http://repositorio.unb.br/handle/10482/50664
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_JulianaDeOliveiraAyresMarques_DISSERT.pdf | 8,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Etnogeografia : contribuição para uma releitura da Geografia da Região Norte do Brasil |
Autor(es): | Marques, Juliana de Oliveira Ayres |
Orientador(es): | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz |
Assunto: | Povos indígenas Geografia - estudo e ensino Livros didáticos Amazônia |
Data de publicação: | 22-Out-2024 |
Data de defesa: | 24-Jul-2024 |
Referência: | MARQUES, Juliana de Oliveira Ayres. Etnogeografia: contribuição para uma releitura da Geografia da Região Norte do Brasil. 2024. 173 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Com as mudanças societárias e o aprofundamento das desigualdades faz-se necessário que a Educação esteja atenta às contradições que o mundo impõe, para que no interior das escolas possa-se propor mudanças de abordagens que reflitam a melhor aproximação das realidades que nos cercam. A presente dissertação propõe uma reflexão sobre a possibilidade de inserção da temática indígena como aporte para o conhecimento da Geografia dos povos Tikuna e Sateré-Mawé, por intermédio, do estudo de suas etnogeografias como uma proposta que seja complementar à geografia estudada e já consolidada em sala de aula, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais democrático e os saberes indígenas reconhecidos e valorizados. As etnogeografias são conhecimentos referentes a como essas etnias se reproduzem social e materialmente em suas relações com a natureza, principalmente pela influência direta dos mitos e de seus saberes vernaculares. Destaca-se a importância do reconhecimento da diversidade de povos e de suas interpretações de mundo para que indígena seja reconhecido em suas características singulares formadoras de suas identidades, em contraponto ao estereótipo de ‘índio genérico’, tão comumente reproduzida pela sociedade brasileira. De acordo com seus procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se ateve a fazer o levantamento de referências resultantes de pesquisas acadêmicas no campo da Antropologia e da Etnografia, seja por pesquisadores não-indígenas, seja na produção intelectual dos próprios indígenas de diferentes grupos étnicos para a composição de um compilado de ideias que assegurem o caráter etnogeográfico de sua abordagem. |
Abstract: | With societal changes and the deepening of inequalities, it is necessary for Education to be attentive to the contradictions that the world imposes on us, so that within schools we can propose changes in approaches that reflect the best approximation of the realities that surround us. This dissertation proposes a reflection on the possibility of inserting the indigenous theme as a contribution to the knowledge of the Geography of the Tikuna and Sateré-Mawé peoples through the study of their ethnogeographies as a proposal that is complementary to the one already consolidated in the classrooms, with the objective of making the teaching-learning process more democratic and indigenous knowledge recognized and valued. Ethnogeographies are knowledge related to how these ethnicities produce and reproduce themselves socially and materially in their relations with nature, mainly through the direct influence of myths and their vernacular knowledge. The importance of acknowledging the diversity of peoples and their interpretations of the world is highlighted so that indigenous people are recognized in their unique characteristics that form their identities, in contrast to the idea of 'generic Indian', so commonly reproduced by Brazilian society. According to its technical procedures, it is a bibliographic research, which was limited to the survey of references resulting from academic research in the field of Anthropology and Ethnography, either by researchers or in the intellectual production of the indigenous people of different ethnic groups for the composition of a compilation of ideas that ensure the ethnogeographic character of their approach. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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