Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Edson Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Antônio de Pádua de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T21:06:44Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T21:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Antonio de Padua de Lima. A produção social de políticas para o livro e leitura no Brasil: Do patronato joanino ao PNLL. 2024. 335 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50723 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo das últimas duas décadas, atores estatais vinculados ao Ministério da Cultura vêm
buscando por meio do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) redefinir parâmetros e
objetivos das modalidades de políticas públicas relacionadas ao tema no Brasil, deparando-se,
porém, com obstáculos de toda ordem que acabam por inviabilizar muitas das iniciativas,
implicando resultados modestos. Dentre esses obstáculos, destaca-se a forma como tais
modalidades de políticas foram se estruturando historicamente no país, a partir de um desenho
inicial autoritário, que priorizava o controle dos conteúdos em detrimento da formação de
leitores, ao mesmo tempo em que o arcabouço do desenvolvimento econômico-industrial
assumia protagonismo na agenda estatal, perpassando transversalmente o conjunto das demais
agendas de políticas públicas. Como consequência e para dinamizar o setor editorial, as
políticas de aquisição e distribuição de livros para escolas foram sendo mais e mais
privilegiadas, mas sem qualquer rebatimento ou adoção de iniciativas equivalentes do lado da
recepção. Esse viés persiste até os dias de hoje, considerando que os sucessivos governos vêm
gastando volumosos recursos orçamentários em aquisições de livros didáticos e não didáticos,
enquanto os indicadores de leitura no Brasil permanecem estagnados. Tendo como base esse
diagnóstico, a presente pesquisa busca investigar a origem e o percurso das políticas pública
para o livro e leitura no Brasil, como forma de analisar o porquê das dificuldades de uma política
como o PNLL e seu propósito de redirecionar as ações para a formação de leitores. Para tal, é
utilizado como referência uma abordagem sócio-histórica, aqui entendida como uma pesquisa
processual de longa duração, centrada em uma análise aprofundada das relações sociais
envolvidas nessas modalidades de políticas ao longo do tempo. Considera-se, nesse caso, a
dinâmica dialética entre as circunstâncias mutáveis e os elementos mais estáveis que resultaram
no estabelecimento de padrões institucionalizados que direcionam as iniciativas
governamentais nessa seara para o lado da oferta. Entre as conclusões apontadas, destaca-se o
fato de que continua a prevalecer essa lógica, em face da inercialidade das configurações e
campos de poder envolvendo burocracias e empresários do setor, articulados em torno da
questão, agora desafiados pela revolução digital em curso, a qual vem impondo transformações
radicais nos modelos de negócios ao mesmo tempo que vem revolucionando, em escala
semelhante a da invenção de Gutenberg, os dispositivos de leitura e as formas como se lê. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A produção social de políticas para o livro e leitura no Brasil : do patronato joanino ao PNLL | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado editorial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Over the past two decades, state actors affiliated with the Ministry of Culture in Brazil have
sought, through the National Book and Reading Plan (PNLL), to redefine parameters and
objectives of public policies related to the theme. However, they have encountered various
obstacles that end up hindering many initiatives, resulting in modest outcomes. Among these
obstacles, a notable issue is how these policy modalities have historically structured themselves
in the country. They originated from an initially authoritarian design that prioritized content
control over reader development. Simultaneously, the framework of economic-industrial
development took center stage in the state agenda, cutting across the entirety of other public
policy agendas. Therefore, and to invigorate the publishing sector, policies for the acquisition
and distribution of books to schools were increasingly favored, but without any corresponding
effort or adoption of equivalent initiatives on the reception side. This bias persists to this day,
considering that successive governments have been allocating substantial budgetary resources
to the acquisition of both educational and non-educational books, while reading indicators in
Brazil remain stagnant. Building on this diagnosis, the present research aims to investigate the
origin and trajectory of public policies for books and reading in Brazil, as a means of analyzing
the challenges faced by a policy like PNLL and its purpose of redirecting actions towards reader
formation. For this purpose, a socio-historical approach is used as a reference, understood here
as a long-term procedural research, focused on an in-depth analysis of the social relations
involved in these policy modalities over time. In this case, the dialectical dynamic between
changing circumstances and more stable elements is considered, which resulted in the
establishment of institutionalized patterns directing governmental initiatives towards the supply
side. Among the highlighted conclusions is the fact that this logic continues to prevail, given
the inertia of configurations and power fields involving bureaucracies and sector entrepreneurs,
coordinated around the issue. They are now being challenged by the ongoing digital revolution,
imposing radical transformations on business models while revolutionizing, on a scale similar
to the invention of Gutenberg, reading devices and the ways people read. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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