Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Edson Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Carmo, Cleide Mara Vilela do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T21:06:44Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24T21:06:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Cleide Mara Vilela do. Sentidos da circulação e cinemas brasileiros: a participação de realizadores/as em festivais internacionais de cinema no período de 2000 a 2019. 2023. 216 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50724 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é compreender as inter-relações e interdependências da constituição
dos cinemas brasileiros desde as relações internacionais. Neste caso, investiga-se no âmbito da
circulação cultural e do conhecimento, a circulação de obras e realizadores/as brasileiros/as
nos festivais internacionais de cinema de Berlim, Cannes, Rotterdam e Veneza do período de
2000 a 2019 para identificar os/as realizadores/as brasileiros/as que frequentam esses espaços,
seus discursos e definições (teóricas e práticas) sobre cinemas brasileiros desde o
entrelaçamento global. Considera-se as questões levantadas sobre o desenvolvimento dos
processos sociais de longa duração (Elias, 2006 [2002]) para pensar a materialização de
instituições, mercados audiovisuais, políticas públicas, ambientes de formação, crítica,
cineclubes e festivais que conformam os cinemas brasileiros no decorrer dos anos. A análise
sobre os/as realizadores/as e os significados de suas obras fílmicas é construída a partir de uma
figuração de interdependência entre estabelecidos-outsiders (Elias e Scotson, 2000 [1994]).
Parte-se de dois pressupostos: (a) o acesso às políticas de cultura e educação voltadas para a
diversidade cultural e às tecnologias e técnicas de realização de obras audiovisuais permitiu a
emergência de uma geração de realizadores/as audiovisuais de origem diversa daqueles/as que
costumavam transitar no audiovisual nacional (elite e classes médias) nesse período e (b) numa
sociedade globalizada, os festivais internacionais de cinema são espaços privilegiados de
encontros entre instituições governamentais, indústrias, realizadores/as e públicos onde se
operam, se refletem e se definem paradigmas para o cinema. Os resultados demonstram: (a) a
construção de instituições e políticas públicas que têm como objetivo a circulação em festivais
internacionais de cinema, (b) os resultados estético-políticos dos filmes brasileiros são
negociados com o que se espera de um filme de festival originado de um país latino-americano,
(c) as políticas para a diversidade cultural, no âmbito dos festivais internacionais realizados na
Europa, geram novas formas de produção e distribuição fílmica a partir da cooperação nas
coproduções e laboratórios audiovisuais, (d) abre-se a possibilidade para o “novo” nas duas
primeiras décadas dos anos 2000 nos festivais internacionais a partir das temáticas das obras
fílmicas e não apenas de um ponto de vista autoral. Esses resultados atualizam as complexidades
inscritas nas dinâmicas da circulação cultural e do conhecimento e demonstram a emergência
de cinemas que, apesar de inscritos num estado-nação, são atravessados por questões globais
que envolvem novas configurações de sistemas de produção e possibilidades de diálogo
internacionais desde as políticas de reconhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sentidos da circulação e cinemas brasileiros : a participação de realizadores/as em festivais internacionais de cinema no período de 2000 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Festivais de cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this research is to understand the interrelationships and interdependencies of
the constitution of Brazilian cinemas from the point of view of international relations. In this
case, it is investigated the cultural and knowledge circulation, the circulation of Brazilian works
and directors in the international film festivals of Berlin, Cannes, Rotterdam and Venice from
2000 to 2019 in order to identify the Brazilian directors who frequent these spaces, their
discourses and definitions (theoretical and practical) about Brazilian cinemas as from the global
networks. It considers the questions raised about the development of long-term social processes
(Elias, 2006 [2002]) to think about the materialization of institutions, audiovisual markets,
public policies, educational arena, criticism, film clubs and festivals that shape Brazilian
cinemas over the years. The analysis of the directors and the meanings of their film works is
constructed from a figuration of interdependence between established and outsiders (Elias and
Scotson, 2000 [1994]). It is based on two assumptions (a) access to culture and education
policies aimed at cultural diversity and to technologies and techniques for producing
audiovisual works allowed the emergence of a generation of audiovisual directors from
different backgrounds from those who used to circulate in the national audiovisual (elite and
middle classes) in this period and (b) in a globalized society, international film festivals are
privileged spaces for meetings between government institutions, industries, filmmakers and
audiences where they operate, reflect, interact, and define paradigms for cinema. The results
demonstrate (a) the construction of institutions and public policies that aim to spread the
Brazilian films in international film festivals, (b) the aesthetic-political results of Brazilian films
are negotiated with what is expected of a “film for festival” originating from a Latin American
country, (c) policies for cultural diversity, within the framework of international festivals held
in Europe, generate new forms of film production and distribution based on cooperation in coproductions and audiovisual laboratories, (d) open the possibility for the “new” in the first two
decades of the 2000s in international festivals based on the themes of film works and not just
from an authorial point of view. These results update the complexities inscribed in the dynamics
of cultural circulation and knowledge and demonstrate the emergence of cinemas that, despite
being inscribed in a nation-state, are crossed by global issues that involve new configurations
of production systems and possibilities for international dialogue from the recognition policies. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | L'objectif de cette recherche est de comprendre les interrelations et les interdépendances de la
constitution des cinémas brésiliens du point de vue des relations internationales. Dans ce cas,
dans le cadre de la circulation et des connaissances culturelles, la circulation des œuvres et des
réalisateurs brésiliens dans les festivals internationaux de cinéma de Berlin, Cannes, Rotterdam
et Venise de 2000 à 2019 est étudiée afin d'identifier les réalisateurs brésiliens qui fréquentent
ces espaces, leurs discours et leurs définitions (théoriques et pratiques) sur les cinémas
brésiliens depuis l'imbrication mondiale. Il considère les questions soulevées sur le
développement de processus sociaux à long terme (Elias, 2006 [2002]) pour penser la
matérialisation des institutions, des marchés audiovisuels, des politiques publiques, des
environnements de formation, de la critique, des ciné-clubs et des festivals qui composent les
cinémas brésiliens. au cours des années. L'analyse des réalisateurs et des significations de leurs
œuvres cinématographiques est construite à partir d'une figuration de l'interdépendance entre
établis-outsiders (Elias et Scotson, 2000 [1994]). Elle repose sur deux postulats (a) l'accès à la
culture et aux politiques éducatives visant la diversité culturelle et aux technologies et
techniques de production d'œuvres audiovisuelles a permis l'émergence d'une génération de
réalisateurs audiovisuels issus d'horizons différents de ceux qui circulaient dans le paysage
audiovisuel national (élites et classes moyennes) à cette époque et (b) dans une société
mondialisée, les festivals de films internationaux sont des espaces privilégiés de rencontres
entre institutions gouvernementales, industries, cinéastes et publics où ils opèrent, réfléchissent
et interagissent pour définir des paradigmes pour le cinéma. Les résultats démontrent (a) la
construction d'institutions et de politiques publiques qui visent à circuler dans les festivals de
films internationaux, (b) les résultats esthético-politiques des films brésiliens sont négociés avec
ce qui est attendu d'un film de festival originaire d'un pays d'Amérique latine, (c) les politiques
de diversité culturelle, dans le cadre des festivals internationaux organisés en Europe, génèrent
de nouvelles formes de production et de distribution cinématographiques basées sur la
coopération dans les coproductions et les laboratoires audiovisuels, (d) ouvrent la voie au «
nouveau » dans le deux premières décennies des années 2000 dans des festivals internationaux
autour des thématiques d'œuvres cinématographiques et pas seulement d'un point de vue
auctorial. Ces résultats mettent à jour les complexités inscrites dans les dynamiques de
circulation de la culture et des savoirs et montrent l'émergence de cinémas qui, bien qu'inscrits
dans un État-nation, sont traversés par des enjeux mondiaux qui impliquent de nouvelles configurations de systèmes de production et des possibilités de dialogue international depuis le
politiques de reconnaissance. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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