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Título: O Acervo da vergonha : atos e intencionalidades na Fundação Cultural Palmares
Autor(es): Paulo, Lucas dos Santos de
Orientador(es): Silva, Rodrigo Rabello da
Assunto: Livros
Intencionalidade
Política institucional
Formação de acervos
Fundação Cultural Palmares (Brasil)
Teoria Ator-Rede (TAR)
Data de publicação: 23-Out-2024
Referência: PAULO, Lucas dos Santos de. O Acervo da vergonha: atos e intencionalidades na Fundação Cultural Palmares. 2024. 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A gestão de Sérgio Camargo na Fundação Cultural Palmares (FCP) é marcada por falas e atitudes polêmicas, e ataques aos movimentos negros. Dentre as suas ações, a criação do “Acervo da vergonha”, com livros denominados “marxistas”, em 2021, fragilizou a instituição e a sua biblioteca. O espaço provocou reações adversas e, nesse sentido, questiona-se: quais foram as imbricações políticas/sociais para tal iniciativa e quais foram os posicionamentos e movimentações de instituições correlatas ao acontecimento, como o Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), os movimentos negros, a mídia e atores específicos presentes na criação deste espaço? Parte-se da hipótese de que a criação do espaço “Acervo da vergonha” evidencia que o livro é uma representação simbólica do que se pode, do que se quer, do que não se quer e do que não se pode representar ou defender. Em outras palavras, a este objeto são atribuídas intencionalidades que corroboram, desviam ou controversiam a função ou a intencionalidade inicial. Tanto o livro (unidade) como a coleção (conjunto) são traduções da hibridez presente na dimensão política da instituição. O objetivo da pesquisa é investigar o(s) curso(s) de ação da composição do espaço “Acervo da vergonha”, seus desvios, controvérsias e traduções que expressam a intencionalidade atribuída ao livro como objeto de ações políticas, tendo no horizonte pressupostos que favorecem o estudo das relações do livro, da coleção e de outros atores não-humanos com os atores humanos – numa palavra, com híbridos – no contexto da FCP. A pesquisa se justifica pela natureza da FCP e do seu instrumento de preservação e disseminação de saberes das comunidades negras e afro-brasileiras, a Biblioteca Oliveira Silveira, que contribui com o combate ao racismo. A metodologia é qualitativa e exploratória, e conta com (i) levantamento bibliográfico, para a construção da (ii) revisão de literatura, (iii) pesquisa documental e (iv) entrevistas semiestruturadas com os funcionários da Fundação, integrantes dos movimentos e/ou coletivos negros e profissionais bibliotecários, para o mapeamento da rede de associações do espaço “Acervo da vergonha” e elaboração de (v) diário de bordo, com apoio do recurso heurístico da (vi) Teoria Ator-Rede (TAR). Como resultados, identificou-se que a elaboração do “Acervo da vergonha” representa uma forma de dominação e regulação ideológica do material bibliográfico da FCP, e configura-se como um ataque e desrespeito à história da instituição. Por fim, destaca-se que a Fundação não pode ficar à mercê dos ataques antidemocráticos da extrema-direita, considerando o seu papel na formação de políticas públicas antirracistas e na luta por igualdade racial e, ainda, que as decisões tomadas em relação ao acervo da biblioteca da instituição precisam estar fundamentadas na Política de desenvolvimento de acervo.
Abstract: Sérgio Camargo's management at Fundação Cultural Palmares (FCP) is marked by controversial speeches and attitudes, and attacks on black movements. Among its actions, the creation of the “Shame Collection”, with books called “Marxist”, in 2021, weakened the institution and its library. The space provoked adverse reactions and, in this sense, the question arises: what were the political/social implications for such an initiative and what were the positions and movements of institutions related to the event, such as the Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), the Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), the Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), black movements, the media and specific actors present in the creation of this space? It is based on the hypothesis that the creation of the “Shame Collection” space highlights that the book is a symbolic representation of what one can, what one wants, what one does not want and what one cannot represent or defend. In other words, this object is attributed with intentions that corroborate, deviate or dispute the initial function or intentionality. Both the book (unit) and the collection (set) are translations of the hybridity present in the political dimension of the institution. The objective of the research is to investigate the course(s) of action of the composition of the “Shame Collection” space, its deviations, controversies and translations that express the intentionality attributed to the book as an object of political actions, having on the horizon assumptions that they favor the study of the relationships between the book, the collection and other non-human actors with human actors – in a word, with hybrids – in the context of the FCP. The research is justified by the nature of the FCP and its instrument for preserving and disseminating knowledge from black and Afro-Brazilian communities, the Oliveira Silveira Library, which contributes to the fight against racism. The methodology is qualitative and exploratory, and relies on (i) bibliographical survey, for the construction of (ii) literature review, (iii) documentary research and (iv) semi-structured interviews with employees of the FCP, members of the movements and/or black collectives and librarian professionals, to map the network of associations in the “Shame collection” space and prepare (v) logbook, with support from the heuristic resource of (vi) Actor-Network Theory (ANT). As a result, it was identified that the creation of the “Shame Collection” represents a form of ideological domination and regulation of the bibliographic material from the FCP, and is configured as an attack and disrespect to the institution's history. Finally, it is highlighted that the FCP cannot be at the mercy of anti-democratic attacks from the extreme right, considering its role in the formation of anti-racist public policies and the fight for racial equality and, furthermore, that the decisions taken in relation to the collection of the institution's library must be based on the Collection Development Policy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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