Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Demo, Pedro | - |
dc.contributor.author | Candido, Manuela Gomes Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T16:15:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T16:15:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-27 | - |
dc.identifier.citation | CANDIDO, Manuela Gomes Silva. Evasão escolar e o uso dos chatbots no EaD da educação superior no Brasil: elementos para uma crítica. 2023. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50659 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A evasão escolar é um grande problema na educação a distância. O número de
alunos que desistem durante o curso é grande e isso está relacionado, também,
com a falta de interação, de engajamento e motivação para chegar até o final do
curso. Essa pesquisa se propôs a estudar a questão a evasão escolar na educação
superior, a fim de compreender o contexto de crescimento e mercantilização da
educação em que o problema está inserido, analisando os interesses
mercadológicos perseguidos pelas instituições de ensino, em contrapartida com a
função tradicional da educação superior e o propósito da aprendizagem. A partir
disso, analisamos a proposta de empresas desenvolvedoras de chatbots para a
educação superior, por meio da análise de conteúdo de artigos publicados em blogs
de quatro empresas desenvolvedoras de chat bots. Descobrimos que a proposta
destas empresas é de que o uso dos chatbots integra principalmente o
desenvolvimento de atividades administrativas das instituições, mas também de
atividades pedagógicas. O principal incremento proposto é a melhora na
comunicação com os alunos. As empresas desenvolvedoras acreditam que os
chatbots podem contribuir, sobretudo, para melhorar a produtividades das
instituições. Quanto as atividades pedagógicas, o uso dos chatbots é empregado
majoritariamente para realização de tarefas prescritas, seguindo uma lógica
instrucionista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar e o uso dos chatbots no EaD da educação superior no Brasil : elementos para uma crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chatbots | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | School dropout is a major problem in distance education. The number of students
who give up during the course is high, and this is also related to the lack of
interaction, engagement, and motivation to complete the course. This research
aimed to study the issue of school dropout in higher education in order to understand
the context of growth and commercialization of education. The market interests
pursued by educational institutions were analyzed in contrast to the traditional
function of higher education and the purpose of learning.. Based on this, we
analyzed the proposal of companies developing chatbots for higher education by
conducting a content analysis of articles published on the blogs of four chatbot
development companies. We found that the proposal of these companies is that the
use of chatbots mainly integrates the development of administrative activities of
institutions but also pedagogical activities. The main improvement proposed is the
enhancement of communication with students. The developing companies believe
that chatbots can contribute primarily to improving the productivity of institutions. As
for pedagogical activities, the use of chatbots is predominantly employed for the
completion of prescribed tasks, following an instructionism logic | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|