will delve into the discussion regarding the development of the profile of literary readers
in Brazilian schools and how these readers, students, and teachers, engage with
literary diversity during early childhood, primary, and secondary education. This is a
bibliographic research, when considering issues related to teaching, literary reading in
schools, and what official educational guidelines say; at the same time, it is a field
research, carried out in order to assess the alignment between what normative
instructions and literature teaching experts say, and what actually takes place in the
classroom. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|