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Título: Homens de pensamento e homens de ação : os colaboradores do SPHAN na formação de um cenário museológico no Brasil
Autor(es): Almeida, Isabella Maria de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Museus
Museus - formação de acervos
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)
Data de publicação: 23-Out-2024
Referência: ALMEIDA, Isabella Maria de Oliveira. Homens de pensamento e homens de ação: os colaboradores do SPHAN na formação de um cenário museológico no Brasil. 2024. 227 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente tese é uma investigação sobre a atuação da figura do colaborador nas primeiras décadas do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Formado no ano de 1937, o SPHAN, tornou-se o órgão centralizador das práticas preservacionistas nacionais. Contando com a participação de alguns intelectuais modernistas, o órgão concentrou e coordenou as práticas de mapeamento, descrição, preservação e conservação dos bens nacionais, respaldado pelo Decreto-Lei nº25/1937, que regulamenta a prática do tombamento. Nesse cenário preservacionista, a instituição contava com a atuação de agentes – denominados como colaboradores, para realização das práticas de salvaguarda desses bens. Os colaboradores do SPHAN, prática de notoriedade entre 1937 e 1967, durante a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade, atuavam em diversas esferas, entre a descrição de bens, tombamento arquitetônico, tombamento de coleções e a formação de novas instituições museológicas. É nessa esfera que o presente trabalho se encaixa, na investigação da atuação de alguns desses colaboradores na formação de acervos museológicos. Como espaço de análise, a tese se concentra em três museus criados na região de Minas Gerais, sendo eles: Museu da Inconfidência (1944), Museu do Ouro (1946) e Museu do Diamante (1954), abarcando o espaço temporal entre as décadas de 1940 e 1950. O objetivo é rastrear a atuação desses colaboradores frente ao processo de musealização e coleta de acervo, investigando o modus operandi de cada um deles, de forma individual e frente as práticas institucionais. Partindo da prerrogativa de que a memória institucional do SPHAN (atual IPHAN), construída ao longo dessas oito décadas, valorizou a participação de intelectuais proeminentes no cenário cultural entre as décadas de 1930/1940, objetiva-se entender como a atuação desses “outros” agentes, colaboradores responsáveis pela formação de acervos museológicos, contribuiu para formação de uma nova perspectiva museológica no país.
Abstract: This thesis is a research on the role of collaborators of The National Historic and Artistic Heritage Institute (SPHAN) in its first decades. Created in 1937, SPHAN centralized the national preservationist practices. Counting on the cooperation of some modernist intellectuals, the institute concentrated and coordinated mapping, description and preservation of national heritage in compliance to Decree-Law no. 25/1937, which rules the practices of registering heritage. In this preservationist scenario, the institution counted on its agents – deemed as collaborators – to protect such heritage. The collaborators of SPHAN, an acknowledged work during the management of Rodrigo Melo Franco de Andrade, worked in areas such as description of heritage, architectonic registering, listing of collections and creation of new museums. This thesis focuses on the latter area by investigating the role of some of these collaborators in the formation of museum collections. The analyses for this research was held in three museums created in the state of Minas Gerais: Museu da Inconfidência (Museum of the Inconfidencia), 1944; Museu do Ouro (The Museum of Gold), 1946; and Museu do Diamante (The Museum of Diamonds), 1954, embracing the time period between the decades of 1940 and 1950. The aim of this thesis is to track the role of these collaborators in face of the process of musealization and formation of collections, observing their individual and institutional modus operandi. Considering that the institutional memory of SPHAN (currently addressed as IPHAN) built over the last eight decades valued the participation of notorious intellectuals between the decades of 1930 and 140, the aim is to understand how the work of these “other” agents responsible for making museum collections has contributed to a new museum perspective in the country.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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