Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Calmon, Paulo Carlos Du Pin | - |
dc.contributor.author | Sigelmann, Daniel | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T15:58:18Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T15:58:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.citation | SIGELMANN, Daniel. Dinâmica institucional conjunta: o caso das regras fiscais e da gestão estratégica. 2024. 413 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50632 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Regras fiscais e gestão estratégica, instituições que estimulam tentativas de reformas do
orçamento em diferentes países desde a década de 1980, são usualmente abordadas na literatura
e no debate público de forma independente. A tese investiga a conexão entre estas instituições,
que pode assumir dinâmica conjunta que replica movimento de coevolução. A experiência
enfocada nessa pesquisa – o subsistema do orçamento federal do Brasil entre 1996 e 2018 –
indica não somente a presença de coevolução, como sua natureza competitiva e pendular, em
que regras fiscais e gestão estratégica não conseguem alcançar efetividade institucional de
forma simultânea. Utiliza-se o Advocacy Coalition Framework (ACF) como base do modelo
analítico, enfatizando o papel causal do embate entre coalizões de defesa com crenças opostas.
A análise longitudinal evidencia o papel da conjuntura econômica e política, do aprendizado e
da utilização de recursos (em especial a “marca de governo”) como iniciadores das mudanças
institucionais no orçamento, bem como permite dar destaque a interação entre as duas
instituições, confirmando a coevolução competitiva e pendular, pois, a emergência ou o
fortalecimento de uma das instituições, geram perda de efetividade da outra instituição,
independente de alterações nas regras formais. Cinco proposições são testadas para explicar
essa coevolução e explicação sistêmica é aventada, evidenciando o papel: i) da disputa política
marcada pela ausência de consensos; ii) da fraqueza das instituições políticas, em oposição à
situação de força, assumida pela literatura como atributo básico de uma instituição. O design
de pesquisa desse estudo de caso longitudinal inovou ao fazer uso de dados coletados junto às
Mensagens Presidenciais enviadas anualmente ao Congresso Nacional. Também inova ao
aplicar o ACF ao subsistema do orçamento, compatibilizando duas literaturas relevantes da
Ciência Política. A pesquisa conectou a coevolução no orçamento com a fraqueza institucional,
atributo de instituições políticas latino-americanas, contribuindo para três campos distintos: i)
para a literatura neo-institucionalista, ao evidenciar fenômenos pouco explorados: a) a
caracterização institucional apoiada no conceito de efetividade; b) a coevolução entre duas
instituições de um mesmo subsistema; c) a mudança institucional em contextos marcados pela
fraqueza; ii) para os estudos sobre orçamento, aproximando, em seu modelo analítico, três
vertentes distintas: a) as teorias desenvolvidas por Wildavsky e colaboradores; b) os estudos do
ACF para mudanças institucionais em subsistemas; c) o impacto da fraqueza institucional de
sistemas políticos de países não desenvolvidos; iii) para a aplicação do ACF: a) ao colocar em
evidência a diferença entre instituições fortes e fracas para mudanças institucionais em um
subsistema; b) ao enfatizar o caráter multinível desse quadro de referência, explorando o feedback do subsistema do orçamento no sistema político; c) ao sugerir novas hipóteses e
variável. Por fim, o caso permite abordar aspectos e problemas do desenvolvimento político,
econômico e social do Brasil observados nas últimas quatro décadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dinâmica institucional conjunta : o caso das regras fiscais e da gestão estratégica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão estratégica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regras fiscais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Since the 1980s, countries pushed budget reforms by building new institutions: fiscal rules and
strategic management. Literature and public debate present them independently; however, this
dissertation investigated the connection between the institutions, in search of a joint dynamic
framed as coevolution. This case study of the Brazilian federal budget between 1996 and 2018
showed not only traces of coevolution but a competitive and cyclical one. Neither fiscal rules
nor strategic management have been effective simultaneously. The analytical model applied
was the Advocacy Coalition Framework (ACF) which allowed stressing the causal mechanism
of coalition disputes, with opposing beliefs. The longitudinal analysis shed light on the role of
economic and political junctures, policy learning, and resources (government political
landmarks) as starters of budget institutional changes. This highlights institutional interactions
and confirms the presence of a cyclical and competitive coevolution process as the emergence
of one of those institutions is directly linked to the lack of effectiveness of the other, despite
any necessary change on the formal rules. Five propositions to understand this peculiar
institutional coevolution pattern were explored. A systemic explanation was also advanced
combining: i) the deep political conflict, displaying lack of consensus; ii) the weakness of
political institutions, opposing the standard literature assumption of strength as a basic attribute
of those institutions. The research design was innovated by applying data from Mensagens
Presidenciais sent every year to Congress. It also used the ACF in the budget subsystem,
bridging relevant political science literature for the first time. The research connected budget
coevolution with weak political institutions, widespread in Latin American polity. It made
contributions to three academic fields: i) highlighting less visible phenomena for the neoinstitutionalism: a) effectiveness as an institutional core dimension; b) institutional coevolution
in the same subsystem; c) institutional change in the context of weakness; ii) for the budget,
connecting three kinds of literature: a) Wildavsky and co-authors; b) ACF studies of
institutional changes in policy subsystems; c) poor countries political institutional weakness;
iii) for ACF: a) stressing the role of institutional strength to institutional changes in a policy
subsystem; b) highlighting the multilevel aspect of the framework, as pointed out by the
feedback effect connecting the budget policy subsystem with the political system; c) suggesting
new hypotheses and a new variable. The federal government budget case study also allowed
discussion of Brazil’s political, economic, and social development shortcomings during the last
four decades. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciência Política (IPOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|